X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Casagrande anuncia ciclovia até Setiba e ligação de Vila Velha com região Serrana

Governador do Espírito Santo anunciou investimentos em mobilidade urbana durante evento nesta quarta-feira (27)


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Casagrande anuncia ciclovia até Setiba e ligação de Vila Velha com região Serrana
Vila Velha: cidade vai ter rota para região Serrana |  Foto: Kadidja Fernandes / AT

O Espírito Santo deve ganhar uma nova rota para ligar a Grande Vitória com os municípios da região Serrana. O governo do Estado, Renato Casagrande, informou durante a 23ª edição do Café Empresarial, da Associação dos Empresários de Vila Velha (Assevila), na manhã desta quarta-feira (27), que esse trajeto alternativo vai ser feito por Vila Velha através da rodovia ES-388 e a integração dela com o Contorno de Viana.

Durante o evento, o governador também anunciou a continuidade da Ciclovia da Vida até Setiba, em Guarapari, além da entrega dos dois viadutos na Darly Santos, em Vila Velha.

No discurso, Casagrande relembrou alguns dos investimentos feitos ao longo dos últimos anos para a melhoria da mobilidade urbana, como a ampliação do número de faixas na Terceira Ponte e a construção da Ciclovia da Vida no local, além da integração do sistema Transcol com a criação de linhas para atender aos municípios de Fundão e Guarapari.

O governador também relembrou obras realizadas na região 5 de Vila Velha, mais conhecida como a Grande Terra Vermelha. Entre os investimentos está a ES-388 que liga o município à região de Amarelos, em Guarapari. Ainda neste ano o trecho vai ser conectado à Rodovia Manoel Loyola, em Guarapari. É nessa região de Vila Velha que deve ser criada a nova alternativa para chegar à região Serrana do Espírito Santo.

"Estamos fazendo também, já está contratado para fazer, o Contorno de Viana, na BR-262, que colocamos recursos nossos. Foram R$ 2,3 bilhões para a gente duplicar a BR-262. Investimentos importante que estamos repassando ao governo federal para fazer essa duplicação. Ali, você subindo em direção a Domingos Martins e Marechal Floriano, depois de Viana, você vai ter o contorno que vai sair no Seringal (em Viana) e vamos ligar o Seringal até a ES-388. Vamos fazer uma conexão de Viana com Vila Velha e de Vila Velha com a região Serrana do Espírito Santo. Uma expansão metropolitana dessa região sul que é Vila Velha e Viana. Viabiliza todas as novas frentes de desenvolvimento nessa região”, afirmou Casagrande.

Ciclovia até Setiba

A bicicleta se tornou um meio de locomoção importante para muitas pessoas que querem fugir do trânsito e também uma forma de praticar atividade física. Com o número maior de adeptos das "magrelas", os gestores públicos têm realizado investimentos para construção de ciclovias e ciclofaixas para segurança dos ciclistas.

Algumas dessas rotas ligam cidades, como é o caso da Ciclovia da Vida na Terceira Ponte, que é usada pelos ciclistas que saem de Vila Velha com destino a Vitória e vice-versa. O governador Renato Casagrande afirmou que o percurso vai ser estendido até Setiba, em Guarapari.

“Muita gente faz esse percurso já. Vai ser importante para atividade física e para a saúde. Vai ser uma integração importante", afirmou.

Viadutos na Darly Santos

Outra obra aguardada são os dois viadutos da Darly Santos, em Vila Velha. O governador capixaba anunciou que a entrega vai ser feita no início de 2025.

"Vamos entregar no início do ano que vem os dois viadutos da Leste-Oeste com a Darly Santos. Vai ser muito importante, porque vai conectar com a ponte sobre o Rio Jucu e vai ligar com a região 5 de Vila Velha. Fizemos uma ciclovia que liga a Ponte do Camelo até a Leste-Oeste, além do parque linear de Rio Marinho. É uma região que está recebendo o Canal do Congo também em uma parceria do governo com a Prefeitura de Vila Velha", afirmou.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: