X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • COLUNAS
  • PODCOLUNAS
  • CIDADES
  • TRÂNSITO
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • ECONOMIA
  • COPA DO MUNDO 2026
  • ESPORTES
  • ESPORTE PERNAMBUCANO
  • TABELA DO BRASILEIRÃO
  • TEMPO E TEMPERATURA
  • ENTRETENIMENTO
  • BRASIL
  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • BOMBOU NA REDE
  • HORÓSCOPO
  • LOTERIAS
  • INTERNACIONAL
  • ENTRETENIMENTO
  • FAMOSOS
  • FILMES E SÉRIES
  • MÚSICA
  • TELEVISÃO
  • RÁDIO TRIBUNA FM
  • TV TRIBUNA
    • JT1
    • JT2
    • BRASIL URGENTE
    • JOGO ABERTO
    • BEM VOCÊ
    • O melhor no nordeste
    • Ponto de Vista
    • Cheguei Chegando
  • INSTITUCIONAL
    • Nossa Equipe
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
  • PUBLICIDADE LEGAL
Logo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ES PE
Olá,
Sair
Search
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 25°C RECIFE
  • Programação
  • PODCOLUNA
  • Trânsito Agora
  • Publicidade Legal
  • Últimas Notícias
  • logo do clube de vantagens
  • Tribuna FM 107,9
    img img
Link copiado!
ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
tempo 20°C VITÓRIA
User Login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • ESPECIAL COOPERATIVISMO 2026
  • COPA DO MUNDO 2026
  • NOTÍCIAS
    • COLUNISTAS
      • PLENÁRIO
      • SOCIAL, POR THAMA BOLDRINI
      • Vitrine de Negócios ES
      • AutoMotor
      • Inovação e Mercado
      • VOZ DO CAFÉ
      • Direto da Redação
      • DR. JOÃO RESPONDE
      • RELIGIÃO
      • ENTRE PRATELEIRAS, POR JAQUES PAES
      • CONVERGÊNCIA, POR TASSO LUGO
      • GILMAR FERREIRA
      • FALANDO DE DIREITO
      • NUTRIDICAS
      • JOSÉ ANTÔNIO MARTINUZZO
      • MUNDO DIGITAL
      • PAPO DE FAMÍLIA
      • OLHARES COTIDIANOS
      • PEDRO VALLS FEU ROSA
      • OPINIÃO ECONÔMICA
      • OPINIÃO INTERNACIONAL
      • TRIBUNA LIVRE
    • Tribuna Agro
    • Radar Econômico Cariacica
    • Cidades
    • Polícia
    • Economia
    • Educação
    • Saúde
    • Política
    • CONCURSOS
    • EMPREGOS E ESTÁGIOS
    • PREVISÃO DO TEMPO
    • A TRIBUNA NAS ESCOLAS
    • Esportes
    • ESPORTE CAPIXABA
    • FUTEBOL
    • Copa do Mundo 2026
    • TABELA DO BRASILEIRÃO
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • Turismo
    • Entretenimento
    • AGENDA CULTURAL
    • FAMOSOS
    • RECEITAS NA REDE
    • Bombou na rede
    • Horóscopo do Dia
    • Loterias
    • Brasil
    • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
    • Internacional
    • SOBRE RODAS
    • TRÂNSITO
  • TV TRIBUNA
    • Fique por Dentro
    • TN1
    • TN 2
    • Brasil Urgente ES
    • Tribuna Manhã
    • Eu e Elas
    • TN ESPECIAL
    • PONTO DE VISTA
    • TRIBUNA AGRO
    • Receitas que contam histórias
    • AUTOMOTOR
    • Apita Aí
    • Circulando
  • RÁDIOS
    • Tribuna FM Vitória
    • Tribuna FM Cachoeiro
    • Legal FM
  • A TRIBUNA DIGITAL
    • Capa do Dia
    • Versão Digital
    • Cadernos especiais
    • Edições anteriores
    • CENTRAL DO ASSINANTE
    • Enem
  • PODCASTS
  • NEWSLETTER
  • ASSINE A TRIBUNA
  • PROMOÇÕES
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • CONTEÚDO ESPECIAL
  • INSTITUCIONAL
    • Equipe multimídia
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
Logo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna

Login

User
ES PE
Olá,
Sair
Search
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 20°C VITÓRIA
  • ASSINE
  • TV Tribuna
  • COOPERATIVISMO 2026
  • CAÇADORES DE DESTINOS
  • PODCASTS
  • A Tribuna Digital
  • Publicidade legal
  • logo do clube de vantagens
  • icon
    Tribuna FM Vitória 99,1
    img img
    Tribuna FM Cachoeiro 99,9
    img img
    Legal FM 99,5
    img img
    icon
Link copiado!

Cidades

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

Ciclistas temem acidentes com inclinação na Terceira Ponte

Especialistas sugerem pontos de parada para amortecer velocidade

foto autor
Jonathas Gomes, do jornal A Tribuna
06/05/2022 - 14:26
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES
facebook-icone whatsapp-icone
PARTICIPE DOS NOSSOS GRUPOS
google-news-icone telegram-icone whatsapp-icone

Siga o Tribuna Online no Google

Google icon

Adicionar como fonte preferida no Google

Google icon
OUÇA A MATÉRIA
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES
facebook-icone whatsapp-icone
PARTICIPE DOS NOSSOS GRUPOS
google-news-icone telegram-icone whatsapp-icone

          Imagem ilustrativa da imagem Ciclistas temem acidentes com inclinação na Terceira Ponte
Célio da Penha, Fernando Braga e Luciene Gozzer Alvarenga estão preocupados com a inclinação da Ciclovia da Vida |  Foto: Douglas Schneider/AT

A inclinação média de 4,5% da Ciclovia da Vida, em construção na Terceira Ponte, já preocupa ciclistas: eles temem o risco de acidentes durante as descidas das pistas. Embora esteja de acordo com manuais técnicos, especialistas questionam a inclinação e alertam para a necessidade de patamares nos trajetos.

O ciclista e servidor público Célio da Penha, de 56 anos, afirma que se sente inseguro com a inclinação prevista no projeto. Para ele, é preciso pensar em formas de diminuir a velocidade das bicicletas nas descidas da ciclovia.

“Precisamos garantir a segurança de usuários. Vai ser difícil vencer essa inclinação, tanto na subida quanto na descida, que pode envolver o risco de acidentes, caso não tenham paradas e formas de amortecer a velocidade dos ciclistas. Queremos ser ouvidos nessa situação”.

Já a artesã Luciene Gozzer Alvarenga, 56, conta que já pedalou na Terceira Ponte e alerta para a fiscalização das condições de bicicletas que irão acessar a ciclovia.

“É preciso garantir um freio bem regulado para evitar acidentes na descida. Quem não tem preparo físico, certamente terá dificuldade em vencer essa inclinação”.

O ciclista e servidor público Fernando Braga, de 62 anos, explica que o projeto é uma reivindicação da sociedade, mas critica a falta de transparência sobre a operação e o projeto.

“A ciclovia foi uma briga nossa, mas precisamos entender o projeto. A obra está acontecendo, mas existem questionamentos sérios”. 

O professor da Ufes e diretor do Instituto de Arquitetos do Brasil no Estado (IAB-ES), Tarcísio Bahia, analisa que a inclinação de 4,5% é viável, mas se torna um problema pela distância da ciclovia.

“Uma desatenção já pode causar acidentes. É preciso construir patamares para paradas nos trechos. Como alternativa de mobilidade urbana, é complicado. Imagina enfrentar aquela ladeira antes e depois de trabalhar?”, questiona.

Conselheiro do IAB-ES, Eduardo Pasquinelli, 55, avalia que a inclinação da ciclovia pode ser, inclusive, maior do que o divulgado pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi).

“Se a ciclovia acompanha o desenho da Terceira Ponte, essa inclinação me parece até maior. Os patamares são essenciais, tendo em vista a inclinação”, disse.

Medo de “invasão” de bicicletas elétricas

Outro medo de ciclistas na operação da Ciclovia da Vida é de que haja uma invasão de bicicletas elétricas. Para eles, alguns modelos deveriam até ser proibidos. 

O ciclista e servidor público Fernando Braga pondera que não se pode desestimular o uso da ciclovia e não vê problemas no uso de bicicletas elétricas  no espaço, desde que com cuidados. A exceção, para ele, são os modelos ciclomotores, que atingem alta velocidade.

“É algo digno de preocupação. As bicicletas elétricas são silenciosas e, quando estamos pedalando, levamos até um susto com a chegada delas. Vejo algumas em velocidade excessiva, o que pode ser perigoso na Ciclovia da Vida. Alguns modelos (ciclomotores elétricos) deveriam ser proibidos”, explica.

A conscientização sobre as condições de circulação no local deve ser contínua, argumenta o servidor público.

“Precisamos de campanhas permanentes de conscientização para todos, inclusive ciclistas. Só assim vamos garantir bons comportamentos no uso da ciclovia. As condições das bicicletas, por exemplo, precisam ser fiscalizadas”.

O diretor do IAB-ES e professor da Ufes Tarcísio Bahia explica que os ciclomotores elétricos nem poderiam transitar por essa via.

“Ainda não há uma fiscalização efetiva sobre o uso desses veículos, embora tenhamos legislação, mas eles deveriam circular com placas e deveria ser exigido habilitação do condutor. Na ciclovia, esses ciclomotores devem ser proibidos”.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

COPA DO MUNDO 2026

ESPECIAL COOPERATIVISMO 2026

NOTÍCIAS

Tribuna Agro Radar Econômico Cariacica Cidades Educação Trânsito Polícia Religião Política Economia Concursos Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba Futebol Copa do Mundo 2026 Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Agenda Cultural Famosos Receitas na Rede Gastronomia Regional

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão SOBRE RODAS

RÁDIOS

Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM

TV TRIBUNA

Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã TN Especial Ponto de Vista Receitas que contam histórias Automotor Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando

JORNAL A TRIBUNA

Assine Versão Digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Edições Anteriores Central do Assinante

COLUNAS

Doutor João Responde Voz do café Inovação e Mercado Tribuna Agro Vitrine de Negócios ES Direto da Redação Gilmar Ferreira Papo de Família Tribuna Livre Mundo Digital Nutridicas Plenário Automotor Entre Prateleiras, por Jaques Paes Convergência, por Tasso Lugo Falando de Direito José Antônio Martinuzzo Olhares Cotidianos Pedro Valls Feu Rosa Social, por Thama Boldrini Opinião Econômica Opinião Internacional

PROMOÇÕES

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

CONTEÚDO ESPECIAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
Copa do Mundo 2026
ESPECIAL COOPERATIVISMO 2026
NOTÍCIAS Tribuna Agro Radar Econômico Cariacica Cidades Educação Trânsito Polícia Religião Política Economia Concursos Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba Futebol Copa do Mundo 2026 Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Agenda Cultural Famosos Receitas na Rede Gastronomia Regional
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão SOBRE RODAS
RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
TV TRIBUNA Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã TN Especial Ponto de Vista Receitas que contam histórias Automotor Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando
JORNAL A TRIBUNA Assine Versão Digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Edições Anteriores Central do Assinante
COLUNAS Doutor João Responde Voz do café Inovação e Mercado Tribuna Agro Vitrine de Negócios ES Direto da Redação Gilmar Ferreira Papo de Família Tribuna Livre Mundo Digital Nutridicas Plenário Automotor Entre Prateleiras, por Jaques Paes Convergência, por Tasso Lugo Falando de Direito José Antônio Martinuzzo Olhares Cotidianos Pedro Valls Feu Rosa Social, por Thama Boldrini Opinião Econômica Opinião Internacional
Promoções
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
Conteúdo Especial

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

27 99880-1942

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

Rua Joaquim Plácido da Silva, 225, Ilha de Santa Maria, CEP 29051.900, Vitória-ES.

Nassau Editora de Rádio e TV Ltda - Em Recuperação Judicial

CNPJ: 27.065.150/0001-30

User

CONTATO

Telefone Geral: (27) 3331-9000

Assinaturas A Tribuna:(27) 3323-6333

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logos Rede Tribuna Logos Rede Tribuna

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

COPA DO MUNDO 2026

PERNAMBUCO

Coluna Automotor, com Jorge Moraes Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João Carnaval 2026

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIO TRIBUNA FM

TV TRIBUNA

JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista Cheguei Chegando

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
COPA DO MUNDO 2026
PERNAMBUCO Coluna Automotor, com Jorge Moraes Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João Carnaval 2026
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIO TRIBUNA FM
TV TRIBUNA JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista Cheguei Chegando
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

81 7307-1315

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

NASSAU EDITORA, RÁDIO E TELEVISÃO LTDA.
27.065.150/0011-01

Sitio Bela Vista, s/n - Ouro Preto - Olinda - PE

User

CONTATO

(81) 2011-0088

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logo Rede Tribuna Logo Cachoeiro TribunaFM Logo Jornal a Tribuna Logo Vitoria TribunaFM