X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Confira os dez temas cotados para a Redação do Enem neste domingo

Cenário do mercado de trabalho para os jovens, pandemia, meio ambiente e tecnologia estão entre as apostas dos professores


Um dos maiores motivos de insegurança para quem vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é o tema da Redação. Apesar de  só ser revelado no dia da prova, que acontece amanhã, algumas pistas  podem indicar o assunto sobre o qual os alunos terão de escrever.

Com o intuito de ajudar os candidatos a se prepararem nesta reta final,   A Tribuna pediu a especialistas para apontarem   quais são os 10  temas mais cotados  deste ano.  

Professor de Redação do Colégio Cobe Contec, em Vila Velha, Yaghor da Silva Santos  sugere que  estudantes como Raíssa Nolasco   fiquem de olho em  assuntos que envolvam o meio ambiente. “Alguns programas federais de incentivo à agricultura familiar estão em alta, além da crise hídrica que estamos vivendo e a necessidade de reduzir o consumo de lixo”, aponta. 

 Já a professora de Redação do UP Centro Educacional Ana Paula Oliveira acredita que o foco do exame de 2021 será nos jovens, a partir de debates sobre entrada no mercado de trabalho, empreendedorismo na adolescência e o papel  do esporte na inclusão social.   

 Ela lembrou ainda que, para ganhar a sonhada nota mil, os textos devem seguir algumas regras, como apresentar coesão e coerência, demonstrar domínio da escrita formal e fazer a interpretação correta do enunciado.   

 Quem acertou o tema do ano passado e quer manter a tradição nesta edição do Enem é a professora Rayza Fontes. Para ela, o assunto da vez será a tecnologia, focando em como   o uso excessivo de telas e a dependência das redes sociais  podem afetar o   dia a dia.   

   “Dificilmente o tema deve dividir opiniões, como é o caso do aborto, descriminalização das drogas, entre outros. É importante lembrar que o aluno precisa sempre, na conclusão, oferecer uma proposta de intervenção”, frisa.

 O mesmo é defendido pelo professor de Redação do Leonardo da Vinci Lúcio Manga. Ele cita os desdobramentos da covid como possíveis assuntos a serem abordados. 

“A pandemia seria um ponto central para dissertar sobre os impactos na educação, a exemplo da evasão escolar; de como ela afetou a economia;  além da questão científica, sobre vacina, fake news, negacionismo, etc.”, sugere.


Os temas apontados por professores


Impactos da covid  e maus-tratos a animais

Novas demandas do mercado de trabalhoos jovens têm sido cobrados, cada vez mais, a desenvolverem habilidades que  atendam ao atual cenário do mercado de trabalho. Vale a pena citar, por exemplo, a necessidade de dominar a tecnologia e a criação de várias competências emocionais.   

2  Evasão escolarTornou-se um assunto muito discutido por profissionais da área, sobretudo durante a pandemia. Pesquisas apontam que a frequência de crianças e adolescentes nas escolas despencou significamente no último ano. 

Esporte e inclusão socialdevido a esse cenário educacional provocado pela pandemia, a discussão sobre utilizar o esporte como um instrumento de inclusão social ganhou mais força. 

 4 Gravidez na adolescênciapor ser um problema recorrente, mas que nunca caiu na prova, o tema é um dos mais cotados pelos especialistas.  

5 Dependência das redes sociaiso tema vem sendo tratado com frequência  dentro das salas de aula e, por isso, pode ser uma forte aposta para este ano.   

6 Meio ambienteem alta todos os anos, a questão do meio ambiente pode aparecer de diferentes formas: no incentivo à agricultura familiar  (abordado em campanhas do governo federal); a crise hídrica no País; como reduzir consumo de lixo; entre outros. formas de manter a fauna e a flora  brasileiras longe dos interesses internacionais também podem ser abordadas, por causa do grande número de tráfico  de animais  para fora do Brasil e de venda ilegal da flora, segundo os professores.

7 Educação financeira divulgadas no final de 2019, as novas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabeleceram que a educação financeira deve fazer parte do ensino de jovens. Por ser recente e relevante para o impulso do empreendedorismo, tem chances de aparecer no Enem.       

8 Maus-tratos aos animaiscotado para aparecer todos os anos, é um assunto que mexe com  a maioria das pessoas.   

9 Incentivo à leituraO Assunto  também   foi objeto de diversas  campanhas do governo federal e, com isso, tem chances de ser o tema abordado neste ano.  

10 Desdobramentos da pandemiapodem cair assuntos como fake news sobre a ciência durante a pandemia; impactos da covid-19 na economia e como recuperá-la;   negacionismo, entre outros.      


SAIBA MAIS


O que levar para o exame?

 - Via original de documento oficial de identificação

- Caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente

- Máscara de proteção facial

- Garrafa de água (opcional)

- Cartão de Confirmação de Inscrição (opcional)"

Fonte: Professores entrevistados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: