X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Como identificar os pesquisadores do IBGE na sua cidade

Instituto criou portal onde a identidade do agente pode ser consultada


 

Imagem ilustrativa da imagem Como identificar os pesquisadores do IBGE na sua cidade
Todos os recenseadores irão atuar bem identificados e com um crachá disponível com um QR Code para verificação do funcionário. |  Foto: Lucas Lacaz Ruiz/AE — 15/08/2010

Os pesquisadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começarão a visitar as casas dos capixabas na próxima segunda-feira, 1º de agosto, para o Censo 2022. A pesquisa é importante para o conhecimento da realidade do país, mas a segurança de quem recebe o entrevistador também deve ser levada em conta.

Pensando nisso, o IBGE criou o portal Respondendo ao IBGE, onde o morador pode comprovar a identidade do agente colocando o nome dele, número do RG, CPF ou matrícula, que podem ser conferidos com seu crachá.

Além do crachá, os pesquisadores também vão estar com colete azul marinho e um QR code também será usado para sua identificação. O morador pode fazer a verificação apontando a câmera do celular para o código, que fará o direcionamento para um site com as informações completas do agente. 

dados são sigilosos

A coleta de dados fornecidos durante a coleta do Censo são protegidos pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e não podem ser oferecidos nem aos órgãos públicos. O IBGE ressalta também que os agentes jamais irão solicitar dados bancários dos entrevistados. 

De acordo com o site do IBGE, pesquisas por telefone também poderão ser feitas. Ao fazer o contato, o entrevistador se identificará com nome e outros dados, e o entrevistado também poderá conferir a veracidade dos informações no site.

Com os devidos cuidados, o morador pode contribuir para a pesquisa do Censo sem correr riscos. A pesquisa abrange vários temas como trabalho, saúde, educação, meio ambiente, orçamentos familiares, crescimento econômico, uso de tecnologias de informação e comunicação, dentre outros.

CUIDADOS

- Pesquisadores usam colete azul marinho com o nome do IBGE

- Verifique o crachá e QR Code

- Por telefone também é possível pedir dados da pessoa que fizer o contato

- Verifique os dados no site https://respondendo.ibge.gov.br/

- Não forneça dados bancários (eles não fazem parte da pesquisa)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: