Casagrande: Cais das Artes será inaugurado em dezembro, com a abertura de museu
Espaço será aberto ao público em dezembro deste ano. Em 2026, irá receber exposição de Sebastião Salgado

O Governo do Espírito Santo anunciou, nesta sexta-feira (17), a data de início das operações do Cais das Artes, em Vitória. O maior complexo integrado de arte e cultura do Estado será inaugurado em dezembro, com a entrega do Museu — primeira etapa do projeto a ser disponibilizada à população.
A estreia da programação expositiva está marcada para o primeiro trimestre de 2026, com a mostra “Amazônia”, do consagrado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado. A exposição ficará em cartaz inicialmente na COP30, em Belém (PA), e depois segue para o Espírito Santo.
Durante a coletiva de imprensa, o governador Renato Casagrande destacou o papel do novo equipamento como um polo de difusão cultural. “Em dezembro, vamos inaugurar a parte do Museu, e logo em seguida teremos a primeira exposição com a obra de Sebastião Salgado. O Cais das Artes é um grande equipamento e vamos ganhar corpo até que possamos chegar ao funcionamento máximo”, afirmou Casagrande.

Edital de ocupação e parcerias institucionais
Além da definição da data de inauguração, o governador e o secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, lançaram o “Edital Ocupação Cais das Artes: Artes Visuais”. O edital destinará R$ 2 milhões, distribuídos em quatro propostas no valor de R$ 500 mil cada, com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura). O objetivo é garantir a presença ativa e constante de artistas capixabas no espaço.
A gestão do Cais das Artes contará ainda com a parceria da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e da Fundação Roberto Marinho, que serão responsáveis pelas programações formativa e educacional.
Comentários