Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Animal silvestre é resgatado após atropelamento na BR-101

Roedor estava bem debilitado quando foi salvo, em Cariacica

Úrsula Ribeiro | 26/01/2022 12:56 h

Animal silvestre é resgatado após atropelamento na BR-101
Animal silvestre é resgatado após atropelamento na BR-101 |  Foto: Arquivo/Eco101
 

Um ouriço-cacheiro foi resgatado próximo a base do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) da Eco101, na altura do quilômetro 279, em Cariacica.  O animal, que é uma espécie de roedor silvestre, foi atropelado e estava bem debilitado quando foi salvo por uma equipe técnica da Concremat Ambiental, empresa terceirizada da concessionária, da  concessionária responsável pelo trecho.

De acordo com a Eco101, o animal foi encaminhado para atendimento veterinário, onde foram realizados os primeiros socorros e cuidados médicos. O roedor de hábitos noturnos, o está entre as espécies silvestres, encontrava-se bem debilitado quando foi resgatado no fim do ano passado. 

Durante três semanas, o animalzinho recebeu todos os cuidados necessários para sua reabilitação. Nesse período, o ouriço evoluiu muito bem e teve uma boa recuperação. Com o intuito de reintroduzi-lo à natureza, após liberação dos cuidados médico-veterinários, o animal foi conduzido à Área de Proteção Ambiental Estadual Mestre Álvaro, na Serra, para soltura em área adequada à sua sobrevivência. 

Somente no ano passado 21 animais silvestres foram resgatados, sendo que cinco foram verificadas as condições de saúde e soltos no mesmo momento e 16 foram encaminhados para tratamento médico e soltura.

Animal silvestre é resgatado após atropelamento na BR-101
Animal silvestre é resgatado após atropelamento na BR-101 |  Foto: Arquivo/Eco101
 

Segundo a concessionária, os animais feridos ou debilitados que são resgatados na rodovia BR-101/ES/BA recebem atendimento emergencial para voltarem recuperados e em segurança aos seus habitats. Essa medida é parte da execução do Programa Ambiental de Proteção à Fauna realizado pela concessionária que inclui ações de monitoramento, prevenção de atropelamentos e resgate da fauna que habita os arredores da pista.

 “Essas ações são de fundamental importância, uma vez que o trecho administrado pela Eco101 intercepta seis Unidades de Conservação essenciais para a manutenção da biodiversidade do Espírito Santo. Em 2021, vários espécimes de animais silvestres resgatados receberam tratamento veterinário adequado, dentre eles uma coruja-orelhuda, um papagaio-do-mangue e uma paca.” Lembrou Thiago Cardoso Pinto, coordenador de sustentabilidade da Eco101.

Animal silvestre é resgatado após atropelamento na BR-101
Animal silvestre é resgatado após atropelamento na BR-101 |  Foto: Arquivo/Eco101
 

Animais silvestres

Os animais silvestres são espécies que vivem livremente nas florestas, rios e mares e, por não serem acostumados com a presença humana, podem ter comportamento agressivo quando capturados ou ameaçados.

A Lei de Crimes Ambientais n. 9.605, de 1988, diz que os animais da fauna silvestre “são todos aqueles pertencentes às espécies nativas, migratórias e quaisquer outras, aquáticas ou terrestres, que tenham todo ou parte de seu ciclo de vida ocorrendo dentro dos limites do território brasileiro, ou águas jurisdicionais brasileiras”. Alguns exemplos de animais silvestres são onça-pintada, lobo-guará, arara, papagaio, canário, sagui, macaco-prego, capivara, jacaré, tartaruga, tamanduá, jiboia e jararaca, entre outros.

Esses animais são protegidos por lei e, por isso, retirar, caçar, perseguir ou utilizar qualquer espécie silvestre da natureza é crime. No entanto existe a possibilidade de comprar determinadas espécies de forma legal. Para isso, é necessário encontrar um criadouro comercial ou comerciante devidamente registrado pelo órgão ambiental competente. Os animais devem possuir nota fiscal e uma identificação individual, que pode ser uma anilha e/ou microchip, dependendo da espécie.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS