Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Bandidos aplicam golpe do reforço escolar na Serra

| 10/03/2021 16:50 h

Criminosos estão se aproveitando do momento de incertezas da pandemia e do retorno das aulas na rede pública municipal da Serra para aplicar um novo golpe em pais de alunos.

Chamado de “golpe do reforço escolar”, os criminosos se passam por funcionários da Secretaria Municipal de Educação da Serra, dizendo que, por conta do ensino online, os alunos estão apresentando dificuldade nas disciplinas e, com isso, a prefeitura está enviando profissionais de Educação para ajudar os alunos em suas casas.

Quando autorizados a entrar na casa da vítima, podem cometer roubos e agredirem as vítimas.

Uma mulher, moradora do município, que trabalha como vendedora e preferiu não se identificar, revelou que quase foi vítima deste golpe na semana passada.

“Eu estava em casa e chegou um homem no meu portão. Ele disse que era da Secretaria de Educação, e que a Secretaria tinha mandado uma equipe para ajudar as crianças, pois tinha muita reclamação de que os alunos estavam com dificuldade nas aulas online”, disse a vendedora.

Em seguida, o golpista apresentou um crachá, mas que não havia a logomarca da prefeitura, o que fez com que a mulher desconfiasse. “Eu conheço umas pessoas que trabalham na prefeitura, então sabia como era o crachá deles, e o do homem só estava escrito 'treinamento'”, acrescentou.

Ainda com o homem na porta da casa dela, a vendedora pediu para o sujeito aguardar, pois ela iria ligar para a Secretaria para confirmar o envio dessa equipe. Foi quando ele se assustou.

“Quando eu disse a ele que iria ligar para a prefeitura para confirmar, ele rapidamente subiu na bicicleta e foi embora”, contou a vendedora, que disse ainda não ter feito o boletim de ocorrência.

O secretário de Educação da Serra, Alessandro Bermudes, disse que assim que recebeu a denúncia, foi feito um comunicado nas redes sociais da prefeitura, e faz um alerta aos pais de alunos, pois a prefeitura não presta nenhum tipo de serviço no modelo que os criminosos agiram.

“Os pais devem ficar atentos. A Prefeitura da Serra não utiliza esse tipo de recurso. Os alunos em ensino remoto estudam pela plataforma EducaSerra”, ressaltou.

A Prefeitura da Serra também informou, por meio de nota, que o suspeito deste caso ainda não foi identificado.

Secretário  Alessandro Bermudes: alerta sobre o golpe nas redes sociais
Secretário Alessandro Bermudes: alerta sobre o golpe nas redes sociais |  Foto: Beto Morais/AT

Saiba mais


O golpe

  • O criminoso se passa por funcionário da Secretaria Municipal de Educação da Serra.

  • Depois usam da justificativa de que por conta do ensino online, alunos estão com dificuldade nas disciplinas e uma equipe de apoio da prefeitura vai ajudar com reforço domiciliar.

  • Depois de conseguirem entrar na casa, cometem o roubo na residência.

Cuidados

  • A Prefeitura da Serra informou que não utiliza esse tipo de recurso. Os alunos em ensino remoto estudam pela plataforma EducaSerra”.

  • Não permitir a entrada dessas pessoas na residência. Atender estranhos sempre do lado de fora e distante do portão.

  • Pedir a identificação e entrar em contato com o órgão para qual a pessoa trabalha.

  • Exigir a documentação do agente.

  • Normalmente, os criminosos agem em grupos de três ou quatro pessoas, com um membro do grupo sempre esperando do lado de fora para dar fuga.

  • Não fornecer informações pessoais, como números de documentos, cartão de crédito ou outros dados.

  • Em caso de suspeita de crime em andamento, acionar a Polícia Militar imediatamente por meio do telefone do Ciodes, número 190.

Fontes: Emir de Pinho, especialista em Segurança Pública e Privada, e Polícia Civil.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS