Bombeiros do ES vão ter novas fardas com tecnologia antichamas de carros da F-1
O novo fardamento passa a ser nas cores azul e laranja e vão substituir o antigo, na cor cáqui
Escute essa reportagem
Os bombeiros capixabas ganharam novos uniformes com cores mais visíveis e com tecnologia antichamas utilizada em carros de Fórmula 1, que suporta altas temperaturas e pressão.
O novo fardamento passa a ser nas cores azul e laranja, tendo um visual mais contrastante para que os profissionais fiquem bem visíveis para os cidadãos. Além da tecnologia de proteção contra chamas, a roupa é resistente a cortes e abrasão. A corporação ainda informa que o tecido é respirável e o uniforme conta com gandola, calça e boné. A farda tem mais equipamentos, como joelheiras, para a segurança do bombeiro.
Leia mais notícias de Cidades aqui
De acordo com o Corpo de Bombeiros, inicialmente, foram adquiridos 1.600 uniformes e está em andamento a compra de mais 1.500 novas fardas para a corporação. O investimento é de R$ 6.841.000,00.
A substituição pelo novo uniforme começou com a equipe de serviço do Corpo de Bombeiros. Assim, a corporação informa que, neste momento, os capixabas vão observar os militares ainda com os dois modelos de farda: o antigo uniforme, na cor cáqui, e o novo na, cor azul e laranja.
O Corpo de Bombeiros explica que o novo fardamento possui viscose e aramida, um material que oferece maior nível de proteção e que suporta altas temperatura e pressão. É mais resistente a cortes, além de ser antichamas.
A aramida é usada na fabricação de coletes a prova de balas, equipamentos de segurança em áreas industriais, partes de aeronaves e carros de Fórmula 1. Fardas com este mesmo material já são amplamente utilizadas em corporações ao redor do mundo e em outros Corpos de Bombeiros do País.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre Cerqueira, afirmou que com esse novo fardamento o Espírito Santo passa a seguir padrões internacionais de segurança para bombeiros.
“Funcionalidade, proteção, visibilidade e conforto estão reunidos neste fardamento. As cores deixam o militar em destaque durante o atendimento de ocorrências, tornando-o visível em meio à fumaça ou ao fogo. As propriedades térmicas e antichamas protegem o militar, caso fique exposto por muito tempo em um combate a incêndio, por exemplo”, explicou o comandante Cerqueira.
Veja os detalhes da nova farda do Corpo de Bombeiros
Leia mais
Dia das mães: Desafios na compra de presentes
Adolescentes vão ter aulas de videogame em escola de Vitória. Entenda
Comentários