Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Enchente deixa mais de 60 pessoas desalojadas em Mimoso do Sul

Alta do Rio Muqui do Sul alagou ruas, estradas e casas

Alessandro de Paula | 20/02/2022 13:54 h

Região Central de Mimoso do Sul
Região Central de Mimoso do Sul |  Foto: Beto Barbosa
 

Uma forte chuva provocou a cheia do Rio Muqui do Sul, além de outros dois córregos e provocou alagamentos na cidade de Mimoso do Sul, no Sul do Estado. Também ocorreram alagamentos na zona rural e diversas quedas de barreira.

O nível do rio Muqui do Sul subiu 4,52 metros acima do níve

l normal, ultrapassando sua cota em 1,70 metro. Com isso, a água invadiu ruas, estradas e casas. Os córregos Monte Belo e Córrego da Serra também transbordaram. 

De acordo com a Defesa Civil, até o momento existem 60 desalojados, mas o número deve subir ao longo do dia porque as equipes estão com dificuldade de chegar à zona rural, onde tem muitas residências alagadas, para fazer os levantamentos.

O prefeito Peter Costa ressaltou que a grande dificuldade é chegar até comunidade rural, principalmente nos distritos de Conceição do Muqui, Santo Antônio do Muqui e São Pedro do Itabapoana, devido aos trechos alagados e aos deslizamentos.

“Conseguimos chegar a Conceição somente agora com a ajuda do deputado Evair, que arrumou um helicóptero. Está pior do que a gente imaginava. Ocorreu muita queda de barreira”, relatou o prefeito Peter Costa.

Mimoso do Sul
Mimoso do Sul |  Foto: Beto Barbosa
 

O coordenador de Defesa Civil do município, Leonardo Ferreira, explicou que choveu muito de sexta (18) para sábado (19) e que voltou a chover forte a partir de 15 horas de sábado até à noite.

“De helicóptero o prefeito pode observar que há diversas residências debaixo d’água na zona rural e ainda não conseguimos chegar até estes locais. Acreditamos que deva passar dos 100 desalojados”, disse Leonardo.

O comerciante Alexsandro Saluci, 31, disse que o rio subiu e invadiu a área do estacionamento e o espaço onde funciona uma academia e o balé, no Centro da cidade.

“A sorte é que já esperava por isso e retirei os carros. Chamei o rapaz que cuida da academia e do balé e ele teve tempo de retirar algumas coisas”, disse Alexandro.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS