X

Olá, faça o seu cadastro para ter acesso a este conteúdo

*Você não será cobrado

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Capixabas são aprovados em vestibular da USP

Alunos comemoram a entrada no ensino superior na Universidade de São Paulo. Local tem uma das provas mais concorridas do País

Jonathas Gomes, do jornal A Tribuna | 16/02/2022 09:58 h

Vencendo a alta concorrência, estudantes capixabas conquistaram vagas em cursos da Universidade de São Paulo (USP), como Medicina, Direito e Administração. A lista dos aprovados foi divulgada na sexta-feira (11). A USP tem uma das provas mais concorridas do País. 

É o caso do ex-aluno do pré-vestibular Madan, Pedro Frederico de Almada, de 18 anos. Ele foi aprovado em 1º lugar, entre estudantes de escolas públicas, para Direito.

Pedro Almada: 1º lugar, entre estudantes de escolas públicas, em Direito
Pedro Almada: 1º lugar, entre estudantes de escolas públicas, em Direito |  Foto: Acervo Pessoal
 

Com uma rotina de estudos diária superior a seis horas, além das aulas do último ano no Ifes, o estudante conta que se surpreendeu com o resultado.

“Estava confiante, mas o primeiro lugar eu não esperava. O esforço do ano passado valeu a pena, e o bom desempenho só torna tudo mais especial”, comemora.

Já o estudante Lorenzo Smith, 19 anos, mantinha uma rotina diária de oito horas de estudo, além das aulas do ensino médio, e, agora, recebeu o resultado do seu esforço: foi aprovado em 3º lugar para Medicina, entre os alunos de escolas públicas.

Lorenzo Smith: 3º em Medicina
Lorenzo Smith: 3º em Medicina |  Foto: Acervo Pessoal
 

“Metade do meu ensino médio foi remoto, então o último ano foi de dedicação intensa para reforçar o aprendizado de conteúdos anteriores. Ainda assim, foi importante não ser tão rígido comigo mesmo e encontrar tempo para descansar, principalmente nos fins de semana”. 

Matheus Dias Lopes, 17 anos, foi mais um capixaba selecionado para a USP. Com 12 horas diárias dedicadas ao vestibular, foi aprovado para Administração e destacou a companhia dos amigos do Centro Educacional Leonardo Da Vinci, que formavam um grupo de apoio nos estudos.

Matheus Dias na formatura do 3º ano, em 2021, com a mãe Adilia Dias: comemoração com a aprovação na USP em Administração
Matheus Dias na formatura do 3º ano, em 2021, com a mãe Adilia Dias: comemoração com a aprovação na USP em Administração |  Foto: Acervo de Família
 

O diretor do colégio, Mário Broetto, reitera que o sucesso nos vestibulares depende, na verdade, de anos de dedicação escolar. “Quanto mais um estudante chega preparado na terceira série (do ensino médio), melhor será o resultado”.

Daniel Rojas, diretor de ensino do Madan, complementa que a alta carga de estudos costuma abalar os vestibulandos e, por isso, é comum se sentir cansado, por exemplo. O importante, destaca, é o aluno não perder a rotina e programar períodos de descanso.

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em nosso grupo do Telegram

MATÉRIAS RELACIONADAS