Doze mil vagas em cursos de graça e on-line. Veja as oportunidades
Entre as opções, há cursos como assistente de contabilidade, cuidador de idosos e maquiagem. Aulas são só para mulheres
Escute essa reportagem
Com 12 mil vagas para cursos profissionalizantes on-line e exclusivos para mulheres, o governo do Estado abre no próximo mês as inscrições para o Programa Qualificar ES Mulher.
As oportunidades são todas gratuitas e ofertadas pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), em parceria com o Programa Agenda Mulher.
As inscrições serão abertas no próximo dia 7 de junho e se estendem até o dia 19 do mesmo mês, pelo site qualificar.es.gov.br.
Leia mais notícias de Cidades aqui
As interessadas não podem perder tempo, já que o preenchimento das vagas será pela ordem de inscrição daquelas que cumprirem os pré-requisitos. São eles: ter idade mínima de 16 anos, ter acesso à internet, noções básicas de informática e navegação na internet, e ser do gênero feminino.
Ao todo, são 12 cursos, cada um com mil vagas. Entre as opções estão cursos como assistente de contabilidade, auxiliar administrativo, cuidador de idosos e maquiagem.
A candidata poderá efetuar até duas inscrições por CPF e e-mail, em cursos distintos.
As aulas têm início no dia 28 de junho e acontecem no Ambiente Virtual de Aprendizagem, no site do programa, por meio de videoaulas, apostilas digitais e tarefas.
Tecnologia
As aulas podem ser feitas em qualquer horário, por meio de smartphones, tablets e computadores.
Para o secretário estadual da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, a modalidade a distância é um fator que atrai muitas mulheres.
“O ensino a distância veio para ficar. A qualidade e a certificação são as mesmas que um curso presencial. Além disso, a oferta atende àquelas mulheres que encontram dificuldade de fazer um curso presencial”, apontou.
Segundo o secretário, além da geração de emprego e renda, a independência financeira feminina é um resultado significativo.
“O eixo do programa destinado às mulheres promove autonomia financeira, autoconfiança e autoestima”, acrescentou.
Renda extra com decoração de festas
Campeã mundial de jiu-jítsu em 2017, Ariene Braz, de 37 anos, se dedica a dar aulas do esporte e, nas horas vagas, conta com uma renda complementar como decoradora de festas.
Em 2019, ela fez o curso pelo Programa Qualificar ES e, desde então, atende a eventos e festas de aniversário.
“Sempre gostei de desenhar. O curso foi a oportunidade de desenvolver aquilo que eu já tinha interesse e gerar uma renda extra”, contou.
Durante a pandemia da covid-19, ela fez outros cursos no formato on-line, como o de panificação.
“O curso é bastante acessível e dá para adaptar de acordo com a rotina. Além disso, as aulas são muito bem explicadas”, avaliou Ariene.
Fique por dentro
- Inscrições
De 7 a 19 de junho, no site qualificar.es.gov.br. Cada mulher pode fazer até duas inscrições em cursos diferentes. O resultado sai no dia 23 de junho. O período das aulas vai de 28 de junho a 25 de agosto.
- Pré-requisitos
O curso é Exclusivo para mulheres. É preciso ter idade mínima de 16 anos, acesso à internet, noções básicas de informática e navegação na internet.
Os cursos
1. AGENTE EPIDEMIOLÓGICO: Atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças, como dengue.
2. ASSISTENTE DE CONTABILIDADE: Executa, codifica e classifica históricos e escriturações contábeis. Realiza pagamentos, conferência de livros fiscais, declaracões fiscais e outros. Atuação no setor contábil.
3. AUXILIAR ADMINISTRATIVO: Acompanha e controla as rotinas de trabalho das empresas e organizações, auxiliando gestores e líderes na condução dos processos operacionais e na comunicação.
4. AUXILIAR DE CRECHE: Auxilia o professor no dia a dia com as crianças. Necessária aptidão para atividades recreativas e educacionais.
5. CUIDADOR DE IDOSOS: Contribui para a autonomia e qualidade de vida do idoso, podendo atuar em domicílio ou instituições.
6. EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA: Concepções sobre educação especial, o conceito de inclusão escolar e suas possibilidades a partir da compreensão dos processos cognitivos e das dificuldades na aprendizagem.
7. GESTÃO FINANCEIRA DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS: Tornar capaz quanto à abertura e registro das empresas, operacionalização de processos e resultados possíveis. Compreender as operações logísticas na busca da eficiência e eficácia das operações.
8. INFORMÁTICA BÁSICA: Ferramentas específicas no modo e no uso do computador como editor de texto, planilha eletrônica e apresentação em slides. Desenvolvimento de softwares, manutenção e configuração de redes de computadores.
9. MAQUIAGEM: Cosméticos e tonalidades. Maquiagens adequadas ao tipo e cor da pele, preferências e características. Técnicas de automaquiagem e de cuidado com a pele.
10. SECRETARIA ESCOLAR: Responsável por atuar na gestão de registros e documentos escolares.
11. SEGURANÇA DO TRABALHO: Saúde e a segurança dos colaboradores de uma empresa. Análise de riscos, orientação de equipes, organização de treinamentos, inspeções e outras ações.
12. WORD E EXCEL: Uso do Word e Excel com os principais comandos para desenvolver e formatar textos e planilhas.
Fonte: Secti
Comentários