Cariacica vai abrir 4 mil novas vagas em escolas
Elas serão oferecidas para unidades de ensino fundamental, sendo 2,5 mil voltadas ao tempo parcial e 1,5 mil para tempo integral
Escute essa reportagem
Para o ano letivo de 2024, a Prefeitura de Cariacica abrirá 4 mil novas vagas, que serão ofertadas para o ensino fundamental, sendo 2,5 mil voltadas ao tempo parcial e 1,5 mil para tempo integral.
De acordo com a secretária de Educação do município, Luzian Belisario, essas novas vagas vêm das escolas que têm capacidade de receber novas matrículas e também de quatro unidades de ensino que serão entregues pelo governo do Espírito Santo para Cariacica.
“Estamos recebendo essas quatro escolas do governo do Espírito Santo através da municipalização, que é quando o Estado transfere os prédios escolares e o município passa a gerir essas escolas, colocando para estudar nelas os alunos do primeiro ano até o nono ano do ensino fundamental. É a possibilidade que temos de ampliar as vagas e o atendimento ao público”, explicou a secretária.
As unidades que passarão pela municipalização são Escola Rosa Maria Reis, em Porto de Cariacica; Escola Teotônio Brandão Vilela, em Nova Rosa da Penha; Escola Augusto Luciano, em Cariacica-Sede, e Escola Nossa Senhora Aparecida, em Oriente.
“Essa reorganização da rede é para melhorar a qualidade da educação e atender todos os nossos alunos e professores. As comunidades estão agradecendo por seus filhos estudarem em escolas maiores e com estrutura adequada!”, completou Luzian.
É válido ressaltar que a Secretaria Municipal de Educação (Seme) já divulgou as datas de rematrículas e matrículas para alunos da educação infantil e ensino fundamental.
A rematrícula ocorre até o dia 30 deste mês; já de 11 a 29 de dezembro, há a pré-matrícula para alunos que desejam entrar na rede municipal. O resultado da pré-matrícula e efetivação da matrícula acontece de 8 a 23 janeiro.
Ações
Luzian Belisario disse que, além das novas vagas, outras ações tomarão a educação de Cariacica em 2024: realização de disciplinas de aprofundamento da Língua Portuguesa e Matemática para alunos do ensino fundamental I, e também da disciplina de Múltiplas Linguagens para alunos da educação infantil.
Escola vai ser demolida e virar prédio mais moderno
A secretária de Educação de Cariacica, Luzian Belisario, afirmou que haverá a construção de um novo prédio da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Nilton Gomes, localizada no bairro Cruzeiro do Sul.
O município foi contemplado pelo edital nº 002/2022 com recursos do Fundo Estadual de Apoio à Ampliação e Melhoria das Condições de Oferta da Educação Infantil e Ensino Fundamental no Espírito Santo (Funpaes) para realização da obra.
“A EMEF Nilton Gomes será demolida e será reerguida uma nova escola. Os alunos que estudam nesse espaço serão alocados nas escolas mais próximas até que possamos construir o novo prédio”, disse.
“Lembrando que na região não temos outro espaço para construir a escola e como o prédio atual é muito antigo, tendo mais de 60 anos, nunca passou por uma reforma e não tem condições de estar assistindo a comunidade”, completou a secretária.
Luzian afirmou que o novo prédio contará com 10 salas de aula e aumentará a capacidade de atendimento dos alunos.
“Vai ter uma quadra esportiva que não tem hoje, laboratório de ciências, de informática, ambientes humanizados com a devida ventilação, e será todo acessível. Atendendo todas as normas que são exigidas hoje para que se tenha uma escola referência”.
Segundo ela, é uma obra aguardada há muitos anos por toda a comunidade escolar e que será realizada a partir de 2024. Assim que o processo de licitação for concluído, será dada ordem de serviço para início das obras.
Fique por dentro
Novas vagas
Em 2024, 4 mil novas vagas serão ofertadas para o ensino fundamental, sendo 2,5 mil para tempo parcial e 1,5 mil para tempo integral.
Elas vêm das escolas que têm capacidade de receber novas matrículas e também de quatro unidades de ensino que serão entregues pelo governo do Estado para o município de Cariacica.
De acordo com a secretária de Educação Luzian Belisario, as novas unidades escolares que serão administradas pelo município ficam nos bairros de Porto de Cariacica, Nova Rosa da Penha, Cariacica-Sede e Oriente.
Matrícula e rematrícula
A Secretaria Municipal de Educação (Seme) já divulgou o cronograma da matrícula e rematrícula dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) para o ano letivo de 2024.
O processo de rematrícula e matrícula da rede municipal de ensino será dividido em três etapas.
A 1ª etapa é para a rematrícula e remanejamento interno dos estudantes já matriculados, que acontece até o dia 30 deste mês.
A 2ª etapa será para pré-matrícula, no período de 11 a 29 de dezembro. A novidade deste ano é que ela será feita exclusivamente por meio eletrônico, clicando aqui. (a página estará disponível a partir do dia 11 de dezembro).
A 3ª etapa, ocorre de 8 a 23 de janeiro de 2024, com a divulgação dos resultados das pré-matrículas e matrículas e efetivação das matrículas. Estas deverão ser feitas presencialmente pelos pais ou responsáveis na escola em que o estudante estiver pré-matriculado.
Outras ações para 2024
A secretária afirmou que foram criadas as disciplinas de aprofundamento da Língua Portuguesa e Matemática para alunos do ensino fundamental I e a disciplina de Múltiplas Linguagens para alunos da educação infantil.
Ela afirmou que haverá concurso de remoção para professores da rede (eles escolhem onde trabalhar).
Finalizou citando o processo seletivo interno para professores efetivos para tempo integral e processo seletivo para professores em designação temporária para tempo parcial e tempo integral.
Fonte: Prefeitura de Cariacica.
Comentários