X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Alfredo Chaves agora é a Capital Nacional do Inhame


Imagem ilustrativa da imagem Alfredo Chaves agora é a Capital Nacional do Inhame
Jandir Gratieri mostra folha de inhame em lavoura de Alfredo Chaves |  Foto: Leandro Fidelis / AT - 06/06/2014

Alfredo Chaves, na região Serrana no Estado, ganhou o título de Capital Nacional do Inhame. O município é o maior produtor do tubérculo no País, com uma safra de cerca de 50 mil toneladas por ano.

O reconhecimento foi dado pelo governo federal, por meio da lei 13.924/19, assinada pelo presidente Jair Bolsonaro e publicada ontem no Diário Oficial da União.

A lei tem origem no Projeto de Lei da Câmara 127/2018, aprovado no Senado no final de agosto.

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), este ano o município já produziu 33.334 toneladas de inhame, o que equivale a 34% da produção de
todo o Espírito Santo: 96.950 toneladas.

“Alfredo Chaves tem uma particularidade. Lá foi encontrada uma nova espécie de inhame, genuinamente capixaba, de caule roxo, que foi batizado de São Bento de Urânia, distrito onde o tipo é produzido”, informou o Incaper.

O secretário de Agricultura de Alfredo Chaves, Leandro Sartori, explicou que o distrito de Urânia é responsável por 90% da produção. A altitude e o clima contribuem para o sucesso na produção.

“Os produtores trabalham muito, investiram em pesquisa e se tornaram referência. São os maiores produtores do Brasil e o terceiro do mundo. São merecedores do título”, destacou.

Sartori ressaltou ainda que o inhame hoje representa a maior parte do Produto Interno Bruto (PIB) de Alfredo Chaves, que é a soma das riquezas do município. “O inhame capixaba abastece todo o mercado nacional”, completou.

O diretor-presidente da Associação dos Produtores de Inhame do Estado, Jandir Gratieri, era só alegria. “É um grande reconhecimento do trabalho de 600 famílias”.

Segundo o nutricionista Ricardo Freire, o inhame é fonte de carboidrato e contém propriedades que auxiliam na imunidade. É rico em vitamina C e em potássio, importante para o controle da pressão.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: