Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Aplicativo vai mostrar quando ônibus do Transcol está lotado

| 01/10/2020 07:07 h | Atualizado em 01/10/2020, 07:38

Ônibus da linha 518 do Transcol lotado passa pela rodovia Serafim Derenzi
Ônibus da linha 518 do Transcol lotado passa pela rodovia Serafim Derenzi |  Foto: Beto Morais/AT
Passageiros do Sistema Transcol poderão ver pelo celular se o ônibus que eles esperam está vindo lotado ou vazio. A informação será atualizada em tempo real no aplicativo ÔnibusGV, que já informa o horário das linhas e mostra quantos minutos faltam para o veículo chegar.

Ao clicar na linha que deseja, o passageiro será informado da situação dentro do ônibus: um ícone verde mostra que ele está vazio, enquanto o amarelo indica lotação média e o vermelho aponta que o coletivo está cheio.

Por conta da pandemia, um acordo firmado entre governo do Estado e Ministério Público determina que os ônibus só deixem os terminais com passageiros sentados. Com isso, o aplicativo vai indicar que o veículo está cheio se tiver qualquer quantidade de pessoas em pé.

“Sabendo a lotação do ônibus, o usuário poderá optar por escolher o próximo, já que, muitas vezes, o coletivo que vem em seguida está mais vazio. Ele pode fazer essa programação antes de ir para o ponto, pois é possível saber o tempo estimado”, afirmou o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno.

O aplicativo vai indicar a lotação do ônibus através de imagens captadas a cada minuto por uma câmera localizada no interior do veículo. A partir dessas fotos, um software fará a leitura da quantidade de pessoas por meio da densidade de ocupação para indicar a situação em tempo real. O usuário também terá acesso às fotos.

No primeiro mês, o sistema ficará em teste em 25 ônibus que circulam em Cariacica. Em seguida, mais 200 veículos vão receber a tecnologia.

Até o final do ano, serão 600 contemplados com o serviço, segundo o governo. A expectativa é de que toda a frota já conte com o sistema até julho de 2021.

Outra possibilidade do sistema é a otimização da frota. Com informações em tempo real de quais pontos e horários têm maior lotação, mais ônibus poderão ser colocados para circular em determinado trecho, e não necessariamente para suprir o trajeto completo.

“Será importante para o planejamento do sistema. É mais um passo para a melhoria do transporte público”, ressaltou o governador do Estado, Renato Casagrande.

Saiba mais

  • O sistema InBus vai funcionar dentro do aplicativo ÔnibusGV, que já mostra o horário do ônibus em tempo real.
  • Ao clicar na linha de ônibus que deseja, o passageiro será informado da situação dentro do veículo.
  • Ícone verde indica que está vazio.
  • Ícone amarelo, lotação média.
  • Ícone vermelho aponta que o ônibus está cheio.
  • O aplicativo vai indicar a lotação do ônibus através de imagens captadas a cada minuto por uma câmera localizada no interior do ônibus.
Fonte: Governo do Estado.
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS