X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Doceiras fazem sucesso na pandemia e ganham milhares de fãs


A pandemia teve um efeito dominó, derrubando vários negócios. Mas, para alguns segmentos, ela aumentou vendas, transformou pequenos empreendedores em empresários e multiplicou o número de clientes.

Um dos ramos que passou por isso foi o de doces e confeitaria. O talento para preparar as delícias fez com que algumas doceiras conquistassem até mesmo a fama em vídeos divulgados na internet.

É o caso da administradora Silvia Magda Melo, 38 anos. Ela trabalhava numa multinacional em Vitória. A empresa fechou a filial, e ela, desempregada, descobriu que seu marido estava com câncer.

Imagem ilustrativa da imagem Doceiras fazem sucesso na pandemia e ganham milhares de fãs
Sílvia com a equipe de gravação dos cursos, formada por Silas, Ana Paula e Camila: guinada após o desemprego |  Foto: Fábio Nunes/AT

“Ele começou a fazer tratamento, e a gente estava com dificuldade financeira. Uma amiga sugeriu que eu fizesse bolo de pote. No início as pessoas compravam para me ajudar. O recheio não chegava nem perto do padrão de hoje”, admitiu.

Fazer bolo servia como uma válvula de escape para ela, que foi se aperfeiçoando. Interagia com confeiteiras, trocando receitas e informações; e fazia cursos na área.

Seu marido passou pelo tratamento e está bem. Hoje eles trabalham com delivery de doces, e neste ano passaram a dar cursos online, conquistando até fãs pela internet. Ela conta com a apoio da equipe formada por Ana Paula Lovatto, Camila Gramelick e Silas Cavalcanti para produzir os vídeos.

Imagem ilustrativa da imagem Doceiras fazem sucesso na pandemia e ganham milhares de fãs
Caroline e o marido, Rafael, mostram delícias que são sua especialidade |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Já Caroline Campos conseguiu 8 mil novos clientes só durante a pandemia. Além disso abriu uma nova loja e está ampliando a fábrica. Ela trabalha com um vasto cardápio e contou como começou:

“Minha irmã sofreu um acidente de carro e morreu. Minha sobrinha ficou em coma por três meses e depois começou a reabilitação. Como ela precisava de cuidados, saí do emprego para ajudar a minha mãe a tomar conta dela.”

Desempregada, ela começou a fazer bombons para o marido, Rafael Dantas Faroni, 31 anos, vender no trabalho dele.

“Ele me deu um dinheiro e comecei. Vendi R$ 40 mil. Fazia tudo artesanal, botava aliança dentro, pedido de namoro. Vinha gente de tudo quanto é lugar do Estado comprar, dava fila.”

Ela então começou a fazer doces personalizados para festas infantis, abriu um food truck e, finalmente, sua doceria. Hoje tem duas lojas, emprega 19 profissionais e planeja contratar mais 50. Seu faturamento anual chega a R$ 1 milhão:

“Não dá para comparar este ano com 2019. Estava todo mundo em casa querendo doces.” O marido pediu demissão para se dedicar ao negócio.

Procura por prazer e satisfação

Imagem ilustrativa da imagem Doceiras fazem sucesso na pandemia e ganham milhares de fãs
Fernanda Pignaton lembrou que alguns chocolates liberam endorfina. E que, além disso, o açúcar é viciante |  Foto: Thiago Coutinho- 11/06/2015

O isolamento social devido à pandemia e a incerteza sobre o futuro aumentou a ansiedade dos consumidores. Paralelamente ouve um aumento significativo no consumo de doces.

Levantamento do Grupo Pão de Açúcar mostrou aumento de 96% no consumo de doces e sobremesas, entre março e junho, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Para a psicóloga Savya Barbosa Cerqueira Knup, o consumo de doces representa uma tentativa de alívio para ansiedade e uma forma de proporcionar prazer.

A nutricionista Fernanda Pignaton lembrou que alguns chocolates liberam endorfina (hormônio). Além disso, o açúcar é viciante, causando uma dependência ao seu consumo. Enfatizou ainda que a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece que o consumo seja de no máximo 50g por dia, mas o recomendado é que não exceda 25g/dia.

“O açúcar provoca poços de insulina e acúmulo de gordura localizada. É muito inflamatório e a longo prazo o consumo desordenado pode levar a resistência à insulina e ao Diabetes tipo II”.

Mudança após sonho com irmã que morreu em acidente
Às vezes um sonho pode estimular uma mudança de vida. Foi o caso da confeiteira Caroline Campos. Após um sonho, ela decidiu se dedicar, com ajuda do marido, Rafael Dantas Faroni, à produção de doces.

“Sonhei que era Páscoa. Estávamos na casa da minha avó e minha irmã morta estava sentada, olhando a gente se divertindo. Até que tocou a campainha”, revelou.

Ela contou que, no sonho, foi olhar da varanda para ver quem estava chamando, e falaram que era encomenda.

“Minha avó disse que podia subir. Era um caminhão com muitas caixas, começaram a empilhar. Desci para olhar o que era, e eram muitos ovos de Páscoa, e escrito: Caroline Campos”, narrou.

No sonho, ela perguntou à avó o que era e o que fazer com aquilo.

“Ela respondeu que eram ovos de Páscoa que ela havia ganhado para vender. Senti um toque nas costas, olhei para traz e era minha irmã. Ela estava com um ovo de Páscoa gigantesco. Falou que o melhor ela tinha guardado para mim”.

A psicóloga e analista biodinâmica Sandra Milessi explicou que os sonhos são manifestações do inconsciente. “Quando você faz uma análise profunda deles, encontra conhecimento e recurso para se autoconhecer e evoluir.”

Tempo para produzir bolos de pote na quarentena
Formada em Direito, Rafaela Morena Soares Freitas, 27 anos, trabalha no administrativo de uma agência de publicidade, mas também assume a cozinha fazendo bolos de pote para vender.

Imagem ilustrativa da imagem Doceiras fazem sucesso na pandemia e ganham milhares de fãs
Rafaela Morena Soares Freitas, 27 anos |  Foto: Arquivo Pessoal

“Às vezes não consigo atender às demandas porque são muitos pedidos”, salientou.

Ela explicou que sempre pensava em fazer, mas nunca tinha tempo, trabalhando e estudando.

“Acabou que, na quarentena, tirei férias e acabei fazendo no Dia dos Pais. Fiz para o meu pai e um pouco a mais para os meus tios e começou assim”.

Empreendedorismo: Delícias viram negócio com 91 novas empresas

Imagem ilustrativa da imagem Doceiras fazem sucesso na pandemia e ganham milhares de fãs
Confeitaria: 992 microempresários registrados na atividade no Estado |  Foto: Divulgação

Um total de 992 microempreendedores individuias e microempresários trabalham no ramo do comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes no Estado. Só este ano, 91 empresas foram abertas no setor, de acordo com dados do Sebrae.

Luiz Felipe Sardinha, gerente de competitividade e produtividade do órgão, calculou que o número representa pouco mais de 9% do total de empresas atuando neste segmento no Estado.

Segundo ele, com o aumento da procura por fontes alternativas de renda, muitas pessoas buscaram por mercados onde o grau de especialização e a necessidade de investimento são baixos.

“Além disso, os hábitos de consumo foram impactados e identificou-se uma tendência de os consumidores concentrarem as compras em itens de primeira necessidade”, observou.

Atentos a essa mudança, empreendedores têm apostado no nicho de doces por ser uma categoria que tem sido cada vez mais consumida no e-commerce.

“Eles têm buscado cada vez mais utilizar os canais e plataformas digitais de forma estratégica. Podemos dizer que o digital é uma via de mão dupla, onde de um lado há a oferta do produto e, por outro prisma, temos o cliente emitindo sinais, se manifestando nas redes sociais”.

Destacou ainda que “é fundamental que os empreendedores desenvolvam a capacidade de coletar esses dados e transformá-los em informação que os permitam ajustar a sua oferta e melhorar o seu negócio. É um ciclo vicioso onde ambas as partes saem ganhando”, ressaltou.

Cacau
No início do ano, a cotação do cacau caiu no mercado internacional, mas vem acontecendo uma recuperação. Paulo Roberto Gonçalves, presidente do Sindicacau e integrante da Câmara de Alimentos da Federação das Indústrias do Estado (Findes) explicou que “o chocolate verdadeiro, com alto teor de massa de cacau traz benefícios para a saúde”.

A nutricionista Fernanda Pignaton explicou que são considerados com alto teor, aqueles com mais de 60% de cacau. Entre os benefícios, ela destacou que previne o envelhecimento precoce, é um ótimo anti-inflamatório, serve como pré-treino, previne doenças cardiovasculares e AVC, reduz o estresse e alivia dores.


SAIBA MAIS


Consumo cresceu 92% este ano

Fome de doce
Levantamento do Grupo Pão de Açúcar mostra que houve um aumento de 96% no consumo de doces e sobremesas, entre março e junho, na comparação com o mesmo período do ano passado.
A Nestlé observou um aumento de 50% na comercialização de leite condensado desde o início da quarentena, Com base nas vendas online de supermercados.
Segundo especialistas, o consumo aumentou durante a pandemia porque os consumidores ficaram mais em casa, durante a quarentena, e também foram tomados pela ansiedade.
Números no Estado
Um total de 992 microempreendedores individuias e microempresários trabalham no ramo do comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes no Espírito Santo.
Somente este ano, 91 empresas foram abertas no setor, de acordo com dados do Sebrae.
Fonte: Pessoas e entidades citadas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: