Confira os dez maiores exageros na harmonização facial
Preenchimento excessivo de lábios e bochechas, queixo pontudo demais e mandíbula quadrada são alguns deles
Escute essa reportagem

Harmonização facial ou desarmonização da face? A busca pela aparência mais rejuvenescida e bonita pode ter resultados ruins quando procedimentos estéticos que prometem deixar as pessoas mais “harmonizadas” são realizados de maneira excessiva.
Atualmente, fazer harmonização facial é algo comum entre famosos e anônimos. Ela é realizada por meio de procedimentos como a aplicação de ácido hialurônico e toxina botulínica na face do paciente e tem um resultado instantâneo. No entanto, ele nem sempre parece natural.
Um caso recente e que chamou a atenção de internautas foi o da cantora Madonna, que apareceu com o rosto inchado durante uma premiação musical. A artista pode ter feito harmonização facial.
“Ela inflou o rosto com o excesso de preenchimento nas bochechas, boca e na mandíbula”, explicou a dermatologista Karina Mazzini, ao analisar a aparência da artista.
De acordo com Karina, procedimentos estéticos são importantes e contribuem na autoestima e aparência da pessoa. No entanto, devem ser feitos sem exageros.
“Às vezes, a pessoa tem a boca pequena, e se você consegue aumentar um pouco, ela vai ficar feliz. Isso é o que teoricamente deveria ser, mas o que temos visto é uma verdadeira desarmonização”.
Para a dermatologista Juliana Drummond, a padronização causada por alguns casos de harmonização facial é um problema. “As pessoas ficam com rosto muito padronizado. Isso é um erro. O formato do rosto de cada um precisa ser respeitado”, disse.
Ela citou exageros da harmonização que a incomodam. “Queixo pontudo demais, bochecha muito grande e preenchimento de lábio quando não há necessidade”.
Segundo a dermatologista Alessandra de Melo, junto ao exagero, um outro problema existente é a má indicação do procedimento.
Leia mais em:
Como fica o clitóris após cirurgia íntima?
Cinco idosos são vítimas de violência todo dia no ES
“Às vezes, o profissional não tem aptidão para indicar o procedimento. Existem casos em que o paciente precisa ir para um cirurgião plástico”, observou.
Alessandra de Melo também explicou que os dermatologistas trabalham com procedimentos para a naturalização facial, com o objetivo de deixar a pessoa com uma aparência mais rejuvenescida e bonita, porém, de maneira mais natural.
ELES JÁ FIZERAM
Lucas Lucco
Quando o cantor Lucas Lucco, de 31 anos, anunciou que tinha feito harmonização facial, imediatamente recebeu uma resposta negativa do público pelas redes sociais. Posteriormente, o artista confessou que não gostou do resultado e, em 2021, após um ano com o rosto harmonizado, decidiu voltar com seu rosto natural. Por meio da harmonização, sua face ficou inchada e “quadrada demais”.
Gabi Martins
A cantora Gabi Martins fez harmonização facial e o resultado gerou uma onda de críticas nas redes sociais. A jovem de 26 anos apareceu com o rosto bastante diferente nas fotos ao revelar o procedimento, com os lábios maiores e o queixo pontudo. Em dezembro do ano passado ela anunciou que tinha desistido da harmonização e disse que estava “se sentindo bem” com o rosto natural.
Gretchen
A cantora, atriz e apresentadora Gretchen, de 62 anos, é uma das artistas que já fez harmonização facial. Pelas redes sociais, ela afirmou que, por meio desses procedimentos estéticos, recuperou sua autoestima e que se sentia muito bem com o resultado. Ela também contou que começou a fazer harmonização em 2018 e, desde então, sempre faz manutenções para manter a aparência rejuvenescida. Gretchen, no entanto, já recebeu comentários negativos por conta de sua aparência.
SAIBA MAIS
Queixo pontudo tira a naturalidade
1. Preenchimento excessivo das bochechas, deixando-as muito grandes.
2. Queixo pontudo demais, que tira a naturalidade do rosto do paciente.
3. Mandíbula quadrada, fazendo com que a face fique com um aspecto afiado e não natural.
4. Preenchimento excessivo dos lábios. Isso deixa o paciente com uma aspecto de “boca de pato”.
5. Nariz muito arrebitado, fazendo com que a aparência não fique natural.
6. Excesso de toxina botulínica, o que deixa os olhos muito arregalados.
7. Sobrancelhas com as caudas muito puxadas para cima. O excesso faz com que a aparência da pessoa não fique natural.
8. Face de travesseiro (pillow face), em que o rosto fica deformado.
9. Padronização da face. O profissional deve ver a necessidade individual de cada paciente, e não seguir as mesmas regras. Assim, as pessoas que fazem harmonização ficam muito parecidas umas com as outras.
10. Preenchimento excessivo pode deixar a face do paciente inchada.
Comentários