Capixaba disputa título de mais bela do País
Letícia Galvão, natural de Guarapari, é uma das candidatas da 64ª edição do Miss Brasil Mundo, que acontece neste sábado, em Brasília
Pela segunda vez, a médica veterinária Letícia Galvão, de 27 anos, encara o desafio de representar o Espírito Santo em um concurso de beleza nacional. Natural de Guarapari, ela está entre as 25 candidatas ao título da 64ª edição do Miss Brasil Mundo, após ser coroada Miss Espírito Santo Mundo no ano passado.
O evento acontece neste sábado (31), a partir das 20h30, em Brasília, e contará com transmissão ao vivo pelo canal TV Concurso Nacional de Beleza, no YouTube. A vencedora, além de receber a nova coroa do concurso, representará o Brasil no Miss World 2026.
Letícia já representou o Espírito Santo em 2024 no concurso Miss Universo Brasil, outra franquia tradicional, após também conquistar a coroa estadual. Apesar de ambos os concursos avaliarem a beleza das candidatas, eles possuem características distintas.
O Miss Mundo destaca o engajamento social das concorrentes e, diferente do Miss Universe, não exige desfile em traje de banho.
“Algo que tem no Miss Mundo que não temos no Miss Universo é a prova de Beleza com Propósito, que avalia projetos sociais. O foco principal do Miss Mundo é a relevância social que podemos ter quando trabalhamos juntos”, explica Letícia, que está na capital federal desde a última terça-feira, participando dos compromissos pré-evento.
Na bagagem, além da beleza capixaba, Letícia carrega a bandeira que levanta desde que começou a participar dos concursos: o combate à violência contra a mulher.
Ela conta que dará voz mais uma vez à causa na prova que avalia os projetos sociais apoiados pelas candidatas, além de utilizar a plataforma para divulgá-los e fortalecê-los.
“É um dos pontos cruciais do concurso. Pude apresentar o Espaço de Convivência Paz e Bem (Ecopaz) e um pouco do nosso trabalho nos últimos anos por meio de um vídeo que está no Instagram do concurso”. O Ecopaz é um projeto social que oferece apoio emocional e psicológico a mulheres vítimas de violência doméstica em Guarapari.
Letícia também destaca o orgulho em levar a cultura capixaba para todo o Brasil. “Entre as candidatas, temos trocas muito legais sobre gírias, tradições e comidas típicas”, conta a miss.
ENTREVISTA
“Desafio é manter a mente calma” - Letícia Galvão - Miss Espírito Santo Mundo
- A Tribuna - Como foi a sua preparação para o Miss Brasil Mundo e o que mudou em relação à sua experiência anterior no Miss Universo Brasil?
Letícia Galvão - Um dos principais pilares do Miss Brasil Mundo é a comunicação. Por isso, além da preparação de passarela, branding pessoal, corpo e mente, trabalhamos bastante a oratória e a construção de discursos.
- O enfrentamento à violência contra a mulher é uma bandeira que você defende há anos. Como essa causa é apresentada dentro do Miss Brasil Mundo?
O Miss Brasil Mundo preconiza que as misses atuem em prol de uma causa. Dentro do concurso, temos a prova Beleza com Propósito, que avalia os projetos sociais das candidatas, além de utilizar a plataforma para divulgar e fortalecer essas iniciativas. É um dos pontos cruciais do concurso.
Pude apresentar o Ecopaz e um pouco do nosso trabalho nos últimos anos por meio de um vídeo que está no Instagram do @missbrasiloficial e no canal do YouTube TV Concurso Nacional de Beleza.
- Entre as provas preliminares, em quais você se sente mais confiante e quais representaram maior desafio?
Sem dúvidas, minha parte preferida é a entrevista. É o momento de falar sobre mim e sempre digo: não há ninguém que possa falar melhor sobre você do que você mesmo. O maior desafio é manter a mente calma e o coração sereno, pois o controle emocional dita como você se sai em cada prova.
- O que significa representar Guarapari e o Espírito Santo em um concurso nacional mais uma vez?
Vejo como uma grande oportunidade de mostrar nossa cultura para todo o Brasil. Entre as candidatas, temos trocas muito legais sobre gírias, tradições e comidas típicas, e isso sempre termina em um convite para receber essas mulheres incríveis em nosso Estado.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários