X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Anel em volta de Sol chama a atenção em praia capixaba. Veja vídeo


Ouvir

Escute essa reportagem

Um fenômeno curioso chamou a atenção no céu do Espírito Santo nesta terça-feira (22), primeiro dia da primavera: um círculo iluminado em volta do sol. O fenômeno é conhecido como "halo solar" e foi presenciado por algumas pessoas durante a manhã.

Imagem ilustrativa da imagem Anel em volta de Sol chama a atenção em praia capixaba. Veja vídeo
Arlene Coimbra Lopes apreciou o fenômeno na praia de Conceição da Barra |  Foto: Acervo Pessoal

A professora aposentada  moradora de Conceição da Barra, Arlene Coimbra Lopes, 52, contou que estava caminhando pela areia da praia junto com seu marido e de repente, avistaram uma grande sombra na areia. Ao olharem para o céu, tomaram um susto.

"Eu e meu esposo estávamos fazendo nossa caminhada na praia como de costume quando avistamos na areia uma sombra arredonda muito grande. Olhamos para cima e presenciamos um círculo que ia aumentando como um arco-íris ao redor do sol. Era lindo demais e ao mesmo tempo assustador! Foi um fenômeno muito curioso de se presenciar, nunca tínhamos visto nada parecido. Não sabia do que se tratava...mas confesso que foi um privilégio assistir esse espetáculo", relembrou a aposentada.

Segundo o coordenador de meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Hugo Ramos, é um fenômeno ótico no qual a luz do sol é refletida e refratada por cristais de gelo presentes na atmosfera terrestre, causando assim a dispersão da luz

"É um fenômeno ótico causado pela interação da luz solar com os cristais de gelo suspensos na atmosfera (nas nuvens cirrostratus e, menos comum, alguns cirrus). O tipo de halo vai depender da disposição e formato dos cristais de gelo. A luz do sol é refletida e refratada pelos cristais, fazendo com que a gente observe um efeito tipo prisma, ou seja, é possível observar diversas cores por causa da dispersão da luz solar (branca)", explicou.

Ramos disse ainda que, esse fenômeno aconteceu no Espírito Santo por causa da frente fria que está chegando no Estado.

"Normalmente ocorre na ocasião da passagem de alguns sistemas, a exemplo da frente fria que está se deslocando pelo Estado, o que favoreceu um aumento das nuvens. As nuvens mais altas (com a base acima de 10 km de altitude), que normalmente são compostas por cristais de gelo, ao ser incidida pelos raios solares provocam esse tipo de efeito", completou o especialista.

De acordo com os especialistas, é um fenômeno que ocorre na troposfera e pode acontecer em qualquer época do ano, mas é menos comum em áreas quentes como a Região Nordeste.

O formato circular está ligado à estrutura hexagonal desses cristais. Em grego, halo significa anel. 

Confira abaixo o vídeo do fenômeno Halo Solar enviado pela internauta, Arlene Coimbra Lopes:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: