X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Estado quer fim da medição de temperatura corporal

Novas regras são para escolas públicas e particulares


Com a volta às aulas, a  Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou as normas técnicas que devem ser implementadas nas escolas das redes pública e privada contra a covid. 

Imagem ilustrativa da imagem Estado quer fim da medição de temperatura corporal
aluno tem temperatura aferida: novas normas foram repassadas às escolas Hábitos para combater Covid ainda são eficazes? Na foto no Colégio Pio XII, funcionário (Ian Perini, porteiro - contato - 98149 1060 ) aferindo temperatura de aluno Foto: Leone Iglesias |  Foto: Leone Iglesias - 22/11/2021

Entre as medidas, o Estado recomenda fim da medição de temperatura e substituição das máscaras de pano por outras de melhor poder filtrante, como a N95.

O documento diz ainda que o uso de ar-condicionado está contraindicado no ambiente escolar, devendo o local estar ventilado com portas e janelas abertas, permitindo a livre circulação de ar.

Segundo a nota, em caso de surto,  o fechamento da escola deve ser evitado. Isso   deverá ser avaliado apenas em contextos clínico-epidemiológicos onde 10% ou mais da comunidade escolar esteja infectada no período de até sete dias.

Entre as medidas de enfrentamento contra a covid-19, o governo recomenda que a vacinação deverá ser estimulada por toda a comunidade escolar e pelas autoridades sanitárias locais.

Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Educação (Sedu), informou que as escolas continuam seguindo todos os protocolos e medidas preventivas e que as regras pontuadas na nova nota técnica já foram repassadas para as escolas da rede estadual.

As prefeituras da Serra e de Cariacica informaram que respeitam e cumprem as orientações quanto às medidas de enfretameto à pandemia. 

Já a Prefeitura de Vitória afirmou que não tem usado o ar-condicionado. Sobre as  máscaras,  disse que encaminhou verba às escolas para compra de itens necessários ao enfrentamento à pandemia, ficando a cargo do diretor da unidade de ensino o modelo.

Em Vila Velha, segundo a prefeitura, além do uso de máscara, o protocolo prevê que sejam mantidos todos os ambientes bem ventilados e que o uso de ar-condicionado só ocorra em caso de extrema necessidade e, ainda assim, mantendo portas e janelas abertas.

O presidente do Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Estado (Sinepe-ES), Moacir Lellis, destaca que as novas recomendações já foram repassadas às instituições. “As escolas devem se adequar, já que a covid é um problema de saúde e quem administra isso é a Sesa”, afirma.

Mais cidades no risco moderado

O novo Mapa de Risco da Covid, divulgado ontem, traz seis das sete cidades da região metropolitana classificadas como em risco moderado para o coronavírus: Vitória, Cariacica, Viana, Serra, Guarapari e Vila Velha. Outros 15 municípios também têm essa classificação. 

A realização de shows nessas cidades deverá respeitar o limite de, no máximo, 50%  da capacidade de ocupação do local e  limite de, no máximo, 1.200 pessoas em ambientes fechados e 2 mil  em   abertos. As novas regras entram em vigor na segunda-feira.

Medidas para a volta às aulas

Algumas  medidas

> A  Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou ontem a nota técnica  002/2022, que deve ser implementada nas escolas das redes pública e privada contra a covid-19.

Vacina

> Deverá ser estimulada por toda a comunidade escolar e pelas autoridades sanitárias locais por constituir-se a principal medida de prevenção primária capaz de reduzir o risco de infecções, internações e mortes por covid.

Testagem e isolamento

> A vigilância de sintomáticos será a 1ª medida preventiva a ser adotada. A testagem em massa da comunidade escolar deverá ser incorporada.

> Devem ser isoladas as crianças assintomáticas.

Máscaras

> As máscaras de pano devem ser progressivamente substituídas por outras de melhor poder filtrante, como a N95.

Aferição

> Sugere-se que a aferição de temperatura de trabalhadores e alunos em pontos de acesso e circulação deve ser descontinuada nas escolas, sendo indicada apenas na presença de sinais e sintomas da covid-19.

Ar-condicionado

> As salas de aulas, refeitórios, espaços administrativos e de apoio pedagógico devem estar ventilados, com portas e janelas abertas, permitindo a livre circulação de ar. O uso de ar-condicionado está contraindicado no ambiente escolar. 

Fechamento de escolas

> Deve ser evitado e deverá ser avaliado somente nos contextos clínico-epidemiológicos onde 10% ou mais da comunidade escolar esteja infectada no período de até 7 dias. 

Casos positivos

> Aos casos positivos em ambiente escolar será determinado o isolamento domiciliar, não sendo necessário o fechamento das turmas.

> O período de isolamento será de  sete dias para todos os casos positivos, sintomáticos ou assintomáticos.

> Recomenda-se a testagem dos contatos de risco.

Escolas

> Marista: disse que irá informar às famílias e aos  colaboradores sobre a recomendação de substituição progressiva das máscaras de pano.

> Americana de Vitória: estimulará a troca das máscaras de pano para um modelo de melhor poder filtrante e  vai se adequar às demais recomendações, como  aferição de temperatura.

> Escola da Ilha: diz que já   solicita aos pais que façam uso preferencial de máscaras PFF2 e KN95 e que segue as determinações do Estado.

> Sagrado Coração: disse que cumpre   todos os protocolos estabelecidos pelas autoridades competentes.

> SESI: afirma que  adota os protocolos de segurança nos ambientes escolares, conforme recomendação da Sesa/Sedu, assim como a testagem do corpo docente e equipe pedagógica antes do início do ano letivo. 

> Leonardo da Vinci: afirmou que seguirá rigorosamente as novas normas técnicas da Sesa e que será enviado às famílias um comunicado sugerindo o uso preferencial das máscaras faciais de maior poder filtrante.

> Monteiro: afirmou que já está investindo em insumos para testagem periódica da equipe.

Fonte: Sesa e instituições consultadas.

Vacinação

Cariacica 

Quando: Hoje e amanhã, acontece vacinação com agendamento nos prontos atendimentos de Bela Vista e do Trevo de Alto Laje, para a 1ª dose, 2ª dose e dose de reforço para pessoas com 12 anos ou mais. 

> O agendamento é feito pelo site vacinaeconfia.es.gov.br.

> Hoje,  acontecerá mutirão de vacinação para crianças e adolescentes, mediante agendamento,  nas escolas municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Talma Sarmento, em Campo Grande; Padre Gabriel Roger Maire, em Porto Novo; Ângelo Zani, em Mucuri; e Oliveira Castro, em Itaquari.

> O município também está aplicando a vacina sem agendamento hoje e amanhã na unidade de Flexal, das 8 às 16 horas, para pessoas com 12 anos ou mais.

Projeto Curumim

> Moradores que tiverem interesse, terão a oportunidade de vacinar crianças a partir de 3 anos.  

> São 200 vagas disponíveis para vacinar as crianças pelo projeto. O mutirão acontece amanhã, na Unidade de Saúde de  Santa Fé, das 8h às 14 horas. 

> É necessário agendar site curumim.es.gov.br/cidadao.

Vila Velha 

Quando e onde: Abriu ontem 5 mil vagas para a população.  Serão aplicadas 2 mil doses em crianças de 5 a 11 anos, imunossuprimidas ou não.

> O agendamento pode ser feito  no site www.vacinaeconfia.es.gov.br.

> LIVRE DEMANDA: As vacinas contra covid-19 estão sendo ofertadas por livre demanda, no Centro Integrado (Praia de Itapuã),  a partir das  9 horas, para pessoas com mais de 12 anos.

Vitória 

Quando: Abriu na quinta-feira 10.050 vagas para a vacinação contra a covid e influenza (gripe). As vagas de covid  são para  1ª dose em pessoas com mais de 12 anos, 2ª dose, dose de reforço e para crianças de 5 a 11 anos.      

> O agendamento pode ser realizado  pelo link agendamento.vitoria.es.gov.br ou pelo aplicativo Vitória Online.

Serra 

Quando:  Abre agendamento com novas doses de vacina contra a covid-19 todas as segundas e quintas-feiras, às 18 horas. Há vagas para todos os públicos e imunizantes, inclusive, para crianças  

> O agendamento pode ser feito no site gti.serra.es.gov.br/saude/.

> Também há oferta de vacina sem agendamento, com exceção de crianças. Hoje, das 10 às 17 horas, no L2 do Shopping Montserrat, em Colina de Laranjeiras. 

Viana 

Quando: A  aplicação da 1ª , 2ª  e 3ª dose  para crianças (de 5 a 11 anos), adolescentes e adultos no município é realizada por agendamento no site www.viana.es.gov.br/.  

Guarapari

Quando: Realiza hoje uma ação de vacinação para crianças de 5 a 11 anos, na Unidade de Saúde de Kubitschek, sem agendamento, livre demanda. A vacinação irá acontecer das 8h30 às 13h30. Serão disponibilizadas mil doses.

Fonte: Prefeituras citadas.

Os números

Vacinação no Estado

> Pessoas vacinadas: 3.316.159 (94% da população - público-alvo com pelo menos uma dose)

Vacinação Completa

2ª Dose e Dose Única

> 2.897.100 (82% da população - público-alvo)

Nas últimas 24 horas

> Casos Registrados: 15.563

> Mortes Registradas: 38

> Taxa de Ocupação dos leitos de UTI: 83,37%

Dados no Espírito Santo

> Casos confirmados: 913.000

> Mortes: 13.645

> Curados: 726.482

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: