Cidades do ES fazem mutirão de vacinação contra gripe neste sábado
Campanha tem sido antecipada para o final de março por conta da circulação dos vírus respiratórios, que avançam em todo País
Siga o Tribuna Online no Google
Para acelerar o processo de proteção contra a gripe, neste sábado (28) municípios do Espírito Santo realizam o mutirão do Dia D de Vacinação contra influenza. Há alguns anos a vacinação tem sido antecipada para o final de março, justamente por conta da circulação dos vírus respiratórios, que seguem avançando em todo País.
Segundo Boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado na quinta-feira (26), há, no Brasil, aumento no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), impulsionado pelas hospitalizações por vírus como da influenza A, rinovírus e vírus sincicial respiratório (VSR).
Entre as formas de prevenção da SRAG está a vacinação. A vacina influenza faz parte do Calendário Nacional de Vacinação e é recomendada para crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 anos ou mais e gestantes. Além desses públicos, a imunização é ofertada para outros grupos prioritários.
Em Vitória, segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, Tatiane Comerio, para essa primeira fase foram recebidas 10.200 doses, sendo que a vacinação para o público prioritário começa sábado (28).
“Hoje (ontem) iniciamos a vacinação na instituição de longa permanência. Para a população-alvo da campanha será no sábado (amanhã), em nove unidades de saúde, das 8h às 15 horas, por demanda espontânea. Já na segunda-feira, todas as unidades terão dose tanto pelo agendamento on-line quanto por demanda espontânea”.
Em Cariacica, a ação, de acordo com a gerente da Vigilância em Saúde, Melissa Teixeira, acontece das 8 horas às 16 horas em 15 unidades de saúde, e das 10 horas às 17 horas no Shopping Moxuara.
“Na segunda-feira, a vacina estará disponível em todas as unidades para os grupos-prioritários, por livre demanda”.
Em Vila Velha, ontem a campanha contra gripe teve início, mas amanhã, conforme explicou a secretária de Saúde do município, Cátia Lisboa, sete unidades de saúde estarão abertas das 8 horas às 16 horas atendendo ao público-alvo da campanha por livre demanda.
“Já no Boulevard Shopping, a vacinação acontece por meio de agendamento on-line, das 11 horas às 18 horas”, explicou.
Para quem preferir se vacinar na próxima semana na unidade de saúde de referência, a prefeitura explicou que o agendamento será aberto nesta sexta-feira (27), às 15 horas, no site.
Fique por dentro
Campanha de vacinação
A vacina influenza trivalente integra o Calendário Nacional de Vacinação e é recomendada para crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 anos ou mais e gestantes.
Além desses públicos, a imunização é ofertada como estratégia especial para outros grupos prioritários, como indígenas, quilombolas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, adolescentes em medidas socioeducativas, professores, caminhoneiros, forças de Segurança e Salvamento e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso.
A imunização começa oficialmente durante o dia D de mobilização indicado pelo Ministério da Saúde para amanhã e segue até o dia 30 de maio.
Doses
A expectativa é imunizar 1.678.279 capixabas inseridos nos grupos prioritários das estratégias de vacinação da campanha. Nesta primeira remessa, o Espírito Santo recebeu 116 mil doses. Novas remessas serão encaminhadas durante o período de campanha.
Dia D - Sábado 28/03
Vitória
A vacinação será realizada nas Unidades de Saúde de Jardim Camburi, Jardim da Penha, Maria Ortiz, Praia do Suá, Conquista, Ilha das Caieiras, Vitória, Consolação e Alagoano, das 8 horas às 15 horas, sem necessidade de agendamento prévio.
Durante a semana, a vacina estará disponível em todas as unidades de saúde, por meio de agendamento on-line ou de forma espontânea.
Cariacica
A vacinação será realizada nas unidades de saúde de Itaquari, Santa Fé, Nova Rosa da Penha II, Valparaíso, Nova Brasília, Porto de Santana, Flexal, Cariacica-Sede, Campo Verde, Rio Marinho, Bela Aurora, Mucuri, Novo Brasil, Itapemirim e Santa Bárbara por livre demanda, das 8 horas às 16 horas. Já no posto de vacinação no Shopping Moxuara, a vacinação ocorrerá das 10 horas às 17 horas.
Vila Velha
A imunização será oferecida sem agendamento nas Unidades de Saúde de Praia das Gaivotas, Ibes, Ataíde, Rio Marinho, Terra Vermelha, Barramares e Paul, das 8h às 16 horas. Já no Boulevard Shopping, a vacinação será das 11 horas às 18 horas, mediante agendamento.
Serra
Haverá ações nas unidades de saúde de Serra-Sede, Jacaraípe, Jardim Carapina e Itinerante, das 8 horas às 16 horas, além da vacinação no Shopping Montserrat, das 9 horas às 17 horas.
Viana
A ação acontece das 8 horas às 15 horas, nas unidades básicas de saúde de Marcílio de Noronha I, Viana-Sede e Vila Bethânia.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários