X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Dia dos avós: Avós e netos juntos em aventuras

Histórias de relações preciosas e com muito amor envolvido foram compartilhadas com a reportagem de A Tribuna


Imagem ilustrativa da imagem Dia dos avós: Avós e netos juntos em aventuras
Maria de Lourdes Mattos, 71 anos, e a neta Ana Beatriz Mattos Gandini, de 12 anos, gostam de viajar juntas |  Foto: Leone Iglesias/AT

Responsáveis por levar alegria, brincadeiras, aventuras e muito amor para a vida dos netos, os avós têm seu dia comemorado hoje. Histórias de relações preciosas foram compartilhadas com A Tribuna, e elas são de deixar um sorriso no rosto. 

Uma delas é a da consultora de vistos Maria de Lourdes Mattos, de 71 anos, que tem oito netos e se considera superconectada a todos eles. O mais velho tem 27 anos e o mais novo, 4. “Fazemos várias atividades juntos. A gente vai muito ao clube, que tem piscina e restaurante, ao cinema, em shoppings”, comentou Maria. 

Leia mais notícias de Cidades aqui

Viajar também é o que não falta na rotina da família. Maria disse que sempre costuma viajar na companhia dos netos, principalmente de Ana Beatriz Mattos Gandini, de 12 anos. 

Hoje, inclusive, a dupla se prepara para partir para o Rio de Janeiro a fim de passear e conhecer mais a Cidade Maravilhosa. Sobre o que os netos representam para ela, a grande avó só tem palavras de carinho.

“É difícil falar. É como se fosse uma sobremesa superesperada. É muito delícia ser avó deles. Cada um tem sua etapa, é uma felicidadade tê-los em minha vida”. 

Imagem ilustrativa da imagem Dia dos avós: Avós e netos juntos em aventuras
Zuleica Maria Renault Costa e a neta Gabriela Renault durante viagem a Dubai |  Foto: Acervo Pessoal

Outra avó que embarca nas aventuras de sua neta é  Zuleica Maria Renault Costa, 81 anos. A aposentada e a médica Gabriela Renault, 28 anos, já viajaram para vários países juntas. Somente neste ano, estiveram no Egito e em Dubai. Em setembro, já têm viagem marcada para Jericoacoara. 

“Minha avó é minha companheira de viagem. É uma alegria tê-la junto comigo. Tento aproveitar ao máximo a vida com ela enquanto está bem e ativa. Adoramos viajar juntas”, contou Gabriela.

História

A data para celebrar os avós possui origem bíblica, tendo sido instituída no século passado pelo papa Paulo VI, a fim de homenagear os pais de Maria, mãe de Jesus, que se chamam Ana e Joaquim. Eles já tinham recebido comemorações em outros dias, mas o Papa determinou que dia 26 de julho seria a data definitiva.

A comemoração é feita por cada vez mais gente, pois o número dos “pais de açúcar” tem aumentado com os anos, de acordo com uma pesquisa britânica. 

Em 1960, eram cerca de 500 mil avós no mundo e, hoje, o total é de  1,5 bilhão.

Imagem ilustrativa da imagem Dia dos avós: Avós e netos juntos em aventuras

Diversão com brincadeiras

Jogo de baralho é tradição com o vovô

O estudante Roger Reginatto, de 14 anos, aprendeu a jogar baralho com seu avô Lourenço Sperandio, aposentado,  78 anos,  quando tinha apenas 3 anos.  

Até hoje, os dois sempre jogam uma partida do jogo quando se reúnem, mantendo a tradição de mais de uma década. Roger afirmou que gosta bastante de jogar baralho com seu avô. Além de ser divertido, é uma forma dos dois ficarem próximos. “Acho que é muito legal, visto que resgata as tradições que são esquecidas com o tempo”, comentou. 

Para Lourenço, brincar com o neto  é a maior felicidade que pode existir. “Ele é muito bom no jogo, eu ensinei direito. Até fico arrependido, porque ele sempre me dá um coro nas partidas”, brincou.

Imagem ilustrativa da imagem Dia dos avós: Avós e netos juntos em aventuras

“Amor que pode tudo”

Avó de  Thales e Theo, de 3 anos, e Inês, de 6, a empresária Valeska Gomes, de 65 anos, comentou que os quatro se divertem bastante. Entre as atividades praticadas com o trio, estão brincadeira de pique-esconde, de bola, e nos parques dos shoppings. Ela contou que ama estar com eles.  

“Eles são meu coração fora do meu peito. Quando estou triste, preocupada, e eles chegam, esqueço de tudo. Tudo vira alegria. É um amor sem explicação. Um amor que pode tudo”, disse a avó.

Fique por dentro

Imagem ilustrativa da imagem Dia dos avós: Avós e netos juntos em aventuras

Origem da data

O Dia dos Avós é comemorado  em 26 de julho e celebra a importância deles, que são considerados popularmente como “pais com açúcar”. A data tem origem religiosa, sendo instituída pelo papa Paulo VI, no século passado, a fim de  homenagear Ana e Joaquim, que são os pais de Maria, mãe de Jesus. 

No século XVI, o papa Gregório VIII canonizou Ana e Joaquim por serem os avós de Jesus Cristo. Segundo a tradição cristã, mediante a uma ação milagrosa, o casal deu à luz Maria, mesmo não podendo ter filhos, por conta da idade avançada. 

De acordo com a Bíblia, Joaquim passou a jejuar no deserto por 40 dias e 40 noites, quando recebeu de um anjo a notícia que sua esposa, Ana, daria à luz uma menina, a quem vieram a chamar de Maria. 

Acredita-se também que Santa Ana tenha influenciado na educação de Jesus e, assim, também é padroeira da educação, além de ser padroeira dos avós. 

Santa Ana e São Joaquim já foram celebrados em vários festivais e em diversas festas diferentes, no entanto, o papa Paulo VI, instituiu o dia 26 de julho como data definitiva.

Mais avós no mundo 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), não há dados oficiais sobre o número de avós. The Economist, uma revista britânica, publicou o artigo “The glory of grandparents”, apresentando o resultado de uma pesquisa que indica o crescimento de avós no mundo. O que antes era 500 mil em 1960,  passou para 1,5 bilhão atualmente. 

Também foi informada que a proporção de avós para crianças menores de 15 anos cresceu de 0,46 em 1960 para 0,80 no período.

Fonte: Pesquisa A Tribuna. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: