X

Olá, faça o seu cadastro para ter acesso a este conteúdo

*Você não será cobrado

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Donos de veículos poderão indicar motoristas infratores pela internet

| 06/12/2019 16:43 h | Atualizado em 07/12/2019, 09:08

Infração, como estacionar em local proibido, poderá ser transferida
Infração, como estacionar em local proibido, poderá ser transferida |  Foto: Antonio Moreira / AT

Donos de veículos que receberam multa, mas não estavam dirigindo no momento da autuação, já podem transferir a pontuação para outro motorista pela internet. O serviço foi lançado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES) e é válido para as multas em nome do órgão.

Disponível no site do Detran-ES, o sistema on-line permite que o proprietário do veículo apresente outra pessoa responsável pela infração. Até então, para fazer isso, era preciso ir até o órgão de trânsito que aplicou a multa, levar documentos e abrir o processo pessoalmente.

“Agora, é tudo on-line, muito mais simples. Muitos desistiam pela dificuldade, e estamos eliminando esse problema. Não indicar o real condutor infrator pode implicar problemas graves, fazendo a pessoa perder pontos e ser impedido de dirigir”, afirmou o diretor-geral do Detran-ES, Givaldo Vieira.

A indicação do infrator pela internet também é útil para veículos de empresas, já que apresentar o condutor do carro é obrigatório para pessoa jurídica.

Para fazer a indicação no site, é preciso estar com a notificação da autuação, CPF ou CNPJ, número da placa e do Renavan do veículo. Após cadastrar esses dados, o proprietário do veículo indica as informações do condutor.

Diversas multas podem ter os pontos transferidos, como avançar o sinal vermelho, estacionar de forma irregular e utilizar o celular enquanto dirige. Infrações emitidas por abordagem, como o teste do bafômetro, não podem ser transferidas.

A funcionalidade só está disponível para multas em nome do Detran-ES. São elas as autuações feitas por policiais militares, Batalhão de Trânsito da Polícia Militar e agentes do Detran. Ou seja, não vale para infrações de guardas da Grande Vitória e de radares.

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em nosso grupo do Telegram

MATÉRIAS RELACIONADAS