Entenda como será o novo polo gastronômico de Vitória
Serão 5 restaurantes que poderão abrigar também lojas. As construções vão ficar na nova orla do Canal de Camburi
Vitória vai ganhar um novo polo gastronômico com cinco restaurantes e também um centro náutico para embarcações e prática de esportes aquáticos. Dois editais foram publicados ontem, e os interessados terão 15 dias para oferecer projetos para uso do espaço.
As concessões vão incluir construções comerciais integradas ao espaço público na nova orla do Canal de Camburi, tornando o local um polo gastronômico.
Já a Praia da Guarderia vai ganhar uma nova estrutura náutica metálica para comportar um maior número de embarcações.
O grande diferencial desses dois projetos é o modelo de gestão que a prefeitura está implementando para a concessão, explica Cris Samorini, prefeita de Vitória.
“A gestão pública vai acompanhar os resultados entregues pelos administradores dos espaços. Vamos exigir ativação permanente, calendário de programação, governança, metas e indicadores capazes de acompanhar a entrega que os empreendimentos estão gerando para a cidade”.
No polo gastronômico, cada edificação poderá construir cerca de 400m², com dois pavimentos cada, totalizando 2 mil m².
Além de restaurantes, o vencedor do edital para o polo gastronômico também poderá ceder as construções para lojas, mas o objetivo do espaço é trazer opções de restaurantes, destaca Jairo Siqueira, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento, Inovação e Turismo de Vitória (CDTIV).
“Nossas referências são projetos em Belém e Florianópolis, que já operam nesse modelo. Será uma nova forma de se relacionar com a cidade de Vitória, aproveitando nossos espaços turísticos”, destacou Jairo.
Três das edificações deverão ser construídas entre as ruas Joaquim Lírio e Aleixo Neto, na Praia do Canto; uma no outro lado do canal, no início da orla de Pontal de Camburi, e uma no final da rua Moacyr Strauch, na Praia do Canto.
A concessão do polo gastronômico será de cinco anos, e a do centro náutico, de 10, no total.
Eventos serão permitidos nos espaços dos restaurantes, desde que se adequem à legislação.
“Essas são algumas restrições que estamos impondo no edital, para criar regras de boa convivência com os moradores da região. Esses equipamentos vão dar qualidade de vida ao cidadão”, disse.
Novos espaços
A Prefeitura de Vitória e a Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV) apresentaram, ontem, os editais para o novo polo gastronômico de Camburi e o Centro Náutico da Guarderia, na Enseada do Suá.
O polo gastronômico terá cinco restaurantes integrados ao espaço público.
Três ficarão sobre o deque entre as ruas Joaquim Lírio e Aleixo Neto, na Praia do Canto; uma será instalada no outro lado do canal, no início da orla de Pontal de Camburi; e outra ficará no final da rua Moacyr Strauch, também na Praia do Canto.
Já o novo Centro Náutico será localizado na Praia da Guarderia, na Praia do Canto, e vai comportar uma estrutura metálica para abrigar embarcações.
a expectativa é de que, até o fim do ano, os novos administradores dos espaços estejam definidos, e as obras comecem.
Fonte: PMV.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários