Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Corrida por festas para 25 mil casamentos este ano

Previsão é de que haja recorde de cerimônias no Estado. Procura por espaços para eventos e aluguel de roupas já aumentou

Camila Lima, do jornal A Tribuna | 24/01/2022 12:50 h

Juntos há seis anos, a arquiteta  Nicolli Pignaton, 26,  e o empresário  Daniel Castro, 32,  noivaram em setembro de 2021.
Juntos há seis anos, a arquiteta Nicolli Pignaton, 26, e o empresário Daniel Castro, 32, noivaram em setembro de 2021. |  Foto: Antonio Moreira/ AT
 

Após dois anos de restrições e festas de casamentos sendo canceladas, finalmente, os noivos voltam a realizar o sonho de trocar as alianças. 

Com o avanço da vacinação contra a covid-19, a previsão é  de que haja recorde de casamentos este ano, com expectativa de 25 mil cerimônias, o maior número dos últimos quatro anos. 

  A corrida por espaços para as festas e aluguel de roupas já são percebidas por empresas do setor.

Em 2021, segundo dados do Portal da Transparência do Registro Civil,  foram 23.135 registros  de casamentos emitidos somente no Estado.  

 Para o  diretor de Comunicação da Associação dos Fornecedores de Eventos Sociais do Espírito Santo (Afesta), Marcelo Moura, com o avanço da vacinação completa e por conta da demanda reprimida de cerimônias dos últimos anos, o Espírito Santo deve chegar a 25 mil cerimônias.

 “Algumas agendas de sábado, para o fim de ano, já não têm mais disponibilidade. Nos meses de pico, que são setembro, outubro e novembro, há muitos (trabalhadores do setor) com agenda lotada”.

O tabelião Rodrigo Reis Cyrino, que é diretor do Colégio Notarial do Brasil - Conselho Federal (CNB-CF) também  acredita que o número de casamentos oficializados em cartório neste ano vai superar o total dos anos anteriores. 

 Ele ainda acrescenta que, desde 2020, já é possível realizar cerimônias de  casamentos e união estável por meios eletrônicos. “O cartório manda um link e, por meio de videoconferência,  as partes assinam de modo eletrônico”.

Quem está animada com a alta demanda de casamentos é a empresária de um ateliê de vestidos de noivas e de trajes masculinos Rosane Depes. Ela conta que a procura por aluguel das peças aumentou  este ano, tanto que já não tem horários de visitação aos sábados deste mês, por exemplo. 

“As pessoas, nesses anos,  buscavam mais festas ao dia, intimistas. Porém,  elas estão voltando a buscar festas com mais glamour, além de se  casar à noite”. 

 A cerimonialista Carla Viana conta que, na sua presença, por exemplo, quase não há datas disponíveis para este ano.

 “Temos mais de 70 casamentos agendados para este ano. As remarcações já  passaram e agora temos feito novos contratos”, disse.

Planos para cerimônia em Nova Almeida

Juntos há seis anos, a arquiteta  Nicolli Pignaton, 26,  e o empresário  Daniel Castro, 32,  noivaram em setembro de 2021 e o casamento está marcado para outubro deste ano.

  Ambos vacinados,  eles agora estão com alta expectativa para a cerimônia, que será realizada em Nova Almeida, na Serra.

Nicolli conta que, a princípio, o desejo era se casar em setembro, mas o casal não encontrou disponibilidade no local desejado. “Quando comecei a buscar o cerimonial, já estava disputado e tive de marcar   para outubro”. 

“A maquiadora que eu queria também não tinha data para outubro e tive de ir atrás de outra. A pessoa da decoração também não tinha disponibilidade mais para outubro”, conta a arquiteta.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS