Crianças plantam mais de 500 árvores
Em uma demonstração de amor à natureza, grupo está plantando mudas às margens de rio que percorre regiões sul e serrana
Escute essa reportagem
Mais de 500 árvores estão sendo plantadas às margens do rio Benevente, que percorre as regiões Sul e Serrana do Estado. Em uma demonstração de amor à natureza, o plantio é feito por um grupo que conta com crianças de Alfredo Chaves.
O plantio faz parte do projeto Revitaliza Benevente, que tem como objetivo reduzir a erosão e o assoreamento no manancial. Além disso, a ação busca restabelecer a mata na beira dos rios, principalmente em pontos de possíveis enchentes.
“Alfredo Chaves sofreu três inundações em menos de dez anos, e entre os principais impactos ambientais em relação aos rios está o desaparecimento das florestas ciliares, que tem como função proteger os rios e nascentes de desastres”, destacou o e secretário de Meio Ambiente de Alfredo Chaves, Antônio Marcos Orlandi.
Os plantios começaram em abril deste ano. As mudas usadas são típicas da Mata Atlântica, como pau-brasil, ipês, paineira, algodoeira, angico, cangalha e oiti, todas cultivadas no viveiro da prefeitura.
O gerente de licenciamento ambiental e engenheiro florestal Luís Fernando Stefanon Ricco explicou que a bacia hidrográfica do rio Benevente abrange Anchieta, Alfredo Chaves, Iconha, Guarapari e Marechal Floriano. “Nossa intenção é incutir nas crianças a importância e responsabilidade nesse processo de reflorestamento”
Isaque da Silva Raymundo, de 6 anos, aluno da Escola Ana Araújo, participou do projeto e disse que plantou uma árvore pela primeira vez. “Elas são importantes porque fazem sombra, servem de moradia aos pássaros e dão frutos”.
Comentários