Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Cinemas e teatros reabrem a partir desta segunda. Veja as regras

| 05/10/2020 11:00 h

A partir desta segunda-feira (5), cinemas, teatros, circos e eventos esportivos estão liberados no Estado, em qualquer um dos níveis de classificação de risco dos municípios. Para isso, regras terão de ser seguidas, a fim de reduzir o risco de contágio pelo coronavírus.

Segundo edição extra do Diário Oficial, publicada no sábado (3), os ingressos devem ser vendidos preferencialmente pela internet; não podem ser comercializados assentos um do lado do outro; e a capacidade de público do local deve ser reduzida a 40%.

O público deverá ser disposto nos espaços respeitando a distância mínima de 1,5 metro, lateral e frontal, entre as pessoas.

“Tratando-se de pares ou familiares ou habitantes de uma mesma residência, a distância mínima entre eles não será aplicável”, explica o documento.

Também não é recomendada a presença de pessoas com idade acima de 60 anos, crianças até cinco anos e pessoas com comorbidades consideradas de risco para a Covid-19.

Imagem ilustrativa da imagem Cinemas e teatros reabrem a partir desta segunda. Veja as regras

Nos casos dos cinemas, nas sessões onde são utilizados óculos 3D, somente deverão ser disponibilizados caso haja procedimento que garanta a higienização adequada a cada uso.

A publicação no Diário pede ainda que seja reforçada a sinalização com recomendação de cumprimentos sem contato físico, higiene pessoal e uso de máscaras.

Sobre a ingestão de alimentos, o documento diz que “os clientes devem ser orientados a retirar as máscaras somente quando forem ingerir alimentos e bebidas, que deve ocorrer apenas quando estiverem sentados”.

Nesses locais, não devem ser utilizados bebedouros que possuam jatos de água para consumo direto, devendo ser utilizados apenas bebedouros que permitam a retirada de água.

Como medidas de higienização, as salas, auditórios e áreas de plateia deverão ser higienizados ao final de cada sessão ou espetáculo contemplando todas as superfícies de contato, bem como a limpeza do ar-condicionado deve ser feita de forma periódica.

Já os circos, que não possuem ar-condicionado, deverão manter abertas as lonas laterais de forma a garantir a circulação do ar natural interna.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS