X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Donos de veículos poderão indicar motoristas infratores pela internet


Imagem ilustrativa da imagem Donos de veículos poderão indicar motoristas infratores pela internet
Infração, como estacionar em local proibido, poderá ser transferida |  Foto: Antonio Moreira / AT

Donos de veículos que receberam multa, mas não estavam dirigindo no momento da autuação, já podem transferir a pontuação para outro motorista pela internet. O serviço foi lançado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES) e é válido para as multas em nome do órgão.

Disponível no site do Detran-ES, o sistema on-line permite que o proprietário do veículo apresente outra pessoa responsável pela infração. Até então, para fazer isso, era preciso ir até o órgão de trânsito que aplicou a multa, levar documentos e abrir o processo pessoalmente.

“Agora, é tudo on-line, muito mais simples. Muitos desistiam pela dificuldade, e estamos eliminando esse problema. Não indicar o real condutor infrator pode implicar problemas graves, fazendo a pessoa perder pontos e ser impedido de dirigir”, afirmou o diretor-geral do Detran-ES, Givaldo Vieira.

A indicação do infrator pela internet também é útil para veículos de empresas, já que apresentar o condutor do carro é obrigatório para pessoa jurídica.

Para fazer a indicação no site, é preciso estar com a notificação da autuação, CPF ou CNPJ, número da placa e do Renavan do veículo. Após cadastrar esses dados, o proprietário do veículo indica as informações do condutor.

Diversas multas podem ter os pontos transferidos, como avançar o sinal vermelho, estacionar de forma irregular e utilizar o celular enquanto dirige. Infrações emitidas por abordagem, como o teste do bafômetro, não podem ser transferidas.

A funcionalidade só está disponível para multas em nome do Detran-ES. São elas as autuações feitas por policiais militares, Batalhão de Trânsito da Polícia Militar e agentes do Detran. Ou seja, não vale para infrações de guardas da Grande Vitória e de radares.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: