X

Olá, faça o seu cadastro para ter acesso a este conteúdo

*Você não será cobrado

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Estado procura mais imóveis no Centro

| 16/06/2020 15:51 h | Atualizado em 16/06/2020, 16:02

O governo do Estado está procurando novos prédios no centro de Vitória para transformá-los em órgãos públicos. A busca faz parte da proposta que visa transformar a região em uma “Cidade Administrativa”, transferindo secretarias de estado e serviços públicos para o bairro.

Centro de Vitória: governo do Estado está  transferindo secretarias e diversos  serviços públicos para a região
Centro de Vitória: governo do Estado está transferindo secretarias e diversos serviços públicos para a região |  Foto: Dayana Souza - 16/01/2020

A previsão é de que pelo menos 11 órgãos migrem para o Centro, onde toda a administração estadual funcionava no passado. Podem ir para lá, por exemplo, as secretarias de Saúde (Sesa), de Cultura (Secult) e de Turismo (Setur), além da TV Educativa e da Rádio Espírito Santo.

Além da revitalização do Centro, já que mais pessoas passarão a circular no bairro, a transferência dos órgãos públicos é uma estratégia do governo do Estado para economizar com aluguel. Hoje, diversas secretarias funcionam em espaços alugados, muitas em áreas nobres da Grande Vitória, como a Praia da Costa, em Vila Velha, e a Enseada do Suá, na capital.

O governo do Estado lançou ontem um edital para selecionar os prédios particulares que podem receber esses órgãos. A reforma dos imóveis escolhidos será feita pelo proprietário, que tem até o dia 27 de dezembro de 2021 para se inscrever. Após a mudança para o local, o governo passa a pagar um aluguel, em valores mais baixos que o atual.

“Vamos chegar com serviços novos no centro de Vitória, resultando em economia, revitalização e trazendo aproximação dos usuários, que poderão buscar diversos serviços em um mesmo local”, ressaltou a secretária de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro.

Mudança

O primeiro órgão a se mudar para o Centro foi a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), que passou a funcionar ontem na região. A agência, até então, estava localizada na Mata da Praia, também em Vitória. A economia será de R$ 857 mil por ano, segundo Lenise. A Agerh foi para o espaço onde funcionava a loja C&A, no Edifício Trade Center, na Avenida Jerônimo Monteiro.

O imóvel de 4.093 metros quadrados também vai receber o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) nas próximas semanas. Já no próximo mês, será a vez do Ciretran migrar para o Centro.


SAIBA MAIS


Uma das metas é economizar com aluguel

Órgãos no Centro
> O governo do Estado vai transferir secretarias para o centro de Vitória, onde toda a administração pública funcionava no passado. A reforma dos prédios será feita pelo proprietário do móvel, que se inscreve em chamamento público.
> Um dos objetivos é economizar com o aluguel pagando valor menor. Atualmente, diversas secretarias funcionam em espaços alugados em áreas nobres da Grande Vitória.
> Além disso, a ideia é revitalizar a região, levando mais gente para o Centro e movimentando o comércio.

Secretarias já definidas
> A Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) foi a primeira a ir para o Centro. A agência, até então, estava na Mata da Praia, em Vitória.
> A Agerh foi para o espaço onde funcionava a loja C&A, no Edifício Trade Center, na av. Jerônimo Monteiro.
> O local também vai receber o receber o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado (Idaf)
> A secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano vai para o no edifício Ames, na Rua Alberto de Oliveira Santos.
> Já o Ciretran funcionará num prédio na Rua Henrique de Novaes

Órgãos previstos
> Secretaria da Saúde, Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Federação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado, Secretaria de Estado da Cultura, Secretaria de Estado de Turismo, Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Conselho Estadual de Educação e ES GÁS.

Fonte: Governo do Estado.

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS