X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Celular é a maior causa de distração no trânsito

Pesquisa também revelou que aparelho é responsável por 57% dos acidentes com pessoas entre 20 e 39 anos


 

Imagem ilustrativa da imagem Celular é a maior causa de distração no trânsito
Motorista usa o celular no trânsito: 6.275 infrações entre janeiro e abril deste ano no Estado. |  Foto: Douglas Schineider/AT.

Os hábitos de direção do motorista  mudaram desde a chegada do celular. E a transformação já reflete nos índices de acidentes e infrações. Levantamentos feitos pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) mostram que o uso do celular é responsável por quase 50% de distração no trânsito.

Além disso, 57% dos acidentes com pessoas entre 20 e 39 anos são por esse mesmo motivo.

No País, mais de 246 mil motoristas foram multados, em 2021, por usarem o celular enquanto dirigiam. No Estado, segundo o Detran-ES, 6.275 infrações sobre uso de celular ao volante foram flagradas entre janeiro e abril deste ano. 

“Dirigir mexendo no celular quadruplica os riscos de acidente. E, ao enviar mensagem, esse risco  aumenta em 23 vezes”, disse a diretora técnica do Detran-ES, Édina de Almeida Poleto

De acordo com o diretor da Abramet, Dirceu Rodrigues Alves, os números ainda podem ser maiores, visto que muitos dos motoristas que fazem uso do celular ao volante acabam não sendo flagrados.

“O vício no celular é universal, provocando falta de atenção e concentração, elementos importantes na direção segura. O sujeito ao tocar o celular, leva de três a quatro segundos para fazer esse movimento. Se estiver dirigindo, você terá corrido alguns metros sem ter uma visão panorâmica do veículo. Você passa ter uma visão frontal e mal”, explicou o diretor. 

Ainda segundo Dirceu Rodrigues Alves, quanto maior o número de uso do celular na direção, maior será a incidência de acidentes, sejam leves ou graves, no trânsito.

“Vemos até motoristas de ônibus e caminhão ao celular. Sabemos que uma colisão de veículos de maior porte causa acidentes com lesão grave. A tecnologia nos veículos, como um todo, são coisas que tiram a atenção e concentração dos motoristas”, afirmou Dirceu. 

O uso do smartphone na direção é uma infração gravíssima. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), aquele que for flagrado segurando ou manuseando o celular enquanto dirige terá que pagar R$ 243,47 em multa, além de ganhar sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

“O Whatsapp é um grande problema. O condutor, na hora que utiliza o telefone para responder alguém, ele perde a atenção no trânsito e o tempo de reação”, disse o gerente de Operações e Fiscalização no Trânsito de Vitória, Brunno Xavier.

Infração é considerada gravíssima

Levantamentos feitos pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) mostram que o uso do celular é responsável por quase 50% das atividades que resultam em  uma distração por parte do motorista, sendo que 57% dos acidentes com pessoas entre 20 e 39 anos são por esse mesmo motivo.

No País, mais de 246 mil motoristas foram multados, em 2021, por usarem o celular enquanto dirigiam. Média de 28 infrações por hora no País.

O uso do celular é a terceira causa de mortes no trânsito no Brasil, atrás  do uso de álcool e do excesso de velocidade. 

No Estado, segundo o Detran-ES, somente em 2021 foram 24.724 infrações sobre uso de celular ao volante foram cometidas.

De janeiro a abril deste ano, foram 6.275 infrações desse tipo, 708 a mais que no mesmo período no passado, que registrou 5.567 infrações. 

- Vitória

Na Capital, de janeiro a abril deste ano, foram  1920 autos de infração sobre uso de celular ao volante. 

No ano passado, neste mesmo período, foram 1586 autos.

- Vila Velha

De janeiro a abril, 880 autos de infração em 2022.

De janeiro a abril de 2021: 487 autos.

- Cariacica

no período de janeiro a dezembro de 2021, os agentes de trânsito registraram 372 ocorrências por dirigir e usar telefone celular.

Neste ano, entre janeiro e abril, foram 86 autuações por parte dos agentes de trânsito. 

- Serra

Foram 4.076 autos de infração por uso de celular em 2021. Até 13 de abril de 2022, 965 autos de infração por uso de celular em 2022.

Punição

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), aquele que for flagrado pelas autoridades de trânsito segurando ou manuseando o celular enquanto dirige, terá que desembolsar R$ 243,47 em multa, além de ganhar sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

Riscos

O celular na direção é o principal motivo de distrações durante a direção, e é o mais grave, porque ocasiona uma distração em três níveis: manual (motorista tira a mão que devia estar comandando a direção), visual (desvio do olhar) e cognitiva (desvio do foco, distração emocional e maior tempo de reação).

Superblitz na Grande Vitória  flagra 203 motoristas

Durante operação realizada na quarta-feira, 203 motoristas foram flagrados dirigindo de forma irregular ou com veículo de forma irregular. 

A operação “Juntos Salvamos Vidas” ocorreu em Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Viana. Participaram da operação o Batalhão de Trânsito, a Guarda Municipal de Viana, de Cariacica, de Vila Velha e da Serra, além da Delegacia de Delitos de Trânsito e o Detran-ES.

Foram abordados 38 automóveis e 10 motos. Entre as infrações estavam: dirigir veículo sem possuir CNH, conduzir veículos sem licenciamento, conduzir o veículo com o selo violado ou falsificado, conduzir o veículo em mau estado de conservação, entre outros.

Além disso, um homem foi detido com  882 pinos de cocaína e munições em Viana. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: