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Cidades

Com café mais caro, comerciantes criam estratégias para atrair os clientes

Por causa do reajuste, quem trabalha com o produto precisa criar estratégias para tentar driblar a alta do preço e manter a clientela


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Imagem ilustrativa da imagem Com café mais caro, comerciantes criam estratégias para atrair os clientes
Grãos de café: produto ficou mais caro em todo o mundo desde 2024. |  Foto: Reprodução/Canva

Há meses, o capixaba tem sentido no bolso o peso de tomar aquela xícara de café pela manhã ou à tarde. Um pacote de 1 kg, a depender da marca, pode ultrapassar R$ 50 em supermercados da Grande Vitória. Não à toa, o café foi um dos grandes vilões da inflação nos últimos 12 meses.

De acordo com pesquisa do Procon Vitória, na comparação anual (entre maio de 2024 e maio de 2025), o café apresentou um aumento de 123,66% no menor preço ofertado, entre nove estabelecimentos localizados em diferentes regiões do município, pesquisados no início do mês.

O gerente do Procon Vitória, Breno Panetto, explicou que, nacionalmente, foi feita uma pesquisa que revelou o aumento do preço do café em mais de 80%, de abril do ano passado a abril deste ano.

“A partir disso, fizemos esse comparativo em relação a Vitória. E, de fato, o café foi o que mais aumentou. E o que chamou a atenção foi esse valor tão alto em relação a um único produto”.

O relatório indica, também, que frutas e hortaliças foram os itens com maior oscilação de preços entre abril e maio de 2025.

A orientação, segundo Breno, é que o consumidor pesquise. “Isso é importante para que ele consiga comprar de maneira mais eficiente, sendo munido de informações. E, por meio do aplicativo do Procon Vitória e do nosso portal, o consumidor consegue acessar essas informações”, destacou.

Com o brasileiro consumindo, em média, cerca de 1.430 xícaras de café por ano, de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), fica difícil deixar de lado o amor pelo produto em razão do preço.

E quem trabalha com o café precisa criar estratégias para tentar driblar a alta. Proprietário da cafeteria Ana Bandeira Chocolates, Alexandre Pontual lembra que o cacau sofreu um aumento de preço ainda maior que o café.

“Eu trabalho tanto com chocolate quanto com café especial, que já têm um preço superior ao das commodities (mercadoria primária). O aumento é tão significativo que nem consigo repassá-lo ao meu cliente. Tivemos de enxugar muitos as margens e investir bastante na comunicação com o cliente, explicando o que é o café e o chocolate especial”.

Alexandre conta que utiliza o cacau da própria fazenda, em Linhares, Norte do Estado, enquanto o café é adquirido diretamente do produtor, em Venda Nova do Imigrante, na Região Serrana. “A vantagem é que não pagamos frete”.

Imagem ilustrativa da imagem Com café mais caro, comerciantes criam estratégias para atrair os clientes
Alexandre Pontual conta que precisou investir em comunicação para explicar ao cliente as vantagens de consumir café e chocolate especiais. |  Foto: Leone Iglesias/AT

Por que preço está maior?

Sendo o Brasil o maior produtor e exportador de café do mundo, por que o preço do produto tem aumentado tanto nos último meses? E quando eles vão diminuir?

O Secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Enio Bergoli, lembra que os preços estavam menores em 2023 e início de 2024.

“Os produtores operaram com preços muitos baixos. E agora os preços estão mais favoráveis, cobrindo os custos de produção e gerando boa remuneração aos cafeicultores. No curto prazo, não vislumbramos quedas significativas, mas tudo pode mudar”, analisou.

Enio explica que o café é uma commodity global, com preços influenciados pelo cenário mundial. “São várias as causas que fizeram com que o preço do café subisse no mundo, desde 2024. A matéria-prima subiu acima de 100%, tanto o café arábica quanto o conilon, que tem o Espírito Santo como o maior produtor do Brasil”.

Enio ressaltou ainda que o Vietnã, segundo maior produtor de café do mundo, vem enfrentando problemas climáticos, reduzindo a oferta do produto no mundo. “Sempre quando há redução de matéria-prima, os preços tendem a subir. Também tivemos, ano passado, efeitos de conflitos e rotas”.

Outros motivos para a alta incluem, segundo Enio, a melhoria da qualidade do café conilon do Estado. “Foram vários fatores que fizeram com que os preços no Brasil e no mundo subissem. Quando a indústria tem uma matéria-prima mais cara, aos poucos vai repassando esse aumento de custo”.

Saiba Mais 

Alta atingiu todos os tipos de café.

Café

O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo, e o segundo maior consumidor do produto.

A população brasileira consumiu cerca de 21,9 milhões de sacas de café durante o ano passado.

Cada brasileiro consome, em média, 1.430 xícaras de café por ano.

Preços

O preço médio dos cafés especiais sofreu um reajuste de 9,8% entre janeiro e dezembro de 2024.

Já a categoria de cafés gourmets registrou um aumento de 16,17% nesse mesmo período.

O preço da categoria de cafés superiores também sofreu reajuste (34,38%). O mesmo aconteceu com os cafés tradicionais e extrafortes, que tiveram uma alta de 39,36% nos preços. Os cafés em cápsula, por sua vez, também registraram aumento nos preços (2,07%).

Nos últimos quatro anos, a matéria-prima teve um reajuste de 224%, e o café no varejo aumentou 110%.

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