X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Dezesseis carros são tirados das ruas todo mês na Grande Vitória

Abandono de veículos pode afetar o tráfego, a passagem de pedestres e também a saúde pública, de acordo com agentes de trânsito


Ouvir

Escute essa reportagem

Pneus vazios, vidros quebrados, carroceria amassada e mato alto  são  alguns dos muitos sinais de abandono de um veículo. De janeiro de 2022 até março de 2023, houve uma média de 16 veículos abandonados por mês nos municípios de Vitória, Cariacica, Serra e Vila Velha.

As Guardas de Trânsito desses municípios disseram que o abandono de veículos produz efeitos tanto no ambiente quanto na saúde  e na segurança.

"As remoções servem para melhorar a visibilidade nas ruas, a ambiência, a saúde e a segurança. Isso porque se elimina o foco de doenças como a dengue e até de insegurança, pois esses veículos são usados para uso de drogas e também para o tráfico", afirma o diretor do Departamento de Trânsito  da Serra, Fábio Alves.

Imagem ilustrativa da imagem Dezesseis carros são tirados das ruas todo mês na Grande Vitória
O subinspetor da Guarda Municipal de Vila Velha, Thiago Macedo, de 37 anos, atuou na remoção de um veículo abandonado no bairro Praia da Costa, em Vila Velha, durante a tarde de terça-feira (21) |  Foto: Leone Iglesias/AT

Ao receberem as denúncias de veículos abandonados, os municípios atuam de forma semelhante para realizar a remoção. Em Vitória  e Serra, os proprietários são notificados e têm entre 15 e 30 dias para retirar o veículo do local. 

"O dono é notificado via correspondência e, se ela retorna sem a assinatura do proprietário, lançamos um edital no Diário Oficial para que o dono tenha ciência. Após 48 horas o veículo pode ser removido. A maioria  é retirada após a notificação", afirma o gerente de Operações e Fiscalização no Trânsito de Vitória, Brunno Xavier.

Nosso papel é remover esses veículos e deixar as vias limpas Osmar Assunção, inspetor de Trânsito da Guarda de Vila Velha
  

Em Cariacica, o prazo é de até 48 horas, segundo o gerente de Trânsito, Jefferson de Amorim Pereira. Em Vila Velha, o dono do veículo tem  um dia para poder retirá-lo, afirma o inspetor de Trânsito da GMVV, Osmar Assunção. 

"Quando percebemos que muitas pessoas estavam deixando o veículo no local mesmo com as notificações, fizemos essa mudança na lei".

Um veículo abandonado pode se transformar em foco de dengue Brunno Xavier, gerente de Operações e Fiscalização no Trânsito de Vitória
 

O Detran informou que o acionamento do guincho que fará a remoção poderá ser feito por agente de trânsito municipal ou Policial Militar.  

Caso o veículo não seja retirado pelo proprietário, ele poderá ser leiloado a partir do 60º dia da remoção. O Pátio Central do Detran armazena atualmente 62 veículos na condição de "abandonado em via pública".

COMO DENUNCIAR

Vitória

  • De janeiro de 2022 a março de 2023, foram 89 veículos considerados abandonados que foram removidos.
  • Para denunciar, o morador pode acionar a Prefeitura de Vitória via  156.
  • Os donos são notificados e um processo é aberto. Caso não seja encontrado, é publicado um edital para que o proprietário tome ciência. Após esse processo, que dura cerca de 40 dias, o veículo é removido e levado para o pátio. Após 90 dias, pode ser leiloado.

Cariacica

  • Em 2022, foram atendidas 43 denúncias de veículos abandonados, sendo 13 removidos; enquanto em 2023 foram 27, sendo 11 removidos. Ao todo, foram 24 veículos removidos.
  • Os proprietários podem ser multados, com multa prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro (o valor pode chegar a R$ 195,23). Denúncias: Ouvidoria 162 ou pelo  3354-5835. 

Serra

  • No mesmo período, foram 149 veículos abandonados. Três  foram removidos pelo município e 28 pelos donos. A forma de notificação é semelhante a de Vitória.
  • Para denunciar, o morador pode utilizar o canal de ouvidoria no site da prefeitura ou ligar para  3291-2011 ou 0800 283 9780.

Vila Velha

  • A cidade é dona do maior número de remoções, sendo 124 no período. O dono do veículo tem apenas um dia para poder retirar o veículo.
  • Para notificar o município, o morador pode entrar em contato com a prefeitura via 162.

Fonte: Prefeituras consultadas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: