Corrida pelo morango do amor, doce que viralizou na internet
Confeitarias tiveram de aumentar a produção, limitar vendas por cliente e até fazer lista de espera para atender a alta demanda
Escute essa reportagem

O “Morango do amor” virou febre e mudou a rotina de confeitarias no Espírito Santo. Muitas delas aumentaram a produção e limitaram as vendas para atender a demanda.
Na Doceria do Leo, a equipe teve que ser ajustada. Quarta-feira (23) foi o primeiro dia de vendas do doce nas lojas do chef confeiteiro Leonardo Pereira e as mais de 1.500 unidades produzidas esgotaram antes mesmo do horário oficial de abertura.
“A loja abre às 11h30, mas como já estava limpa e preparada, resolvemos abrir mais cedo por conta da fila gigantesca na porta. Antes do horário de funcionamento oficial da loja, toda a produção já tinha esgotado. Teve cliente desde às 9 horas da manhã na fila. É surreal”.
Ele conta que, para esta quinta-feira (24), a produção segue, porém em menor quantidade. “Nossos insumos esgotaram. Estamos tendo que correr atrás dos fornecedores. Alguns deles também estão sem esses insumos, como a glucose”.
Mariana Baldon, da Encanto Doce, conta que, por lá, a produção dos doces começou bem antes. “Teve um dia que meu WhatsApp chegou a travar de tantas mensagens com pedidos pelo Morango do Amor. Eu só consegui responder os clientes de noite, pelo computador”.
Desde o começo da semana quase não está dando conta dos pedidos, diz ela. “Eu mesma faço os doces. Já fiz de 250 a 300 unidades”.
De acordo com Leonardo, o sucesso do morango do amor se deve à beleza e à estética do produto. O morango do amor é uma releitura da tradicional “maçã do amor”, típica nas festas juninas.
“Já temos a tradicional maçã do amor e agora surgiu essa versão mais fresca e atrativa. A combinação do clima festivo com a aparência do morango ajudou a impulsionar esse hype”, explica Leonardo.
A nova sensação das redes sociais, de cor vibrante e sabor marcante, une o frescor do morango com a doçura do brigadeiro branco e a crocância de uma calda de açúcar avermelhada.
A pedido da reportagem de A Tribuna, Leonardo ensinou a receita do doce. Ele conta que, apesar dos ingredientes simples, a técnica é a chave para um belo morango do amor.
Boom de vendas

“Eu nunca recebi tantos pedidos quanto estou recebendo ultimamente. No final da semana passada foi um 'boom' de pedidos. Segunda eu já quase não dei conta. Hoje (terça) também já não estou dando conta de anotar e fazer os pedidos para amanhã (quarta). Meu WhatsApp já até travou por conta disso de tantas mensagens”.
Quantia limitada por pessoa

Millena Moreira, da Mi Doces Confeitaria, ficou impressionada com as vendas de ontem. Foram 800 unidades vendidas para clientes que formaram uma fila gigantesca. “Eu comecei a produção às 2 horas da manhã. Fechei a loja por um dia para fazer uma produção em massa e mesmo assim teve gente que ficou sem”.
Ela conta que teve que limitar o número de unidades compradas por pessoa. “Quando começaram a acabar, limitamos para cinco unidades por pessoa, depois três, tentando fazer com que os últimos da fila conseguissem pelo menos um, mas não teve jeito. Terminamos o dia com várias outras reservas”.
Receita do "Morango do amor"

Dica: morangos perfeitos
Essencial para o sucesso do morango do amor é a escolha da fruta. Prefira morangos grandes, firmes e bem vermelhos, pois eles têm melhor aparência, seguram melhor o brigadeiro e garantem uma finalização mais bonita.
Além disso, evite os que estão muito maduros ou com machucados, pois soltam água e podem prejudicar a montagem e o resultado final.

Brigadeiro branco
Ingredientes
395g leite condensado
50g creme de leite
Modo de preparo

1. Em uma panela, misture bem os ingredientes ainda fora do fogão. Em seguida leve ao fogo. Mexa sem parar para que não queime e a mistura cozinhe por igual.
2. O momento de tirar do fogo é quando a mistura apresenta a textura de “ponto de bloco”, é o ponto de brigadeiro para enrolar. Isso vai demora aproximadamente 10 minutos, dependendo da intensidade da temperatura do fogo.
3. Assim estará pronto o brigadeiro branco, que é utilizado na receita original do doce, porém, neste momento, variações podem ser feitas, como criar sabores de maracujá e pistache . Para isso, com o brigadeiro branco pronto, adicione 30g pasta de maracujá ou 30g pasta de pistache (caseira ou industrializada).
4. Em seguida, retire da panela e envolva em um plástico filme. Deixe esfriar por no mínimo 6 horas na geladeira.
Modelagem
6 morangos
Modo de preparo

1. Selecione os morangos. O ideal é escolher os maiores e mais bonitos para um resultado melhor. Eles devem ser higienizados e bem secos. Os cabos do morango devem ser retirados e guardados, pois serão novamente utilizados posteriormente.
2. Com os morangos bem secos, utilize 60g do brigadeiro branco resfriado para envolver o morango.
3. Faça um disco com a massa do brigadeiro branco e coloque o morango no meio. Vá modelando para deixar com o formato desejado e armazene.
Calda
Ingredientes
600g de açúcar
85g vinagre álcool ou maçã
100 água
70g glucose
20 gotas de corante vermelho em gel
Corante em pó dourado
Modo de preparo

1. Em uma panela, ainda com o fogo desligado, misture bem todos os ingredientes até a mistura ficar homogênea. Limpe as bordas internas da panela para evitar que a calda cristalize. Após, leve ao fogo.
2. Nos primeiros minutos, não mexa. Com um termômetro, monitore até chegar a 100ºC. Misture levemente para toda a calda tenha a mesma temperatura. Repita quando atingir 125ºC. A dica é levar o conteúdo das bordas para o centro.
4. Quando chegar à 150ºC, desligue o fogo rapidamente e retire a panela do bocal quente do fogão. A temperatura da calda não pode ultrapassar os 150ºC. Depende da intensidade do fogo, esse processo demora em torno de 15 minutos.
Montagem

Assim que a calda sair do fogo, as bolhas vão abaixar e ela deve ser utilizada imediatamente.
Passe os bombons dentro da calda girando para que todos os lados fiquem cobertos. Em seguida, retire da calda e continue girando, deixando escorrer o excesso.
Assim que a calda terminar de escorrer, uma rebarba estará formada com o restante da calda em excesso. Retire com uma tesoura.
A calda vai endurecer rapidamente e formar uma “casca” brilhante e crocante.
A receita rende seis unidades.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários