X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Bombeiros do ES vão ter novas fardas com tecnologia antichamas de carros da F-1

O novo fardamento passa a ser nas cores azul e laranja e vão substituir o antigo, na cor cáqui


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Bombeiros do ES vão ter novas fardas com tecnologia antichamas de carros da F-1
Novo uniforme dos profissionais do Corpo de Bombeiros |  Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros do Espírito Santo

Os bombeiros capixabas ganharam novos uniformes com cores mais visíveis e com tecnologia antichamas utilizada em carros de Fórmula 1, que suporta altas temperaturas e pressão.  

O novo fardamento passa a ser nas cores azul e laranja, tendo um visual mais contrastante para que os profissionais fiquem bem visíveis para os cidadãos. Além da tecnologia de proteção contra chamas, a roupa é resistente a cortes e abrasão. A corporação ainda informa que o tecido é respirável e o uniforme conta com gandola, calça e boné. A farda tem mais equipamentos, como joelheiras, para a segurança do bombeiro. 

Leia mais notícias de Cidades aqui

De acordo com o Corpo de Bombeiros, inicialmente, foram adquiridos 1.600 uniformes e está em andamento a compra de mais 1.500 novas fardas para a corporação. O investimento é de R$ 6.841.000,00.

A substituição pelo novo uniforme começou com a equipe de serviço do Corpo de Bombeiros. Assim, a corporação informa que, neste momento, os capixabas vão observar os militares ainda com os dois modelos de farda: o antigo uniforme, na cor cáqui, e o novo na, cor azul e laranja. 

O Corpo de Bombeiros explica que o novo fardamento possui viscose e aramida, um material que oferece maior nível de proteção e que suporta altas temperatura e pressão. É mais resistente a cortes, além de ser antichamas.

A aramida é usada na fabricação de coletes a prova de balas, equipamentos de segurança em áreas industriais, partes de aeronaves e carros de Fórmula 1. Fardas com este mesmo material já são amplamente utilizadas em corporações ao redor do mundo e em outros Corpos de Bombeiros do País.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre Cerqueira, afirmou que com esse novo fardamento o Espírito Santo passa a seguir padrões internacionais de segurança para bombeiros. 

“Funcionalidade, proteção, visibilidade e conforto estão reunidos neste fardamento. As cores deixam o militar em destaque durante o atendimento de ocorrências, tornando-o visível em meio à fumaça ou ao fogo. As propriedades térmicas e antichamas protegem o militar, caso fique exposto por muito tempo em um combate a incêndio, por exemplo”, explicou o comandante Cerqueira.

Veja os detalhes da nova farda do Corpo de Bombeiros

Leia mais

Dia das mães: Desafios na compra de presentes

Adolescentes vão ter aulas de videogame em escola de Vitória. Entenda

Dona de casa recebe ajuda após perder tudo em assalto

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: