Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Carro elétrico indiano vai circular em Vitória

| 29/01/2020 08:29 h

Tuk-tuk vai circular em Camburi, Mata da Praia, Santa Lúcia e Santa Helena
Tuk-tuk vai circular em Camburi, Mata da Praia, Santa Lúcia e Santa Helena |  Foto: Dayana Souza/ AT

Comuns em países do Oriente, como China ou Índia, os veículos tuk-tuks, um triciclo puxado por uma motocicleta, são a mais nova opção de transporte, a partir de desta quarta-feira (29), nas ruas de Vitória.

A novidade foi desenvolvida pela Uber, em parceria com a empresa de aluguel Movida. De acordo com a Uber, a modalidade será uma opção mais barata para viajar pela plataforma na região litorânea da capital capixaba, comparada com os automóveis.

A solicitação do tuk-tuk é feita pelo mesmo aplicativo para carros. Há opções para escolher um ou outro veículo. Os usuários poderão optar se querem pagar pelas viagens direto pelo aplicativo ou com dinheiro.

Inicialmente 20 tuk-tuks circularão pela orla de Camburi e nos bairros Mata da Praia, Santa Lúcia e Santa Helena, em Vitória. O aplicativo para pegar o tuk-tuk vai funcionar somente nesta região.
Seguindo uma proposta em atuar de forma sustentável, todos os tuk-tuks são elétricos e com capacidade para levar até dois passageiros por viagem.

A empresa decidiu lançar a novidade no início do ano por conta da alta demanda que acontece no período de férias.

“Se locomover de Tuk vai trazer uma experiência diferente, muito bom para aproveitar o litoral”, afirmou a gerente de operações da Uber no Brasil, Silvia Penna.

Trabalho

Para estimular profissionais a conduzirem os novos veículos, a empresa responsável pelo aluguel vai oferecer uma cortesia.

O valor do aluguel dos três primeiros dias para o motorista será gratuito e, se ele desistir do aluguel até o início do quarto de dia e devolver o veículo na loja, não terá qualquer cobrança.

Para o motorista interessado em dirigir na plataforma com um tuk-tuk, basta ir até a loja da Movida em Vitória e fazer a solicitação. A loja funciona na avenida Fernando Ferrari, em frente ao antigo Aeroporto de Vitória”. É necessário ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria A ou AB.

“O caso do tuk-tuk de Vitória é mais uma fonte de renda para quem quer trabalhar no setor, além de ser uma experiência diferente para o passageiro, que terá uma oportunidade de fazer suas viagens em um veículo sustentável”, comentou Maria Yamamoto Baldin, diretora da Movida.

SAIBA MAIS

Oportunidade de trabalho para motorista

  • No total, 20 unidades dos veículos vão rodar pela capital em uma zona delimitada. Cada veículo pode levar até dois passageiros, além do motorista.
  • Para pedir uma viagem não é necessário baixar nenhum outro aplicativo, basta usar a mesma conta Uber, já utilizada para solicitar viagens de carro, e garantir que o aplicativo esteja atualizado.
  • Para novos usuários, é necessário baixar o aplicativo da Uber e se cadastrar na plataforma.
  • Assim como nas viagens pelo aplicativo, os usuários poderão optar se querem pagar pelas viagens direto pelo aplicativo ou com dinheiro.
  • Para o motorista interessado em dirigir o tuk-tuk, basta ir à loja da Movida, na av. Fernando Ferrari, em frente ao antigo Aeroporto e fazer a solicitação. É necessário ter Carteira de Habilitação (CNH) categoria A ou AB.
  • O perímetro de operação, inicialmente, será nos bairros de Vitória, Mata da Praia, Orla de Camburi, Santa Lúcia e Santa Helena.

Fonte: Empresas Uber e Movida.
 

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS