Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Estado quer fim da medição de temperatura corporal

Novas regras são para escolas públicas e particulares

Camila Lima, de Jornal A Tribuna | 05/02/2022 15:14 h

Com a volta às aulas, a  Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou as normas técnicas que devem ser implementadas nas escolas das redes pública e privada contra a covid. 

aluno tem temperatura aferida: novas normas foram repassadas às escolas
Hábitos para combater Covid ainda são eficazes?

Na foto
no Colégio Pio XII, funcionário (Ian Perini, porteiro - contato - 98149 1060 ) aferindo temperatura de aluno

Foto: Leone Iglesias
aluno tem temperatura aferida: novas normas foram repassadas às escolas Hábitos para combater Covid ainda são eficazes? Na foto no Colégio Pio XII, funcionário (Ian Perini, porteiro - contato - 98149 1060 ) aferindo temperatura de aluno Foto: Leone Iglesias |  Foto: Leone Iglesias - 22/11/2021
  

Entre as medidas, o Estado recomenda fim da medição de temperatura e substituição das máscaras de pano por outras de melhor poder filtrante, como a N95.

O documento diz ainda que o uso de ar-condicionado está contraindicado no ambiente escolar, devendo o local estar ventilado com portas e janelas abertas, permitindo a livre circulação de ar.

Segundo a nota, em caso de surto,  o fechamento da escola deve ser evitado. Isso   deverá ser avaliado apenas em contextos clínico-epidemiológicos onde 10% ou mais da comunidade escolar esteja infectada no período de até sete dias.

Entre as medidas de enfrentamento contra a covid-19, o governo recomenda que a vacinação deverá ser estimulada por toda a comunidade escolar e pelas autoridades sanitárias locais.

Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Educação (Sedu), informou que as escolas continuam seguindo todos os protocolos e medidas preventivas e que as regras pontuadas na nova nota técnica já foram repassadas para as escolas da rede estadual.

As prefeituras da Serra e de Cariacica informaram que respeitam e cumprem as orientações quanto às medidas de enfretameto à pandemia. 

Já a Prefeitura de Vitória afirmou que não tem usado o ar-condicionado. Sobre as  máscaras,  disse que encaminhou verba às escolas para compra de itens necessários ao enfrentamento à pandemia, ficando a cargo do diretor da unidade de ensino o modelo.

Em Vila Velha, segundo a prefeitura, além do uso de máscara, o protocolo prevê que sejam mantidos todos os ambientes bem ventilados e que o uso de ar-condicionado só ocorra em caso de extrema necessidade e, ainda assim, mantendo portas e janelas abertas.

O presidente do Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Estado (Sinepe-ES), Moacir Lellis, destaca que as novas recomendações já foram repassadas às instituições. “As escolas devem se adequar, já que a covid é um problema de saúde e quem administra isso é a Sesa”, afirma.

Mais cidades no risco moderado

O novo Mapa de Risco da Covid, divulgado ontem, traz seis das sete cidades da região metropolitana classificadas como em risco moderado para o coronavírus: Vitória, Cariacica, Viana, Serra, Guarapari e Vila Velha. Outros 15 municípios também têm essa classificação. 

A realização de shows nessas cidades deverá respeitar o limite de, no máximo, 50%  da capacidade de ocupação do local e  limite de, no máximo, 1.200 pessoas em ambientes fechados e 2 mil  em   abertos. As novas regras entram em vigor na segunda-feira.

Medidas para a volta às aulas

Algumas  medidas

> A  Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou ontem a nota técnica  002/2022, que deve ser implementada nas escolas das redes pública e privada contra a covid-19.

Vacina

> Deverá ser estimulada por toda a comunidade escolar e pelas autoridades sanitárias locais por constituir-se a principal medida de prevenção primária capaz de reduzir o risco de infecções, internações e mortes por covid.

Testagem e isolamento

> A vigilância de sintomáticos será a 1ª medida preventiva a ser adotada. A testagem em massa da comunidade escolar deverá ser incorporada.

> Devem ser isoladas as crianças assintomáticas.

Máscaras

> As máscaras de pano devem ser progressivamente substituídas por outras de melhor poder filtrante, como a N95.

Aferição

> Sugere-se que a aferição de temperatura de trabalhadores e alunos em pontos de acesso e circulação deve ser descontinuada nas escolas, sendo indicada apenas na presença de sinais e sintomas da covid-19.

Ar-condicionado

> As salas de aulas, refeitórios, espaços administrativos e de apoio pedagógico devem estar ventilados, com portas e janelas abertas, permitindo a livre circulação de ar. O uso de ar-condicionado está contraindicado no ambiente escolar. 

Fechamento de escolas

> Deve ser evitado e deverá ser avaliado somente nos contextos clínico-epidemiológicos onde 10% ou mais da comunidade escolar esteja infectada no período de até 7 dias. 

Casos positivos

> Aos casos positivos em ambiente escolar será determinado o isolamento domiciliar, não sendo necessário o fechamento das turmas.

> O período de isolamento será de  sete dias para todos os casos positivos, sintomáticos ou assintomáticos.

> Recomenda-se a testagem dos contatos de risco.

Escolas

> Marista: disse que irá informar às famílias e aos  colaboradores sobre a recomendação de substituição progressiva das máscaras de pano.

> Americana de Vitória: estimulará a troca das máscaras de pano para um modelo de melhor poder filtrante e  vai se adequar às demais recomendações, como  aferição de temperatura.

> Escola da Ilha: diz que já   solicita aos pais que façam uso preferencial de máscaras PFF2 e KN95 e que segue as determinações do Estado.

> Sagrado Coração: disse que cumpre   todos os protocolos estabelecidos pelas autoridades competentes.

> SESI: afirma que  adota os protocolos de segurança nos ambientes escolares, conforme recomendação da Sesa/Sedu, assim como a testagem do corpo docente e equipe pedagógica antes do início do ano letivo. 

> Leonardo da Vinci: afirmou que seguirá rigorosamente as novas normas técnicas da Sesa e que será enviado às famílias um comunicado sugerindo o uso preferencial das máscaras faciais de maior poder filtrante.

> Monteiro: afirmou que já está investindo em insumos para testagem periódica da equipe.

Fonte: Sesa e instituições consultadas.

Vacinação

Cariacica 

Quando: Hoje e amanhã, acontece vacinação com agendamento nos prontos atendimentos de Bela Vista e do Trevo de Alto Laje, para a 1ª dose, 2ª dose e dose de reforço para pessoas com 12 anos ou mais. 

> O agendamento é feito pelo site vacinaeconfia.es.gov.br.

> Hoje,  acontecerá mutirão de vacinação para crianças e adolescentes, mediante agendamento,  nas escolas municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Talma Sarmento, em Campo Grande; Padre Gabriel Roger Maire, em Porto Novo; Ângelo Zani, em Mucuri; e Oliveira Castro, em Itaquari.

> O município também está aplicando a vacina sem agendamento hoje e amanhã na unidade de Flexal, das 8 às 16 horas, para pessoas com 12 anos ou mais.

Projeto Curumim

> Moradores que tiverem interesse, terão a oportunidade de vacinar crianças a partir de 3 anos.  

> São 200 vagas disponíveis para vacinar as crianças pelo projeto. O mutirão acontece amanhã, na Unidade de Saúde de  Santa Fé, das 8h às 14 horas. 

> É necessário agendar site curumim.es.gov.br/cidadao.

Vila Velha 

Quando e onde: Abriu ontem 5 mil vagas para a população.  Serão aplicadas 2 mil doses em crianças de 5 a 11 anos, imunossuprimidas ou não.

> O agendamento pode ser feito  no site www.vacinaeconfia.es.gov.br.

> LIVRE DEMANDA: As vacinas contra covid-19 estão sendo ofertadas por livre demanda, no Centro Integrado (Praia de Itapuã),  a partir das  9 horas, para pessoas com mais de 12 anos.

Vitória 

Quando: Abriu na quinta-feira 10.050 vagas para a vacinação contra a covid e influenza (gripe). As vagas de covid  são para  1ª dose em pessoas com mais de 12 anos, 2ª dose, dose de reforço e para crianças de 5 a 11 anos.      

> O agendamento pode ser realizado  pelo link agendamento.vitoria.es.gov.br ou pelo aplicativo Vitória Online.

Serra 

Quando:  Abre agendamento com novas doses de vacina contra a covid-19 todas as segundas e quintas-feiras, às 18 horas. Há vagas para todos os públicos e imunizantes, inclusive, para crianças  

> O agendamento pode ser feito no site gti.serra.es.gov.br/saude/.

> Também há oferta de vacina sem agendamento, com exceção de crianças. Hoje, das 10 às 17 horas, no L2 do Shopping Montserrat, em Colina de Laranjeiras. 

Viana 

Quando: A  aplicação da 1ª , 2ª  e 3ª dose  para crianças (de 5 a 11 anos), adolescentes e adultos no município é realizada por agendamento no site www.viana.es.gov.br/.  

Guarapari

Quando: Realiza hoje uma ação de vacinação para crianças de 5 a 11 anos, na Unidade de Saúde de Kubitschek, sem agendamento, livre demanda. A vacinação irá acontecer das 8h30 às 13h30. Serão disponibilizadas mil doses.

Fonte: Prefeituras citadas.

Os números

Vacinação no Estado

> Pessoas vacinadas: 3.316.159 (94% da população - público-alvo com pelo menos uma dose)

Vacinação Completa

2ª Dose e Dose Única

> 2.897.100 (82% da população - público-alvo)

Nas últimas 24 horas

> Casos Registrados: 15.563

> Mortes Registradas: 38

> Taxa de Ocupação dos leitos de UTI: 83,37%

Dados no Espírito Santo

> Casos confirmados: 913.000

> Mortes: 13.645

> Curados: 726.482

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS