Capixabas premiados em festival na Europa
Essa é a terceira vez que a dupla recebe um prêmio em uma das principais competições de grupos musicais e coros do continente
Escute essa reportagem

O Duo Brasilità, formado pelos músicos Max Carvalho e Rafael Simas, conquistou o segundo lugar no Festival Chorus Inside, realizado em Lloret de Mar, na Espanha. Essa é a terceira vez que a dupla capixaba participa e é premiada em uma das principais competições de grupos musicais e coros da Europa.
“Foi desafiador, pois os grupos estavam altamente preparados, e todos mostraram muito empenho para conquistar uma classificação. Estar ao lado dos melhores da Europa é um orgulho para nós e também um desafio”, afirmou Max Carvalho.

O festival contou com 14 candidatos, entre grupos e duplas, de países como Itália, Ucrânia, Romênia e Espanha. O duo capixaba foi o único representante da América Latina no concurso.
“Acreditamos que o nosso diferencial foi o carisma. Nosso canto possui um gingado e uma flexibilidade de ritmo diferentes do canto europeu, que é mais reto e regrado”, explica Max.
Em 2019, Max e Rafael já haviam participado e sido premiados na competição. No ano passado, os dois foram acompanhados por uma comitiva de 12 músicos do Espírito Santo para se apresentar no festival.
A iniciativa foi viabilizada pelo “Projeto Maestro Max Carvalho”, selecionado em edital do governo do Estado, por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba.
“Fico muito feliz em poder, todos os anos, representar o Espírito Santo e divulgar nosso trabalho. É fundamental para nós, artistas que não estamos nos grandes centros, como São Paulo e Rio de Janeiro, manter nossa visibilidade. No Espírito Santo, existe arte e artista de muita qualidade, e é preciso levar essa marca para o mundo”, celebra o maestro.
Ele também destaca o desenvolvimento da dupla nos últimos anos, o que, segundo ele, resultou em mais desenvoltura e segurança nas performances.
A seleção musical, segundo Max, busca representar a brasilidade. “Na Europa, somos mais conhecidos pelo futebol e pelo Carnaval. Quando levamos música de qualidade, relembramos ao mundo grandes obras e artistas, como Vinicius de Moraes e Tom Jobim. O público que nos assiste nesses festivais espera de nós uma brasilidade que só o Brasil tem”, conclui.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários