Colar capixaba na final do “Oscar das joias”
Peça criada pela designer Carolina Neves se destacou no Couture Design Awards em seleção feita por especialistas da área
Escute essa reportagem

Combinando ouro 18k, design ousado com spikes, dentes em ouro e uma paleta colorida de gemas brasileiras, um colar da joalheria capixaba Carolina Neves, assinada pela designer de mesmo nome, ficou entre os finalistas do Couture Design Awards, uma espécie de “Oscar das joias”.
A peça integrante da coleção Sienna concorreu na categoria Editor’s Choice, com seleção feita por editores e representantes da imprensa especializada. Eles avaliaram inovação, beleza, qualidade das gemas e acabamento.
“É uma joia impactante, única, que traz diferentes formatos e não deixa de ser delicada. E o mais importante: carrega a força da mulher empoderada”, conta Carolina.
Mesmo não tendo saído como a grande vencedora da categoria, Carolina considera o reconhecimento fundamental para a trajetória de sua marca, iniciada há 11 anos.
“Apesar de não ter sido a ganhadora, estar ali sendo chancelada dentre tantos profissionais incríveis e que admiro já foi uma grande vitória para a marca”, comemora.
Para a designer, esse reconhecimento coloca o Espírito Santo em destaque no cenário internacional. “Daqui saem grandes profissionais, então é uma honra levar o nome do nosso Estado para o mundo com um trabalho autêntico, sério e respeitado”.
Feira
A premiação integrou a última edição da Couture Show, a mais prestigiada feira de alta joalheria do mundo. O evento, que aconteceu no início deste mês, em Las Vegas, nos Estados Unidos, reuniu as principais marcas do segmento, designers renomados, líderes varejistas e representantes da mídia global.
“Estar nessa feira pelo sétimo ano consecutivo é uma alegria, porque é preciso passar por uma criteriosa seleção para fazer parte. Estava ali dividindo espaço com os maiores designers do mundo”.
A marca capixaba esteve com um estande próprio na área Design Atelier, espaço dedicado a criações autorais e independentes que se destacam pela originalidade. Transparência é um dos critérios para fazer parte do evento.
Carolina ressalta que todas as peças de sua marca são produzidas em ouro 18k e gemas certificadas e rastreáveis, provenientes de parceiros como a Mina do Cruzeiro, em Minas Gerais, referência na extração sustentável de turmalinas.

Carolina Neves, designer de joias: “Minha maior inspiração é a mulher”
A Tribuna - Participa pela sétima vez da “Couture Show”, ao lado de designers que admira. Quem são eles?
Carolina Neves Vou começar pelos brasileiros, duas potências do design mundial: Fernando Jorge e Silvia Furmanovich. Tem ainda o grego Nikos Koulis e a francesa Marie Lichtenberg. São designers que possuem um DNA muito forte, cada um com suas características.
Como recebeu a notícia de que era finalista?
Fiquei emocionadíssima. E quase todas estavam lá presentes, alguns, inclusive, concorrendo. Esse reconhecimento chancela meu compromisso com o design, com a técnica refinada, com a autenticidade que busco levar para minha marca. É possível admirar o trabalho do outro sem deixar de ser sério e honesto.
Qual é o seu diferencial?
A Carolina Neves tem uma raiz muito forte com pedras brasileiras. As pedras brasileiras têm colorações únicas, e a gente tem muito orgulho de usar uma matéria-prima genuinamente brasileira. Nossa joia finalista tinha um colorido único com turmalinas da Mina do Cruzeiro, em Minas Gerais.
O que te inspirou na criação da coleção Sienna, que traz o colar finalista no concurso?
Minha maior inspiração é a mulher. Crio joias para a mulher se sentir empoderada e pronta para todas as ocasiões. Ver mulheres tão fortes conquistando o mercado e o mundo me dá ainda mais vontade de criar. Minhas joias têm design colorido. Costumo dizer que a vida é dura para a gente brilhar pouco e não ter a energia das cores e das pedras. Sienna é o nome de uma mulher forte e é para ela que eu crio.
Tem algo do Espírito Santo nesse colar?
O Espírito Santo é muito rico na sua diversidade. Trago nessa joia turmalinas azuis, que contemplam nosso mar, as turmalinas verdes, que representam a natureza, e não deixo de trazer a cor rosa da nossa bandeira. Faço questão de trazer uma mistura de cores autêntica.
Há quanto tempo sua marca existe?
Completamos 11 anos. Venho de uma família em que o pai é apaixonado por gemas e a mãe sempre foi ligada à arte. Sou uma pessoa que tem sede do novo e uma alma inquieta. O colorido e o brilho das gemas fazem meus olhos brilharem. Falar do meu trabalho alimenta minha alma.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários