Bolsas para estudar de graça em faculdades do ES
Ao todo, são 975 vagas em 54 cursos pelo programa Nossa Bolsa. Candidato poderá optar por notas do Enem para tentar uma delas
Escute essa reportagem
Hoje é o último dia para aqueles que desejam ingressar no ensino superior com bolsas de 100% de desconto na mensalidade de universidades particulares. Ao todo, são 975 vagas em 54 cursos de 33 instituições de ensino espalhadas por 15 municípios capixabas.
O programa Nossa Bolsa, do governo do Estado, é destinado àqueles que concluíram o ensino médio em escolas da rede pública ou em escolas privadas como bolsistas integrais. Para este ano, o candidato poderá optar por uma das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizado de 2018 a 2022.
Segundo a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), a novidade fica por conta da inclusão do curso de Medicina no rol de bolsas ofertadas, com uma vaga.
“É a primeira vez que teremos vaga para o curso de Medicina, sendo uma para a Emescam. O que estamos fazendo é uma mensagem clara de que queremos fazer inclusão social e garantir que as pessoas que não conseguiram ingressar no ensino superior público, nem pagar uma faculdade, possam chegar ao mercado de trabalho”, afirma o secretário da pasta, Bruno Lamas.
O processo seletivo realizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) tem como público-alvo pessoas que moram em bairros com alto índice de vulnerabilidade social e aqueles que se autodeclaram afrodescendentes.
A divulgação dos candidatos aprovados na primeira chamada sai na sexta-feira e a segunda chamada será no dia 6 de março. Ao todo, serão investidos mais de R$ 41 milhões para que os alunos possam concluir o ciclo de até cinco anos de estudos.
“Vivemos em um estado competitivo com indústria, comércio e serviços fortíssimos e a única forma de alcançar esse mercado de trabalho tão robusto é com educação na veia”, completa Bruno Lamas.
Quem já conseguiu uma bolsa integral pelo programa tem história para contar. É o caso da enfermeira Jaqueline Oliveira, de 22 anos. Ela conseguiu uma vaga para estudar na Faesa em 2019, colou grau na última sexta-feira e está correndo atrás para conseguir o registro profissional.
“Me apaixonei pela enfermagem assim que entrei e estou buscando cursos para atualização. Para mim, o Nossa Bolsa foi muito importante, pois me deu uma perspectiva de ter uma carreira”, afirma Jaqueline.
Leia mais em:
Inscrições para o Sisu 2023 começam na quinta-feira
Feras do Enem acertam mais de 90% da prova
FIQUE POR DENTRO
Como participar
O estudante deverá ter concluído o ensino médio em escolas da rede pública ou em instituições privadas, na condição de bolsistas integrais, ou ainda em um dos Centros Estaduais de Educação Técnica (Ceet) no Espírito Santo, ou o curso técnico nas Escolas do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes).
O candidato deve ter realizado uma das provas do Enem de 2018 a 2022 e ter renda familiar por pessoa de até um salário mínimo (R$ 1.302).
Cada aluno pode se inscrever a somente uma bolsa. Ele se inscreve no processo seletivo do Nossa Bolsa 2023 e, sendo classificado para o curso e instituição escolhida, ele tem um prazo para levar sua documentação e depois fazer a matrícula.
As inscrições podem ser feitas no site www.fapes.es.gov.br/nossabolsa até as 23h59 desta terça (14).
Algumas vagas
Vitória – 324 bolsas
Emescam – 37 bolsas, divididas entre os cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Medicina.
Estácio – 51 bolsas, distribuídas entre os cursos de Administração, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharias Civil, de Produção e Elétrica, entre outros.
Faesa Campus I – 48 bolsas para os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Engenharias da Computação, de Produção, entre outros.
Faesa Campus II – 43 vagas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Direito, Enfermagem, Engenharias Civil e Mecânica, Psicologia, Jornalismo, entre outros.
FDV – 3 bolsas para Direito.
Fucape – 9 bolsas, divididas entre os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas.
Multivix – 37 vagas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Enfermagem, Engenharias Civil, Elétrica e Mecânica, Direito, entre outros.
UniSales – 96 bolsas, distribuídas entre os cursos de Administração, Ciências Biológicas, Direito, Engenharias de Produção e Civil, entre outros.
Serra – 136 bolsas
Fabra – 29 bolsas destinadas para os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Letras Inglês e Português, Pedagogia, Sistemas de Informação e Redes de Computadores.
FaSerra –13 bolsas destinadas para o curso de Ciências Contábeis.
Multivix – são 40 bolsas para os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Educação Física, Engenharias Civil, de Controle e Automação e Mecânica, Pedagogia e Psicologia.
UCL – serão 36 bolsas para os cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Engenharias Civil, Mecânica e de Automação e Controle, além de Sistemas de Informação.
UNESC – são 18 vagas distribuídas nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito e Pedagogia.
Vila Velha – 102 bolsas
Estácio – são 51 bolsas para os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Gestão Comercial e de Recursos Humanos, Pedagogia e Psicologia.
Novo Milênio – são 23 bolsas para os cursos de Administração, Direito, Engenharias Elétrica e Civil, Ciências Contábeis, Enfermagem, entre outros.
UVV – são 28 bolsas para os cursos de Administração, Ciência da Computação, Educação Física, Enfermagem, Engenharias de Mecânica e Elétrica, entre outros.
Cariacica – 77 bolsas
Multivix – são 15 bolsas para os cursos de Direito, Administração e Ciências Contábeis.
Pio XII – são 47 bolsas, distribuídas entre os cursos de Biomedicina, Psicologia, Direito, Administração, Ciências Contábeis, entre outros.
Faesa –serão 15 bolsas para o curso de Administração.
Guarapari – 22 bolsas
Pitágoras – as vagas serão distribuídas entre os cursos de Direito, Farmácia e Fisioterapia, Psicologia, entre outros.
Cachoeiro de Itapemirim – 89 bolsas
São Camilo – são 64 bolsas distribuídas entre os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Engenharias Ambiental e Civil, Farmácia, entre outros.
Multivix – são 25 bolsas divididas entre os cursos de Administração, Biomedicina, Psicologia, Sistemas de Informação e Direito.
Fonte: Governo do Estado.
Comentários