X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Casal sonha conhecer todas as cidades do País

Viajando de carro, aposentados já visitaram 1.530 cidades, em 25 estados. O Espírito Santo foi o primeiro da rota


 

Imagem ilustrativa da imagem Casal sonha conhecer todas as cidades do País
Nelly Aparecida Lima, 61, e Sergio Falcetti, 60, têm uma grande paixão em comum: viajar pelo País |  Foto: Douglas Schneider/AT

Já pensou em conhecer cada uma das 5.570 cidades do Brasil? Um policial aposentado está na estrada há mais de 10 anos em busca de realizar esse sonho de infância. Sergio Falcetti, de 60 anos, é natural de Juiz de Fora, em Minas Gerais, e há 22 anos mora no Espírito Santo.

Ele já visitou 1.530 cidades. Há seis anos, ganhou a companhia da aposentada Nelly Aparecida Lima, 61, que também tinha o desejo de conhecer todo o País.  

A bordo de um carro, o casal visitou 25 estados. Desses, em 13 eles conheceram todas as cidades. Sergio conta que já percorreu mais de 114.000 quilômetros. 

Quando criança, e ainda morando em Minas Gerais, o pai de Sergio providenciou uma viagem ao Sul do Estado. Ele conta que essa viagem marcou sua vida, e a partir daí surgiu o sonho de dirigir para conhecer cada cantinho do País. 

“Na cabeça de uma criança parecia ser impossível. Quando adulto, ainda alimentando esse sonho, vi vários pontos turísticos em sites, mas nenhum mostrava as cidades como elas realmente são. É uma aventura que eu teria de dispor de tempo para executá-la, e com a chegada da aposentadoria resolvi colocar o sonho em prática”, contou o Sergio.

Em 2009, antes mesmo da aposentadoria, que veio em 2012, ele passou a buscar sites de pessoas que viajaram pelo Brasil e começou a planejar sua aventura. No mesmo ano, colocou o plano em prática e viajou todo o Espírito Santo. 

“Eu gosto de dirigir e viajar, então juntei o útil ao agradável. Inicialmente, eu ia na cidade, ficava poucas horas e partia para a próxima. Depois, eu comecei a tirar fotos, criei um site e passei a conhecer mais profundamente a região”.

Para aproveitar melhor a tour pelo País, Sergio escolhe o estado com o menor número de municípios para que consiga completar em menos tempo o trajeto. Ele conta que o Brasil é surpreendente e cheio de história.

“Tem cidade que você não dá nada por ela, mas ela te traz muitas surpresas. Na estrada, já aconteceu de tudo. Já passamos de carro por rios e buracos, já conhecemos muita gente e muita história”.

Nelly, que era técnica de enfermagem em São Paulo, conta que não costumava viajar. “Conhecia o Brasil pelas janelas de um hospital. Hoje, é a realização de um sonho conhecer o País viajando”, disse.


“É prazeroso ouvir histórias”, diz Sergio Falcetti


Imagem ilustrativa da imagem Casal sonha conhecer todas as cidades do País
Casal com mapa do Brasil |  Foto: Douglas Schneider/AT

Quando criança, o policial aposentado Sergio Falcetti, de 60 anos, viajou com o pai de Minas Gerais para o interior do Espírito Santo. Dessa viagem, nasceu um sonho: conhecer todas as cidades do Brasil.

Em 2009, ele decidiu colocar em prática o desejo. O primeiro estado a conhecer por completo foi o Espírito Santo. Em 2017, passou a contar com a companhia da mulher, a aposentada Nelly Aparecida Lima, 61, que conheceu em seu site (viajandotodoobrasil.com).

A Tribuna – Como foi o início de tudo?

Sergio Falcetti – Pesquisei sites de pessoas que viajam o Brasil para entender como acontece. Em 2009, comecei a realizar esse sonho, pelo Espírito Santo. De início, não ficava muito tempo na cidade, mas fui melhorando e passando a ficar o dia todo. Criei um site e passei a registrar em fotos os locais. Meu segundo estado completo foi Sergipe. Quando me aposentei, em 2012, passei a explorar ainda mais.

Como escolhe a próxima região a visitar?

Faço uma pesquisa da região, dos pontos turísticos e do trajeto. Normalmente, escolho o estado com menos cidades, para conhecer melhor.  

Como é realizar essas viagens?

É a realização de um sonho. Por mais que seja cansativo e passamos perrengues, é prazeroso ouvir histórias e conhecer o Brasil. Vamos além do que é mostrado nos cartões postais. Não consigo nem dizer uma cidade favorita, todas guardam uma história.

Depois de visitar todo o Brasil, pretende visitar outros países?

Sim. Penso na América do Sul.


SAIBA MAIS


Rota

  • Dos 27 estados do Brasil, o aposentado já foi em 25. Faltam apenas os estados de Roraima e Amapá.
  • Em 13 Estados, ele visitou todas as cidades.
  • São eles: Espírito Santo, Sergipe, Alagoas, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Goiás, Distrito Federal, Ceará, Acre e Rondônia.
  • Ele já visitou 27,4% das cidades brasileiras. 

Curiosidade

  • O Estado que o aposentado mais deseja percorrer, por completo, é o de Minas Gerais, onde nasceu. Mas, por ter muitos municípios, ainda não conseguiu. Ele pretender percorrer Minas Gerais por completo ainda este ano.

Fonte: Sergio Falcetti

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: