X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Aulas presenciais em fevereiro estão mantidas, afirmam escolas

É o que confirmam escolas da rede pública e particular no Estado. Instituições dizem que não há orientação para retorno do ensino online


 

Imagem ilustrativa da imagem Aulas presenciais em fevereiro estão mantidas, afirmam escolas
Crianças durante atividades fora da sala de aula em escola de Vitória |  Foto: Divulgação

A menos de um mês para o início das aulas na maior parte das escolas públicas e particulares do Espírito Santo, o ensino presencial está mantido.

Mesmo em meio a um cenário de alta de casos de covid e influenza, as escolas afirmam que, até o momento, não houve orientação ou definições que possam retomar o ensino remoto nas escolas. 

O vice-presidente do Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Estado (Sinepe), Eduardo Costa Gomes, afirmou que as aulas estão previstas para começarem como terminaram em dezembro do ano passado. 

“Escolas seguem o que tem como determinação do governo do Estado. No momento não existe nada diferente da portaria publicada anteriormente e nenhuma mudança  em razão do cenário atual”.

As demais escolas confirmaram que, até o momento, o cenário segue o mesmo, já com a preparação para a retomada presencial dos alunos. 

A diretora do Centro Educacional (CESM) Sonho Meu, Edna Tavares, que é doutora em Educação,  disse que o retorno será no dia 7 de fevereiro. 

“Estamos seguindo as recomendações do governo do Estado, que até o momento são para aulas presenciais. Obviamente que sendo a escola um espaço onde atendemos crianças e, indiretamente, as famílias, ouviremos as sugestões e solicitações”. 

Ela frisou que, se existir algum caso de necessidade de afastamento por doença, a instituição seguirá as determinações das autoridades, podendo abrir exceção para cumprir tarefas escolares em casa.

No Darwin, a expectativa também é receber todos os alunos presencialmente na volta às aulas. A instituição ressaltou, no entanto, que as decisões são tomadas a partir dos decretos designados pelo governo estadual. 

 

Imagem ilustrativa da imagem Aulas presenciais em fevereiro estão mantidas, afirmam escolas
A assistente social Adriana Pereira está na expectativa para a volta às aulas presenciais |  Foto: Leone Iglesias/AT

Prontos para o retorno

A contagem regressiva dos irmãos Josué Vinícius e Ana Cecília, de 6 anos, para o retorno das aulas começou antecipada: em dezembro do ano passado.

Ansiosa para ver os filhos vacinados contra a covid-19, a assistente social Adriana Pinheiro Techio Pereira, de 38 anos, também está na expectativa para a volta às aulas presenciais, prevista para o mês que vem.

Os irmãos irão cursar o 2º ano do ensino fundamental I em uma escola da rede privada de Vila Velha. “O ensino de forma presencial, além do convívio com os colegas faz toda a diferença no processo ensino-aprendizado”, compara a mãe. 

Estado 

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) afirmou que segue com o planejamento para o retorno das aulas, no dia 3 de fevereiro, mantendo nas escolas da rede estadual todas as medidas preventivas de acordo com os protocolos já definidos. 

Sobre o assunto, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) explicou que ainda não há uma definição referente ao tema.


SAIBA MAIS


Rede Privada

Colégio Cobe Contec

  • A previsão é de que as aulas comecem de forma presencial no dia 7 de fevereiro.

Centro Educacional Leonardo da Vinci

  • O ano letivo será iniciado no dia 1º de fevereiro para todos os segmentos. A previsão é que o retorno seja somente com aulas presenciais. 
  • A escola garante que está preparada para atender todos os alunos com aulas presenciais, conforme a legislação atual determina para a educação básica.

Crescer PHD

  • Haverá uma escala de dias e horários para o retorno das aulas, que inicia no dia 1º de fevereiro.
  • A previsão é de um retorno totalmente presencial, sem rodízio de turmas, assim como o ano de 2021 foi finalizado.

Colégio Marista Nossa Senhora da Penha

  • As aulas na unidade Vila Velha serão 100% presenciais, sendo: 25 de janeiro para estudantes do 2º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio; 26/01 para alunos novatos do maternal 2 ao 1º ano ensino fundamental; 27/01 para estudantes do maternal 3 ao 1º ano do ensino fundamental.

Colégio Pio XII

  • As aulas de creche já começaram esta semana, mas o ensino regular voltará às aulas no dia 1º de fevereiro. Não haverá ensino remoto em 2022, salvo em caso de determinação do Conselho Nacional de Educação.

Colégio Renovação

  • O ano letivo começa no dia 7 de fevereiro, da educação infantil ao ensino médio. A previsão é que o retorno seja presencial, com exceção de alunos com atestado ou que a família tenha alguma autorização para permanecer no modelo híbrido.

Darwin

  • As aulas da Educação Infantil à 3ª série do ensino médio terão início no dia 1º de fevereiro. Já as aulas do pré-vestibular começarão no dia 7 de fevereiro. 
  • A expectativa da instituição é receber todos os alunos presencialmente. Porém, a escola frisa que as decisões são tomadas a partir dos decretos designados pelo governo do Estado.

UP

  • As aulas retornam no formato presencial, sendo: dia 02/02 ensino fundamental II (6º ao 9º ano), ensino médio (1ª e 2ª séries); dia 03/02 ensino médio (3ª série); e dia 07/02, pré-vestibular (matutino, vespertino, noturno e turmas de medicina).

Escola Americana de Vitória

  • As aulas terão início no próximo dia 1º de fevereiro. A previsão é para retorno com aulas presenciais. Entretanto, caso haja uma orientação para um modelo diferente, a escola seguirá o que for definido pelo governo.

Escola da Ilha

  • As aulas terão início no dia 1º de fevereiro para as turmas do infantil ao 1º ano e turmas do fundamental  2 (6º ao 9º ano). Já no dia 2 de fevereiro, serão retomadas as aulas para as turmas do 2º ao 5º ano.
  • Até o momento, a instituição está se organizando para receber todos os alunos de forma presencial. Havendo qualquer outra orientação da autoridade sanitária, a escola informa que adotará as recomendações.

Monteiro

  • O calendário escolar prevê o retorno das aulas no dia 1º de fevereiro, no modelo presencial, conforme encerrado o ano letivo de 2021. A instituição afirma que cumpre a determinação dos órgãos competentes e ainda não há nenhuma reavaliação nesse sentido. 

Sesi/Senai

  • Aulas presencias retornarão com 100% dos alunos, conforme orientação da última portaria  do governo do Estado, no dia 1º de fevereiro.

Rede Pública

Estado

  • O ano letivo começa em 3 de fevereiro para cerca de 450 escolas da rede estadual, nos turnos matutino, vespertino, noturno e integral. 
  • A Sedu segue com o planejamento para o retorno mantendo nas escolas da rede estadual todas as medidas preventivas de acordo com os protocolos já definidos. 

Vitória

  • O ano letivo de 2022 já está programado para começar no dia 7 de fevereiro. O retorno será presencial para todas as turmas da educação infantil, do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), sem revezamento, mas observando os cuidados e protocolos para lidar com a pandemia de coronavírus e a epidemia de gripe.

Vila Velha

  • O calendário oficial será divulgado em breve. O planejamento é que as aulas retornem no início do mês de fevereiro. Sobre o retorno 100% presencial, isso depende do protocolo de distanciamento que estará em vigência no momento.

Serra

  • O retorno acontecerá no dia 4 de fevereiro e será totalmente presencial para todas as séries.

Cariacica

  • As aulas começam no dia 8 de fevereiro e serão 100% presenciais.

Viana

  • O início do ano letivo da rede municipal de ensino será no dia 7 de fevereiro para os mais de 13.500 alunos das 39 unidades de ensino.

Fonte: escolas e municípios citados. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: