X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

ES espera dois milhões de turistas para o verão

Na rede hoteleira, a procura pelas reservas está aquecida. Por causa do valor do combustível, visitantes procuram locais próximos


Ouvir

Escute essa reportagem

A praticamente um mês para o início do verão, que começa no  dia 21 de dezembro, a expectativa do capixaba é receber mais de 2 milhões de turistas na estação mais quente do ano.  

A análise foi feita pelo Conselho Estadual do Turismo do Espírito Santo (Contures), em função do crescimento constante dos índices de ocupação e da economia do turismo, conforme os dados do Observatório do Turismo do Espírito Santo e do Trabalho de divulgação do Estado pela Secretaria Estadual de Turismo durante este ano.

De acordo com o presidente do Contures, Fernando Otávio Campos, com a grande procura por hospedagem e o valor do combustível, tudo indica que o Espírito Santo seja escolhido pela proximidade, que é o caso principalmente dos turistas mineiros.

“Em comparação aos últimos anos, a expectativa, se não houver nenhuma anomalia até o início do verão, é que possamos receber um número superior a dois milhões de turistas no Estado. Na rede hoteleira a procura pelas reservas está aquecida, e observando o preço do combustível, os turistas vão optando por viagens mais perto, porque é mais barato vir para o Espírito Santo”.

A  maioria dos turistas, segundo Fernando, tem como destino Guarapari. A Cidade Saúde, como é conhecida, deve receber cerca de 1,5 milhão de turistas. 

Mas, segundo o secretário de Estado de Turismo, Fernando Rocha, outras cidades do litoral do Estado estão no roteiro dos turistas, como Guriri, Marataízes, Anchieta, Vila Velha e Vitória. 

“Estamos lançando campanhas em redes nacionais, estaduais e redes sociais para mostrar o Espírito Santo e suas belezas como opção para o destino durante o verão”, destaca o secretário.

A expectativa do governo do Estado é que a quantidade de turistas aumente e supere o último verão. “No ano de 2022 já notamos um crescimento na atividade turística  de 54,5%. A expectativa é de um crescimento ainda maior”, disse o secretário. 

Na capital, a prefeitura prepara  grandes surpresas para moradores e turistas. De acordo com o secretário de Governo da Prefeitura Municipal de Vitória, Luciano Forrechi, a capital terá  arena esportiva e cultural, com shows  e feiras de produtos de empreendedores da cidade. Será na praia de Camburi. 

“Tenho certeza absoluta que as pessoas vão gostar da arena. Estamos trabalhando para deixar a arena atrativa e movimentada”, avisou. 

“NA PANDEMIA, A PRAIA FEZ FALTA DEMAIS”

Imagem ilustrativa da imagem ES espera dois milhões de turistas para o verão
Ronei Gomes, 45, com a esposa, Gleiciane Oliveira, 42, e os filhos Gabriel, 16, e Vitória, 2 |  Foto: Acervo Pessoal

A Praia do Morro, em Guarapari, concentra em todos os feriados e verões o maior número de turistas no Espírito Santo.

Em se tratando de mineiros, são eles que declaram ser a praia preferida e que a consideram o “quintal de casa”.

O motorista Ronei Gomes, 45, veio de excursão da cidade de Brumadinho, em Minas, com a esposa, a balconista Gleiciane Oliveira, 42, e os filhos Gabriel, 16, e Vitória, 2, para curtir o feriadão. Eles contaram que sentiram falta da água salgada durante toda a pandemia. 

“Nesses dois anos de pandemia, a praia fez falta demais. É presente para as crianças viajar para Guarapari, mas principalmente para os adultos”, brinca Ronei.

Opções para quem quer ficar bem longe das praias

Imagem ilustrativa da imagem ES espera dois milhões de turistas para o verão
Altamir e Vera Xavier apostam no acolhimento para receber e atrair novos clientes |  Foto: Roberta Bourguignon/ AT

A geografia do Espírito Santo proporciona que turistas e capixabas curtam o verão nas praias e baladas no litoral, mas eles também podem aproveitar o clima em uma cachoeira, além de outras  atrações longe do mar. 

De acordo com o secretário de Estado de Turismo, Fernando Rocha, o Espírito Santo terá novas rotas para promover o turismo em sete regiões. Em Guarapari, por exemplo, a nova rota gastronômica no circuito das montanhas conta com culinária argentina, italiana, portuguesa, entre outras.

Uma das novidades no trajeto da Rota da Ferradura está o VX Prime. Localizado em Buenos Aires, em Guarapari, o local oferece parquinho para crianças, um gramado para descansar, vinho argentino para saborear  e uma varanda enorme que te faz se sentir em casa.

Os proprietários, a empresária Vera Xavier e o analista judiciário Altamir Rodrigues Xavier Júnior, como bons anfitriões, acolhem cada cliente como se fossem amigos antigos.

Nos finais de semana a cozinha ainda recebe o reforço do Xavier, que confessa que prepara os pedidos como se estivesse fazendo para ele e a própria família comer.

“Eu cozinho para os clientes como se eu tivesse cozinhando para mim e para minha família. É saudável chegar ao restaurante e comer bem. As famílias se organizam para almoçar fora, e quando chegam precisam ser bem atendidas. Então nossa preocupação é atender o cliente nos anseios, alcançando as expectativas que eles fizeram”, disse Xavier.

Fique por dentro

Vitória 

- Haverá arena de esporte, lazer, gastronomia e cultura na Praia de Camburi, com atividades diariamente entre os dias 5 e 19  de janeiro. Também terá serviço da prefeitura, como Procon, aplicação de vacinas em alguns dias. A programação, assim como a arena, está sendo preparada. 

- Os deques de Camburi estão sendo reformados. A prefeitura vai instalar mais banheiros químicos, duchas e melhorar a iluminação das praias. A Guarda Municipal também vai fazer rondas nas areias de triciclo.

Vila Velha 

- Segundo a Prefeitura, a programação está sendo montada e ainda há detalhes por definir.  As obras de manutenção da orla estão sendo intensificadas. Melhorias no calçamento, instalação de guarda-corpo, construção de rampas de acesso, reparo e revisão nos 48 chuveiros instalados pelas praias, novos bancos e constante monitoramento da iluminação. 

Serra 

- A prefeitura da Serra prepara programação para o verão com shows em praças, parques e praias, além da Festa de Nossa Senhora da Conceição e desfiles de bandas de congo.  A partir de 6 de janeiro, na Praça Encontro das Águas, haverá shows musicais nos finais de semana, atividades recreativas e esportivas.

Guarapari

- A Prefeitura de Guarapari informou que está contratando 25 agentes de ordenamento para auxiliar na fiscalização das orlas e comércios. Foram adquiridas duas viaturas de trânsito, que já estão nas vias fazendo fiscalização.

- A Secretaria de Empreendedorismo, Turismo e Cultura (Setec) informa que até o momento não existe previsão para programação de shows gratuitos para o verão.

Aracruz 

- A Prefeitura de Aracruz está preparando uma programação com diversas atividades e que valorize os artistas locais e regionais. Os eventos serão na orla do município. A programação vai contar com atividades de diversas secretarias.

Anchieta 

- A Praia Costa Azul, em Iriri, ganhou uma nova orla revitalizada, com iluminação, quiosques e box para venda de água de coco, além de outras melhorias, deixando a orla mais atrativa e acessível. Letreiros turísticos foram instalados em Ubu, Iriri e na sede de Anchieta e serão instalados em Castelhanos. 

Itapemirim

- Devem ser concluídas até o final de dezembro as obras iniciadas há um ano de ampliação da faixa de areia nas praias de Itaipava e Itaoca, em Itapemirim, realizadas pelo governo do Estado com o apoio da prefeitura.

Piúma

- A cidade de Piúma ganhou um espaço gratuito para a prática de esportes e lazer: o complexo Esportivo Willian Damasceno, feito pela prefeitura na orla da Cidade das Conchas. No complexo há quadras de vôlei, futevôlei, futebol de areia, além de áreas para lazer com quiosques, deques e balanços turísticos.

- O xodó do complexo é um enorme letreiro em forma de coração com a frase “Eu amo Piúma”, que já é referência para fotos, marcando o local como novo ponto turístico.

Fonte: Prefeituras consultadas.

Leia mais:

Confira as festas deste fim de ano com novidades nas baladas e nas praias

Novos bares e espaços culturais no verão do ES

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: