Aluno é expulso por ato racista em jogos escolares no ES
Adolescente chamou o colega de “macaco”
Escute essa reportagem
Uma partida de futebol entre duas escolas estaduais foi palco de xingamentos racistas, nesta quinta-feira (05). De acordo com testemunhas, um aluno do colégio Estadual xingou o adversário, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Medio Sizenando Pechincha, de “macaco”.
O jogo da etapa regional do Jogos na Rede, realizado pela Secretaria da Educação (Sedu), acontecia no Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho, em Vitória, e acabou com a expulsão do aluno suspeito de cometer o ato racista.
A vítima conversou com a reportagem do Tribuna Notícias 1ª Edição e confirmou o ato e revelou como tudo aconteceu.
“Tudo começou quando o nosso ‘ala’ veio em contra-ataque, levando a bola sozinho, e o ‘fixo’ matou a jogada. Eu, como capitão, fui tentar conversar com ele, perguntar o motivo da entrada tão forte. O time dele achou que eu estava indo para arrumar briga e veio todo mundo para cima de mim, começando a me xingar. Só que uma coisa me chamou atenção, porque quando o goleiro apontou o dedo na minha cara, ele falou assim: ‘você é um macaco’”, contou.
Em nota, a Sedu informou que o regulamento dos Jogos na Rede segue o que já é previsto pelo regimento comum das escolas, em casos de sanções disciplinares, como advertência e até suspensão dos jogos. A equipe organizadora acompanha o caso, que, no momento, segue em fase de apuração para, assim, as medidas cabíveis sejam adotadas.
Comentários