Criança de 5 anos é resgatada de helicóptero após afogamento em Santa Teresa
Menina estava em estado grave e precisou ser intubada antes de ser transferida para o Hospital Infantil de Vitória
Uma menina de 5 anos foi transferida de helicóptero para um hospital de Vitória após sofrer um afogamento em água doce, em Santa Teresa, na região Serrana do Espírito Santo. A criança, que tem transtorno do espectro autista (TEA), apresentou um quadro clínico gravíssimo e precisou ser intubada.
De acordo com o Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer), a menina foi socorrida por familiares, que a levaram inconsciente ao Hospital de Santa Teresa. Durante o trajeto, eles realizaram manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP).
Ao dar entrada na unidade hospitalar, a criança permanecia inconsciente. Diante da gravidade do quadro, a equipe médica realizou a intubação imediata e acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para providenciar a transferência a um hospital com atendimento especializado.
A equipe aeromédica do Notaer foi acionada e assumiu os cuidados da paciente. De acordo com o núcleo, a menina precisou ser estabilizada antes de ser transportada pelo helicóptero Harpia 10.
A criança foi encaminhada ao Hospital Estadual Infantil de Vitória – Dra. Milena Gottardi, onde recebe tratamento especializado.
Segundo o Notaer, o afogamento foi classificado como grau 6, considerado o nível mais grave na classificação da ocorrência.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários