X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Como fazer implante, próteses e cirurgias odontológicas pelo SUS

Serviços ofertados pelas prefeituras e Estado variam, mas, geralmente, têm como porta de entrada as unidades de saúde


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Como fazer implante, próteses e cirurgias odontológicas pelo SUS
A cirurgiã-dentista Marlei Bonella é uma das voluntárias na ação que acontecerá no Parque da Cidade, na Serra |  Foto: Leone Iglesias/ AT

Além de um sorriso bonito, a saúde bucal é essencial para o bem estar de todos. Mas você sabia que há tratamentos de canal, restaurações, e até mesmo cirurgias e implantes e próteses dentárias que são feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS)?

Os serviços ofertados pelas prefeituras e Estado variam, mas geralmente têm como porta de entrada as unidades de saúde de referência do morador.

Em Vitória, o atendimento odontológico é ofertado em todas as 29 unidades básicas. Quem precisa de atendimento especializado ainda é encaminhado para atendimento no Centro Municipal de Especialidades Odontológicas (CEO).

Lá, são realizados serviços como diagnóstico bucal (biópsias); periodontia (tratamentos na gengiva); cirurgia oral menor; endodontia (tratamento de canal), prótese total (dentaduras); ortodontia para crianças de 3 a 7 anos e implantodontia em pacientes que precisam de prótese totais. O local ainda tem anexo um laboratório onde são confeccionadas próteses dentárias.

Imagem ilustrativa da imagem Como fazer implante, próteses e cirurgias odontológicas pelo SUS
Atendimento da Turma do Bem |  Foto: Divulgação

A coordenadora de Saúde Bucal de Cariacica, Mércia Rita Schmitd, diz que as unidades básicas de saúde que têm dentistas realizam serviços como restaurações, profilaxias, entre outros. “A medida que o paciente precisa, ele é encaminhado via sistema para um especialista no Centro de Especialidades Odontológicas”.

Lá são feitos serviços como periodontia, cirurgia e endodontia, por exemplo. “Estamos fazendo uma nova contratação de laboratório para fazer próteses totais e também parciais removíveis”.

A referência técnica em Odontologia da Serra, Maria de Fátima Denadai, destacou que 34 unidades de saúde ofertam odontologia clínica geral (adulto) e odontopediatria (infantil). “Para ter acesso ao serviço, o paciente deve procurar sua unidade de saúde de referência ou realizar o agendamento on-line no site da Prefeitura”.

Além da oferta pelo Estado e pelas prefeituras, ainda existem ações sociais como a Turma do Bem, que ofertam serviços. A Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) fará uma triagem na próxima quinta-feira em vários pontos pelo País. A cirurgiã-dentista, periodontista e mestre em implantodontia, Marlei Bonella, diretora do Instituto Odontológico, é uma das voluntárias na ação que acontecerá no Parque da Cidade, na Serra.

“Serão selecionados jovens de 11 a 17 anos, que serão encaminhados para atendimento por dentistas que fazem parte da TdB, em seus consultórios e clínicas particulares”.


Serviços oferecidos

Estado

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que o Estado tem 13 Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) que atende as especialidades de endodontia, periodontia especializada, diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca, cirurgia oral menor dos tecidos moles e duro, e atendimento a portadores de necessidades especiais.

Também há atendimento a cirurgias eletivas bucomaxilo na Santa Casa de Misericórdia, em Vitória.

Vila Velha

as equipes odontológicas iniciam os trabalhos pela Atenção Básica, nas Unidades de Saúde, com serviços diversos: exame clínico, orientação de higiene oral, limpeza, raspagem de tártaro, restaurações, extrações, aplicação de flúor, raio X odontológico e, em algumas Unidades de Saúde, odontopediatria.

O agendamento é feito nas próprias Unidades de Saúde.

Se necessário, os usuários são encaminhados ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que presta os serviços de endodontia, periodontia, cirurgia com bucomaxilofacial, e atendimento a pacientes com necessidades especiais e odontogeriatria.

Serra

Tem 34 unidades que ofertam odontologia clínica geral (adulto) e odontopediatria (infantil).

Para ter acesso ao serviço, o paciente deve procurar sua unidade de saúde de referência ou realizar o agendamento on-line no site da prefeitura (agendamentosaude.serra.es.gov.br).

Nas unidades são prestados serviços como: restauração, extração, raspagem, profilaxia, entre outros.

Caso necessário, o morador é encaminhado para tratamento no Centro Especializado em Odontologia (CEO). Lá, são ofertados endodontia, cirurgia bucomaxilofacial, periodontia, odontologia para PCD, estomatologia e endodontia.

No local, é oferecido serviço de prótese dentária.

Para os casos de urgência e emergência em odontologia, a orientação é buscar uma das três UPAS: Castelândia e Carapina, com serviço 24 horas; e Serra Sede até as 19 horas.

Vitória

Oferta atendimento odontológico em todas as 29 unidades Básicas de Saúde, no Centro de Especialidades, nas duas unidades de Pronto Atendimento e no Centro de Referência IST/AIDS.

São ofertados a população ações coletivas de promoção de saúde bucal, atendimento de urgência, atendimento na clínica odontológica básica, atendimento domiciliar, pré-natal odontológico, diagnóstico oral, raio X odontológico, atendimentos especializados em endodontia, periodontia, cirurgia oral menor, ortodontia, implantodontia, diagnóstico oral, prótese odontológica removível total e parcial removível e outros.

Para ter acesso ao atendimento odontológico, pode procurar a Unidade Básica de Saúde que atende aos moradores do seu bairro.

O agendamento das consultas odontológicas nas unidades de saúde também podem ser efetuado de maneira on-line, por meio do site da Prefeitura de Vitória ou pelo aplicativo Vitória On Line.

Quem necessita de atendimento especializado é encaminhado para atendimento no Centro Municipal de Especialidades.

casos de urgência ou emergência (dores, hemorragias, traumatismos, abscessos) são atendidos tanto nas UBS que dispõem de atendimento odontológico como no pronto atendimento da Praia do Suá (atendimento 24h) e de São Pedro.

Cariacica

O morador que busca serviço odontológico deve ir até a sua unidade de saúde de referência. O município tem 26 unidades com serviço de odontologia. Lá, são ofertados serviços como restaurações, profilaxia, dentística, entre outros.

Em caso de necessidade, os pacientes são encaminhados via sistema para o Centro de Especialidades Odontológicas. Lá são ofertados serviços como endodontia, Raio-X, cirurgia bucomaxilofacial.

Outros serviços

- ABO-ES

A Associação Brasileira de Odontologia do Espírito Santo oferta atendimento à população durante os cursos de formação técnica-científica, de especialização ou aperfeiçoamento profissional. Todos os atendimentos são feitos por dentistas formados.

Por serem ofertados durante os cursos, os valores cobrados são abaixo do mercado e enquanto as aulas daqueles cursos estiverem sendo ministradas.

Os serviços são diversos, desde restaurações, ortodontia, endodontia, odontopediatria, implantes, cirurgias, até mesmo aplicação de botox e outros procedimentos na área.

Informações: Rua Henrique Mendonça Martins Rato, 40, Bairro de Fátima, Serra. Tel: (27) 3395-1450.

- Turma do Bem

Uma Ação Beneficente irá atender adolescentes e jovens de 11 a 17 anos, para tratar a saúde bucal.

A OSCIP Turma do Bem – em parceria com a Colgate – realizará uma triagem em 90 cidades do Brasil para identificar jovens com graves problemas bucais, mas que não tem acesso ao tratamento odontológico.

Um ponto da ação acontece no Parque da Cidade, na Serra, de 10h às 16 horas, no dia 6 de junho.

Os jovens selecionados são encaminhados para serem atendidos por dentistas que fazem parte da TdB, em seus consultórios e Clínicas Odontológicas particulares, e recebem tratamento odontológico até completarem 17 anos.

Fonte: Prefeituras e instituições citadas.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: