X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Descontos de até 100% em faculdades


Faculdades particulares do Espírito Santo vão conceder bolsas de estudo para alunos que foram bem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As vagas serão ofertadas através do Programa Universidade para Todos (Prouni), do governo federal, e do Nossa Bolsa, do governo do Estado.

Imagem ilustrativa da imagem Descontos de até 100% em faculdades
Estudante Letícia Reis, 19 anos, deseja cursar faculdade de Jornalismo |  Foto: Beto Morais/AT

A quantidade total de bolsas ainda não foi divulgada oficialmente, mas um levantamento feito pela reportagem de A Tribuna mostra que serão, pelo menos, 2.056 vagas no Estado. São bolsas com descontos que variam de 50% a 100%, para começar a estudar no primeiro semestre de 2020.

Na Multivix, por exemplo, serão 1.532 bolsas distribuídas em oito cidades: Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, São Mateus, Nova Venécia, Castelo e Cachoeiro de Itapemirim. Haverá oportunidades em cursos como Direito, Psicologia, Farmácia, Enfermagem, Engenharia Civil e Odontologia.

Já na Faesa, serão 171 vagas em cursos como Ciência da Computação, Administração, Engenharia de Produção, Tecnólogo em Jogos Digitais, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Mecânica e Jornalismo.

Quem está de olho em uma vaga no curso de Jornalismo é a estudante Letícia Reis, de 19 anos. Após se dedicar aos estudos durante todo ano, ela está confiante, por causa de seu desempenho no Enem.

“Fui bem na prova de Humanas e Exatas, além da Redação, que desenvolvi bem”, afirmou Letícia.

Já para os cursos de Engenharia Mecânica, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia da Computação e Logística, há vagas na UCL da Serra e de Cariacica. Serão 110 bolsas na instituição.

Vagas como bolsistas também serão abertas na Pio XII, para os cursos de Biomedicina, Psicologia, Administração, Comércio Exterior e Ciências Contábeis. Já na Católica de Vitória, serão 119 bolsas nos cursos de Nutrição, Fisioterapia, Filosofia, Farmácia, Educação Física e Biomedicina.

O Ministério da Educação informou que o cronograma de inscrição no Prouni será divulgado no início de 2020. O programa é destinado a estudantes que fizeram o ensino médio na rede pública ou na rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda familiar bruta de até três salários mínimos (atualmente R$ 2.994) por pessoa.

As oportunidades

Prouni

- O Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma iniciativa do governo federal e tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação de instituições de ensino superior privadas.

- O ProUni é destinado a estudantes de ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda familiar bruta de até três salários mínimos (atualmente R$ 2.994) por pessoa.

- A quantidade total de vagas e o cronograma de inscrição será divulgado no início de 2020 pelo Ministério da Educação (MEC).

- Para a seleção, é utilizada a nota do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Nossa Bolsa

- É um programa do governo do Estado que tem como objetivo promover a inclusão e o desenvolvimento social e educacional, com bolsas que variam de 50% a 100%.

- A quantidade total de vagas e o cronograma de inscrição ainda será divulgada pelo governo do Estado.

- Para a seleção, é utilizada a nota do candidato no Enem.

Bolsas no Estado

- A quantidade de bolsas no Estado não foi divulgada oficialmente, mas levantamento feito por A Tribuna mostra que pelo menos 2.056 vagas serão oferecidas por algumas instituições de ensino particulares.

- São bolsas de 50% a 100%, para os candidatos começarem a estudar ainda no primeiro semestre de 2020, tanto por meio do Nossa Bolsa quanto pelo Prouni.

Multivix

- Serão 1.532 bolsas de até 100% em oito cidades: Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, São Mateus, Nova Venécia, Castelo e Cachoeiro de Itapemirim.

- Alguns cursos: Direito, Psicologia, Farmácia, Enfermagem, Engenharia Civil e Odontologia.

Faesa

- Serão 171 bolsas.

- Alguns cursos: Ciência da Computação, Administração, Engenharia de Produção, Tecnólogo em Jogos Digitais, Arquitetura e Urbanismo, Jornalismo e Engenharia Mecânica.

UCL

- Serão 110 bolsas na Serra e em Cariacica.

- Alguns cursos: Engenharia Mecânica, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia da Computação, Engenharia de Petróleo, Engenharia Elétrica e Logística.

Católica de Vitória

- Serão 119 bolsas.

- Alguns cursos: Nutrição, Fisioterapia, Filosofia, Farmácia, Educação Física, Biomedicina e Administração.

Faculdade Saberes

- Serão 62 vagas com descontos de 50% a 100%.

- Alguns cursos: História, Português/Inglês, Pedagogia e Letras.

Pio XII

- Serão 48 bolsas para o próximo ano.

- Alguns cursos: Biomedicina, Psicologia, Direito, Administração, Comércio Exterior e Ciências Contábeis.

Fucape

- São cinco vagas com 100% de desconto.

- Cursos: Administração, Ciências Contábeis (contador global) e Ciências Econômicas (Economia).

Estácio

- Serão nove bolsas presenciais.

- Os cursos não foram informados.

Fonte: Instituições consultadas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: