X

Olá, faça o seu cadastro para ter acesso a este conteúdo

*Você não será cobrado

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Definidos acessos para a ciclovia da 3ª Ponte

Ciclovia em Vitória terá início em uma área na subida da ponte, na avenida Capitão João Brandão, próximo ao Tribunal de Justiça

Rafael Gomes, do jornal A Tribuna | 22/06/2022 21:02 h

Pelo projeto, a ciclovia em Vitória terá início em uma área na subida da ponte, na avenida Capitão João Brandão, próximo ao Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES).
Pelo projeto, a ciclovia em Vitória terá início em uma área na subida da ponte, na avenida Capitão João Brandão, próximo ao Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES). |  Foto: Reprodução câmera Rodosol
 

Prevista para ficar pronta em março de 2023, a ciclovia da Terceira Ponte já tem local de acesso definido em Vitória. A definição foi feita pelo governo do Estado, que agora trabalha no projeto junto com a prefeitura da capital.

Pelo projeto, a ciclovia em Vitória terá início em uma área na subida da ponte, na avenida Capitão João Brandão, próximo ao Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES). Para chegar até lá, o ciclista vai passar por uma ciclovia que começa já na avenida Nossa Senhora dos Navegantes, na Enseada do Suá.

Este será o trajeto de quem seguirá de Vitória para Vila Velha. Já quem vem de Vila Velha para a capital vai descer na mesma região, mas no lado oposto, na altura do Corpo de Bombeiros. 

O acesso pela cidade canela-verde, que já havia sido definido antes, será conectado diretamente à ciclovia da avenida Champagnat, na Praia da Costa.

No local de subida e descida em Vitória, embaixo da ponte, está prevista uma área urbana de convivência, com locais para guardar ou alugar bicicletas compartilhadas, por exemplo. O governo estuda agora o procedimento de acesso, que só deverá ser liberado para quem tem o Cartão GV. Apesar disso, não haverá cobrança.

A tendência é de que a passagem seja liberada por meio de um equipamento eletrônico.

Em nota, a Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação de Vitória informou que recebeu a proposta para o acesso à ciclovia e que “as equipes técnicas da prefeitura  e do governo do Estado estão trabalhando nessa proposta”.

Enquanto o acesso vem sendo definido, as obras para construir a ciclovia continuam. “Já foi concluída 60% da obra. A previsão de entrega é março de 2023”, afirmou o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio  Damasceno.

A ciclovia está sendo construída em toda a extensão da ponte, nos dois sentidos (seguindo o mesmo fluxo dos carros). A estrutura fica em um nível abaixo da pista da ponte, ou seja, não tem ligação com as faixas de veículos. A ciclovia também contará com uma barreira de proteção que servirá como inibidor de suicídios. 

Na altura do vão central da ponte, haverá um mirante, nos dois sentidos, para contemplação da Baía de Vitória.

Fluxo será no mesmo sentido dos carros

A ciclovia vai ocupar toda a extensão da Terceira Ponte, nos dois sentidos (Vitória-Vila Velha e Vila Velha-Vitória). Ela seguirá o mesmo sentido do fluxo de veículos.

A estrutura fica em um nível abaixo da pista da ponte, ou seja, não tem ligação com as faixas de veículos.

 A ciclovia também contará com uma barreira de proteção que servirá como inibidor de suicídios. 

Na altura do vão central da ponte, haverá um mirante, nos dois sentidos, para contemplação da Baía de Vitória.

O acesso será gratuito.

Acessos

- Vitória

A ciclovia na capital terá início em uma área na subida da ponte, na avenida Capitão João Brandão, próximo ao Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), na Enseada do Suá.

Para chegar até lá, o ciclista vai passar por uma ciclovia que começa já na avenida Nossa Senhora dos Navegantes. Ela ainda será construída.

A chegada (de quem vem de Vila Velha) será na mesma região, mas no lado oposto, na altura do Corpo de Bombeiros, na rua Tenente Mario Francisco Brito. 

- Vila Velha

O acesso e descida serão conectados diretamente à ciclovia da avenida Champagnat, na Praia da Costa.

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS