X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Casagrande e entidades do ES lamentam morte de Sebastião Salgado

Fotógrafo havia visitado o Estado pela última vez em dezembro do ano passado


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Casagrande e entidades do ES lamentam morte de Sebastião Salgado
Sebastião Salgado no Sesc Glória com a projeção Amazônia |  Foto: Mosaico Imagem

A morte do fotógrafo Sebastião Salgado, aos 81 anos, confirmada nesta sexta-feira (23), gerou comoção em entidades do Espírito Santo. Salgado havia visitado o Estado em dezembro do ano passado e foi homenageado no último carnaval capixaba, pela Escola de Samba Boa Vista. 

LEIA TAMBÉM: Último post de Sebastião Salgado foi sobre o Carnaval de Vitória; relembre

Nas redes sociais, o governador Renato Casagrande lamentou o fato e decretou luto oficial de três dias. "Recebi com muita tristeza a notícia da morte de Sebastião Salgado, um gênio da fotografia e da luta socioambiental. Sua lente expôs ao mundo a dignidade humana e a urgência de preservar o planeta. Seu legado se eterniza no Instituto Terra. Em sua homenagem, decretarei luto oficial de 3 dias. Minha solidariedade aos seus familiares e amigos", escreveu.

O Sesc Espírito Santo também manifestou pesar pelo falecimento do fotógrafo. "Salgado deixa um legado de imagens que narram com sensibilidade e profundidade as realidades sociais e ambientais do planeta [...] O Sesc reafirma seu compromisso de manter viva a memória e o legado do fotógrafo por meio de ações culturais e educativas", escreveu a instituição. 

O Sesc foi palco da última visita de Sebastião Salgado ao Estado, em dezembro de 2024. Na ocasião, o fotógrafo participou da abertura da exposição “Amazônia”, e de uma conversa pública que reuniu centenas de pessoas para falar sobre a preservação da natureza e povos originários da floresta.

“Sebastião Salgado nos ensinou a ver o mundo com mais empatia e responsabilidade. Sua passagem pelo Sesc Glória foi um presente para todos nós e ficará marcada na história da cultura capixaba”, declarou Luiz Toniato, Diretor Regional do Sesc Espírito Santo.

“A obra de Salgado transcende a fotografia. Ela educa, emociona e transforma. Que os registros deixados sirvam para amenizar a saudade de todos nós e que todo esse legado humanitário continue alimentando nossas memórias sobre o patrimônio cultural capixaba e brasileiro deixado pelo grande artista fotógrafo”, afirmou Rômulo Gomes, Diretor de Programas Sociais do Sesc Espírito Santo.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: