Emoção, fé e agradecimentos à padroeira na Romaria dos Homens
Multidão de fiéis marca presença na Romaria dos Homens, também conhecida como a Romaria das Famílias, em trajeto de 14km
Escute essa reportagem
A tão esperada saída da imagem de Nossa Senhora da Penha, padroeira do Estado, de frente da Catedral Metropolitana de Vitória, na noite de sábado (06), foi marcada por muita emoção e fé. Uma multidão já descia a rua do Viaduto Caramuru, no centro da capital, por meia hora, antes de a imagem e os carros de som iniciarem sua passagem.
Os romeiros que acompanham a Romaria dos Homens, também conhecida como a Romaria das Famílias, já diziam que a procissão superou, e muito, o número de participantes do ano passado.
Não faltaram pedidos à Nossa Senhora, seja pela saúde de familiares, pela necessidade de se apegar à fé e também por agradecer.
A 69ª edição da Romaria dos Homens contou com a presença de pessoas de todas as idades. Neste ano, o tema da Festa da Penha é “Ó vem conosco, vem caminhar”.
Os fiéis chegaram muito antes da missa, iniciada às 18 horas, a exemplo de um grupo de amigos de Santa Teresa, Região Serrana do Estado, que já estava na concentração em frente à Catedral, às 15 horas.
A celebração foi presidida por dom Andherson Franklin, bispo auxiliar de Vitória. “Trago para todos uma saudação afetuosa de nosso arcebispo dom Dario Campos. Nosso arcebispo se alegra em ver a igreja viva, com uma caminhada de fé que ilumina os corações dos peregrinos”, disse.
Em seguida, falou sobre a romaria. “A romaria é um espelho da vida. Quando saímos daqui, levamos os nossos maiores sonhos, nossas aspirações. São tantos os pedidos, tantas as graças alcançadas. Por isso, compartilhem as graças que receberam”.
O trajeto é de 14 km até o Parque da Prainha, em Vila Velha. Às 20h20, a imagem chegava na Segunda Ponte. O encerramento aconteceu por volta das 23 horas.
A reportagem procurou a organização do evento, Polícia Militar, Guarda de Vitória para saber o número de romeiros, mas não obteve resposta até o fechamento da edição.
CENAS DE DEVOÇÃO ENTRE OS FIÉIS
> Caravana veio de Santa Teresa
Uma caravana de fé, com 28 amigos, saiu de Santo Antônio do Canaã, Santa Teresa, às 13h. Foram 2h de viagem de micro-ônibus até chegarem à praça da Catedral.
“Viemos por nossa devoção à Nossa Senhora da Penha. Este ano não deu para alugar um ônibus, mas ano que vem, se Deus quiser, vamos conseguir”, conta Ângelo Carnelli (camisa branca), de 40 anos.
> Romeiro participa há 48 anos
“São 48 anos de Romaria dos Homens, nunca perdi nenhuma neste período, todos esses anos de devoção, cada ano com mais devoção ainda”, afirma o engenheiro e escritor Celso Caus, 71 anos, ao lado do filho, o analista de sistemas Kelvyn Caus, 40 anos.
“Participo há 25 anos”, conta. Celso falou sobre o que motiva a caminhada. “É a fé que nos dá ânimo”,
> Pedido pelos dois filhos
O técnico em planejamento Dinaldo Santos, de 45 anos, e a mulher, a dona de casa Caroline Xavier, 37, participaram da romaria com um pedido especial: uma bênção para os filhos.
Eles são pais de Levi, de 9 anos, diagnosticado com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Transtorno Desafiador Opositor (TOD), e Matias, de 5, que tem Transtorno de Espectro Autista (TEA) grau 1.
“É um propósito para o tratamento dos nossos filhos, que são crianças atípicas. A gente vem tendo algumas dificuldades no tratamento deles”, afirma a mãe. “Nossa Senhora nunca nos deixou faltar nada, sempre esteve conosco”, ressaltou o pai.
> Programação deste domingo (07)
8º dia do Oitavário
- Tema: Maria, ensina-nos a viver a comunhão e participação!;
- 5h, 7h e 11h: Missas na Capela do Convento;
- 8h: Romaria, concentração na Praia do Ribeiro, Praia da Costa;
- 9h: Missa com a Diocese de Colatina no Campinho do Convento;
- 14h: Transmissão da Romaria das Mulheres e especial Salve Mãe das Alegrias com Carol Monteiro e Padre Renato Criste;
- 15h: Romaria das Mulheres, com saída marcada no Santuário de Vila Velha;
- 16h30: Devocional Oitavário no Parque da Prainha;
- 17h: Missa de Encerramento da Romaria das Mulheres no Parque da Prainha;
- 19h: Show “Clássicos da Igreja” com Thiago Brado no Parque da Prainha;
- 21h: Início da Vigília Jovem no Campinho do Convento com participação de Eliana Ribeiro;
- 22h: Missa de abertura da Vigília Jovem no Campinho do Convento.
Comentários