Casa da Câmara vai se tornar museu em Linhares
Projeto do novo espaço será entregue na próxima terça-feira
A Casa da Câmara de Linhares, localizada no Centro do município, vai se tornar um Museu e fortalecer o patrimônio cultural da região, após passar por uma reforma e restauração. O projeto, desenvolvido pela artista, restauradora e arte-educadora Vania Caus, em parceria com a Prefeitura, será entregue na terça-feira (06), às 19h, na Praça 22 de agosto.
Com as mudanças, o espaço ganhará oficinas permanentes de artes e uma exposição de longa duração, dedicado à memória e às identidades do território, além de um programa educativo voltado a escolas, coletivos culturais e visitantes.
O projeto comtempla a reforma do prédio histórico e a curadoria do que será exposto. O local será adequado às normas de acessibilidade, promovendo inclusão com recursos de comunicação acessível, entre eles a audiodescrição e Libras.
De acordo com a produtora cultural Christine Avelar, além da importância cultural que a inauguração do museu representa para a cidade, a economia local também será beneficiada, gerando empregos e renda a comerciantes e prestadores de serviço.
Já quem visitar o local, segundo ela, "irá encontrar um espaço voltado para visitação de artefatos museológicos, exposição de obras de artistas importantes, um lugar propício a educação museal, com sala multifuncional onde é possível realizar oficinas, participar de palestras e até mesmo de atividades de cunho audiovisual", ressaltou.
O recurso para execução do projeto partiu da Prefeitura Municipal de Linhares, através das Lei Aldir Blanc e do Ministério da Cultura do Governo Federal. A artista contratada para o restauro, Vania Caus, é historiadora e MBA em curadoria, museologia e gestão de exposições.
A entrega do projeto será na terça-feira, dia 06 de janeiro, às 19h, na Praça 22 de agosto, no Centro de Linhares, região Norte do Estado.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários