Advogados vão atender de graça na Praça Oito nesta sexta
O 20º Plantão da Cidadania, do SindiAdvogados, será nesta sexta (4), das 9h às 17h. Qualquer pessoa pode buscar orientações
Escute essa reportagem
Atendimentos e orientações à população de forma gratuita para as mais diversas áreas jurídicas estarão disponíveis nesta sexta-feira (4), na Praça Oito, no centro de Vitória, durante o 20º Plantão da Cidadania do SindiAdvogados do Espírito Santo, que acontece das 9h às 17h.
Serão 150 advogados e estudantes de Direito disponíveis para atender à população em geral, tirando dúvidas, orientando e fazendo encaminhamento de demandas relacionadas às áreas do Direito.
Leia mais notícias de Cidades aqui
O presidente do SindiAdvogados no Espírito Santo, Luiz Télvio Valim, explicou que qualquer pessoa pode buscar atendimento gratuito no evento.
“Quem chegar, vai passar por uma triagem e será encaminhado para o profissional especialista que irá atender e tirar as dúvidas sobre aquela demanda. Teremos advogado trabalhista, criminalista, previdenciário, familiar, da área do direito civil, entre outros”.
O evento vai até as 17h, mas a triagem acontecerá até as 16h, então, para ser atendido, o cidadão precisa chegar até as 16 horas.
Além dos advogados especialistas, quem for ao evento poderá ainda obter atendimento para questões das áreas empresarial e financeira, destinadas aos microempreendedores, microempresas e potenciais empresários.
“É importante que a pessoa leve os documentos relacionados à demanda, para que os advogados tenham o mínimo de embasamento para poder dar a melhor orientação possível ao cidadão”, lembra.
O evento faz parte das comemorações da Semana do Advogado e nesta edição de 20 anos haverá ainda a participação do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Espírito Santo (Hemoes), que realizará o cadastro de doadores de medula óssea.
A presidente da Comissão de Direitos Sociais da Ordem dos Advogados do Brasil no Espírito Santo (OAB/ES), Mayara Nogueira, disse que esse tipo de evento é fundamental, “pois dá a oportunidade de acesso à informação jurídica, de modo que a pessoa, munida de informação, conseguirá acessar a Justiça, que é um direito de todo cidadão brasileiro”.
“A partir de então, o cidadão vai saber quais são os caminhos para que o direito que ele busca seja efetivado. Esse evento é aberto e qualquer pessoa pode tirar suas dúvidas jurídicas. A própria configuração do evento é pensando para a população, no sentido de que é feito em um local central e as pessoas conseguem facilmente acessar”, ressaltou.
Triagem acontece até as 16 horas
Quem pode participar
É destinado para a população no geral, para que possa tirar suas dúvidas relacionadas a todas as áreas jurídicas. O evento é gratuito.
O objetivo é promover a igualdade e proporcionar à população uma oportunidade para o exercício pleno de sua cidadania. Após a triagem, cada pessoa será direcionada para o profissional especializado na área, que vai tirar as dúvidas sobre aquela demanda jurídica.
É necessário que as pessoas levem os documentos referentes ao caso jurídico, para que os advogados tenham o mínimo de embasamento para poder dar a melhor orientação possível.
É recomendado que as pessoas levem também os documentos pessoais, como carteira de identidade.
Especialidades
Serão oferecidos atendimentos para todos os tipos de casos jurídicos, tais como:
Trabalhista: Para as relações de trabalho e a condição jurídica dos trabalhadores.
Criminalista: Engloba a resolução de conflitos e casos criminais.
Previdenciário: Voltada às questões relacionadas à Previdência Social.
Na área da família: Para questões como casamentos, acordos pré-nupciais, divórcios, adoções, pensão alimentícia, guarda de filhos, entre outros.
Consumidor: Para questões jurídicas entre fornecedores de bens e serviços e seus consumidores.
Direito Civil: Para tratar dos direitos e obrigações das pessoas físicas e jurídicas nas suas relações patrimoniais, familiares e obrigacionais.
Atendimento empresarial e financeiro
Além dos advogados especialistas, o evento contará ainda com técnicos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para atendimento aos microempreendedores, microempresas e potenciais empresários.
Hemoes
Haverá também a participação do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Espírito Santo (Hemoes), que realizará o cadastro de doadores de medula óssea.
Fonte: Luiz Télvio Valim, presidente do SindiAdvogados no Espírito Santo.
SERVIÇO
20° Plantão da Cidadania do SindiAdvogados/ES
Onde: Na Praça Oito, no centro de Vitória.
Quando: Amanhã, das 9h às 17h. A triagem acontece até as 16h, então, quem quiser ser atendido, deve chegar até esse horário.
Durante o plantão, 150 advogados e estudantes de Direito estarão à disposição da população para tirar dúvidas jurídicas.
O atendimento será feito por ordem de chegada, respeitando o público prioritário.
Comentários