Com baixo estoque de sangue, Santa Casa de Cachoeiro faz campanha para doação
Alguns tipos sanguíneos já estão com estoque zerado. Veja como doar
Escute essa reportagem
A direção da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro, hospital localizado em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo pede com urgência por doações de sangue tipo O positivo, B negativo e A negativo, que estão com estoque abaixo do nível desejado. Pessoas que tenham outros tipos sanguíneos também podem fazer a doação.
Segundo o hospital, esses são tipos sanguíneos importantes para realizar a transfusão em pacientes. De acordo com o enfermeiro supervisor do Banco de Sangue, Guilherme Polastrelle, por mês há uma média de 650 transfusões e o número de doadores caiu bastante.
Além dos atendimentos de urgências, que são feitos todos os dias, o hospital também realiza diversas cirurgias eletivas.
Em alguns casos, pacientes que fazem esses procedimentos, também precisam de transfusão sanguínea.
Para deixar o estoque sempre abastecido, o hospital está pedindo para quem tiver com cirurgia agendada que consiga pelo menos quatro doadores para contribuir com esse gesto de solidariedade.
Leia mais:
Pais lutam pelo remédio mais caro do mundo para salvar vida de bebê
WhatsApp permite editar mensagens 15 minutos após envio. Veja como fazer
“Todos os dias temos pelo menos sete cirurgias eletivas. E se a gente conseguir esses doadores vamos diminuir a falta de sangue que temos atualmente”, explicou o enfermeiro.
As pessoas interessadas em fazer a doação basta se ir até o banco de sangue de Cachoeiro de Itapemirim. O banco de sangue funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16 horas. No sábado o horário é das 7h às 11 horas. No domingo o atendimento é interno.
Não é necessário fazer o agendamento. Quem tiver dúvidas pode entrar em contato com o hospital pelo telefone (28) 2101-2123. O Banco de Sangue está localizado na rua Dr. Raulino de Oliveira, 67, Centro - Cachoeiro de Itapemirim.
Saiba mais sobre Junho Vermelho
Criada em junho de 2015 e estendida pelo Ministério da Saúde (MS) para todo o País, a campanha Junho Vermelho tem como objetivo incentivar o espírito de solidariedade quanto à doação de sangue. Tem por objetivo conscientizar ao povo sobre o que é doação de sangue e é um ato de amor ao próximo, atitude que salva vidas.
Junho já é considerado o período de maior escassez nos estoques de sangue por registrar uma diminuição no número de doadores. Sem pandemia, com as férias escolares que levavam muitas famílias a viajar, há um aumento da incidência de infecções respiratórias, propiciado pela queda das temperaturas, fazendo pessoas a se recolherem, deixando-as menos propensas a sair de casa.
Leia mais:
Hospital São Lucas abre 30 vagas de emprego. Veja os cargos e como se inscrever
Comentários