Login

Atualize seus dados

Cidades

Comidas da vovó fazem sucesso nas padarias

16/07/2021 16:36:49 min. de leitura

Quem não faz uma viagem no tempo quando come um pão caseiro bem quentinho com manteiga? Atualmente, padarias e confeitarias da Grande Vitória querem resgatar a experiência da comida da vovó com o lançamento de novos produtos.

Segundo o presidente do Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Estado, Ricardo Augusto Pinto, por causa da pandemia, as pessoas têm se identificado mais com os produtos que remetem afetivamente ao passado.

Imagem ilustrativa da imagem Comidas da vovó fazem sucesso nas padarias
Kelia Maria Chaves e Gleidson de Oliveira mostram delícias em padaria Foto: Beto Morais/ AT
Um exemplo disso é a criação do “pãozinho da vovó”, receita do Boulanger Casa de Pães, em Jardim Camburi, Vitória. O gerente da loja, Ivan Luis de Oliveira, conta que a criação foi pensada para conquistar o público.

“Notamos que na pandemia várias pessoas começaram a inventar algo para fazer em casa, aí decidimos fazer um pão que remetesse ao cheiro da casa da avó, com massa caseira e fermentação natural”.

Outra empresa que procura investir em receitas tradicionais é a padaria Kisabor, em Nova Almeida, na Serra. O proprietário Gleidson de Oliveira, 35 anos, conta que, em comemoração ao Dia da Avó, 26 de julho, está fazendo uma campanha.

Imagem ilustrativa da imagem Comidas da vovó fazem sucesso nas padarias
Ivan Luis de Oliveira, gerente de padaria, mostra “pãozinho da vovó”, com massa caseira de fermentação natural Foto: Beto Morais/ AT
Os clientes terão a oportunidade de ter a sua “receita de avó” preferida produzida pela padaria. O vencedor terá ainda 10% das vendas do produto como troféu, outros 10% serão doados para lar de idosos da região.

Com o intuito de fabricarem produtos sem conservantes, saborosos e que remetem às comidas de infância, o casal de empreendedores Harrison Simão, 35 anos, e Virginia Fiorese, 38, criaram a marca “Levei um Bolo”, em Jardim Colorado, Vila Velha.

Durante a pandemia, a empresa que tem cinco anos, inseriu mais pratos ao cardápio, pois também sentiu a mudança no gosto dos clientes. “Temos essa intenção, fabricar algo com valor afetivo que lembra a receita que a vovó fazia, que não tem outro sabor”, explicou Virgínia.


SAIBA MAIS


Confira algumas receitas da casa da vovó que estão ganhando releituras nas padarias da Grande Vitória.

Pão da vovó

  • Massa caseira de fermentação natural.

Bolinho de chuva

  • Massa frita que também está sendo vendida por padarias. Há versões com adição de banana.

Pão de mel

  • Doce com uma massa à base de cacau e especiarias. Leva como recheio um tradicional doce de leite.

Biscoito de polvilho

  • Um queridinho das vovós, crocante por fora e macio por dentro.

Bolo de milho verde

  • É bem molhadinho e é assado na palha do milho. A sua versão tradicional é a que mais faz sucesso.

Rosca da vovó

  • Existem duas versões dessa massa: frita e assada.

Pudim de leite

  • A sobremesa faz parte de qualquer almoço de domingo em família. Padarias e confeitarias têm incluído no cardápio essa delícia.

Bolo de cenoura com calda de chocolate

  • Esse é o típico bolo de casa de avó e têm ganhado várias adições na massa e recheio, como brigadeiro, laranja e gengibre. As novas versões têm conquistado o público.

Bolo de aipim

  • As padarias têm feito releituras da receita base do bolo de aipim com muito sucesso.

Fonte: Pesquisa A Tribuna e entrevistados na reportagem.