Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Alfredo Chaves agora é a Capital Nacional do Inhame

| 06/12/2019 15:25 h | Atualizado em 07/12/2019, 08:34

Jandir Gratieri mostra folha de inhame em lavoura de Alfredo Chaves
Jandir Gratieri mostra folha de inhame em lavoura de Alfredo Chaves |  Foto: Leandro Fidelis / AT - 06/06/2014
Alfredo Chaves, na região Serrana no Estado, ganhou o título de Capital Nacional do Inhame. O município é o maior produtor do tubérculo no País, com uma safra de cerca de 50 mil toneladas por ano.

O reconhecimento foi dado pelo governo federal, por meio da lei 13.924/19, assinada pelo presidente Jair Bolsonaro e publicada ontem no Diário Oficial da União.

A lei tem origem no Projeto de Lei da Câmara 127/2018, aprovado no Senado no final de agosto.

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), este ano o município já produziu 33.334 toneladas de inhame, o que equivale a 34% da produção de
todo o Espírito Santo: 96.950 toneladas.

“Alfredo Chaves tem uma particularidade. Lá foi encontrada uma nova espécie de inhame, genuinamente capixaba, de caule roxo, que foi batizado de São Bento de Urânia, distrito onde o tipo é produzido”, informou o Incaper.

O secretário de Agricultura de Alfredo Chaves, Leandro Sartori, explicou que o distrito de Urânia é responsável por 90% da produção. A altitude e o clima contribuem para o sucesso na produção.

“Os produtores trabalham muito, investiram em pesquisa e se tornaram referência. São os maiores produtores do Brasil e o terceiro do mundo. São merecedores do título”, destacou.

Sartori ressaltou ainda que o inhame hoje representa a maior parte do Produto Interno Bruto (PIB) de Alfredo Chaves, que é a soma das riquezas do município. “O inhame capixaba abastece todo o mercado nacional”, completou.

O diretor-presidente da Associação dos Produtores de Inhame do Estado, Jandir Gratieri, era só alegria. “É um grande reconhecimento do trabalho de 600 famílias”.

Segundo o nutricionista Ricardo Freire, o inhame é fonte de carboidrato e contém propriedades que auxiliam na imunidade. É rico em vitamina C e em potássio, importante para o controle da pressão.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS