Desfile de blocos de Carnaval em Cariacica
Programação vai contar com 10 bloquinhos a partir do dia 4 de fevereiro. Expectativa é de 20 mil pessoas nas ruas
Escute essa reportagem
Após dois anos sem sair às ruas devido à pandemia da covid-19, os tradicionais blocos de Carnaval já estão prontos para tomar os bairros de Cariacica. A folia na cidade inclui 10 bloquinhos a partir do dia 4 de fevereiro.
“O Carnaval de bairro é uma tradição do nosso País. A ansiedade da população é grande pela volta dessa manifestação”, disse o secretário de Cultura e Turismo de Cariacica, Alvarito Mendes Filho.
Os 10 blocos foram aprovados para saírem às ruas após inscrição via edital da prefeitura. “A medida facilita o trabalho das nossas forças de segurança e auxilia no suporte necessário para a realização das festas”, frisou Alvarito.
De acordo com o secretário, a prefeitura disponibilizará banheiros químicos, uma ambulância em cada festa, além de palcos para os blocos fixos e trio elétrico para aqueles que realizarão percurso pelas ruas. A expectativa de público é de 20 mil pessoas.
Para dar início à folia, já no próximo dia 4, o “Bloco Em Cima da Hora” desfila por Itanguá das 16 às 20 horas. “Dizem que o Carnaval do Brasil começa em Vitória, mas na verdade, o início é em Itanguá”, brincou o diretor do bloco Fabrício Marques.
Leia mais em:
Carnaval 2023: prefeitura do ES abre inscrições para blocos de rua
Foliões serão multados em R$ 750 por fazer xixi na rua
Além da festa, o grupo realiza um trabalho social com crianças e adolescentes do bairro, dando oficinas de percussão. Neste ano, os abadás do bloco serão adquiridos por meio da doação de três quilos de alimentos não perecíveis.
Já no dia 5, a festa será em Itacibá. O bloco Boralá promete agitar as ruas do bairro com atrações musicais, carros alegóricos e até rainha de bateria. A concentração será às 16 horas, na Rua Itabapoana.
“Nosso enredo é ‘As crianças voltam a brincar’ justamente por conta da nossa volta às ruas”, disse o presidente Mário Lúcio Pires.
Quem também retorna às ruas é o “Carnapiralto pelas Ruas”, de Alto Lage. A festa será no dia 11 de fevereiro, das 17 às 21 horas. Serão dois quilômetros de percurso pelas ruas, com previsão de ter um trio e uma banda de sopro.
“À medida que o bloco passa pelos bares do bairro, as pessoas vão se somando”, disse Jorge Scardua, um dos coordenadores.
Já as prefeituras de Vila Velha e Serra ainda estão definindo a programação. Na cidade canela-verde, os blocos interessados em desfilar têm até segunda-feira para realizar a inscrição junto à prefeitura.
Em Vitória, os blocos só vão poder ficar nas ruas até 18 horas, com no máximo, dois bloquinhos ao dia em cada região, exceto de 18 a 21 de fevereiro para festas no Centro.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO EM CARIACICA
Em Cima da Hora, em Itanguá
Dia 4 de fevereiro (sábado), das 16h às 20h, com concentração na Rua Rosilva.
Bora lá, em Itacibá
Dia 5 de fevereiro (domingo), das 16h às 20h, com concentração na Rua Itabapoana. Bloco homenageará as crianças do município.
Bloco 705, em Nova Brasília
Dia 11 de fevereiro (sábado), das 18h às 21h, com concentração no ponto final da linha de ônibus do bairro.
Carnapiralto pelas Ruas, em Alto Lage
Dia 11 de fevereiro (sábado), das 17h às 21h, com concentração na quadra de esportes, na Rua Santa Lúcia, próximo à escola Maria de Lourdes Santos Silva.
Seu Boneco, em Santa Luzia
Dia 12 de fevereiro (domingo), das 14h às 18h, com concentração na Distribuidora do Leo, na Rodovia José Sette.
Piradinho do Caps, em Conjunto Santana
Dia 16 de fevereiro (quinta-feira), das 9h ao meio-dia, com concentração no estacionamento do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), em Tucum.
Lambe Sal, em Nova Brasília
Dia 19 de fevereiro (domingo), das 17h às 21h, com concentração na praça do bairro.
Tá Lelé Tá Maluco, em Padre Gabriel
Dia 25 de fevereiro (sábado), das 15h às 19h, com concentração na praça do bairro.
Me Libera Nega, em Jardim Campo Grande
Dia 5 de março (domingo), das 15h às 19h, com concentração na Rua Minas Gerais.
Bloco das Virgens, em Piranema
Dia 12 de março (domingo), das 16h às 20h, com concentração na Rua Vicente Santório Fantini.
Fonte: Blocos consultados e Prefeitura de Cariacica.
Comentários